As possibilidades das formas para moldar concreto aparente

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente

Peter Zumthor, em uma de suas obras mais emblemáticas, dá ao concreto uma dimensão quase sacra. Trata-se da pequena Capela de Bruder Klaus, em um vilarejo na Alemanha, uma construção ao mesmo tempo robusta e sensível. O cimento branco, misturado a pedras e areia da região, trazem um tom terroso à construção. As 24 camadas desse concreto foram despejadas, dia após dia pela mão de obra local, e comprimidas em uma forma pouco usual. Seu exterior plano e liso contrasta com a outra face, feita de troncos de madeira inclinados, que forma um vazio triangular. Para remover as formas internas, os troncos foram incendiados em um processo controlado, reduzindo os troncos a cinzas e criando um interior carbonizado, variando entre o preto e o cinza, com a textura dos negativos dos troncos que outrora continha o concreto líquido. O resultado é uma obra prima da arquitetura, um espaço de reflexão e transformação, em que o mesmo material aparece de maneiras diametralmente opostas.

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 2 de 17As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 3 de 17As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 4 de 17As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 5 de 17As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Mais Imagens+ 12

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 7 de 17
Bruder Klaus Field Chapel / Peter Zumthor. Image © Samuel Ludwig
As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 8 de 17
© Aldo Amoretti, Courtesy of Atelier Peter Zumthor and Partner. ImageBruder Klaus Field Chapel / Peter Zumthor

Zumthor é um gênio no uso do concreto, mas o fascínio dos arquitetos com o concreto aparente não é novo e parece que não acabará tão cedo. O material é uma mistura fluida de cimento, areia, brita e água, podendo receber outros componentes secundários, que aceita e assume a forma do volume onde foi despejado. Ao ser desformado, evidencia, como uma impressão, a superfície de onde estava contido.

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 6 de 17
JUNG BLDG. Dance Gallery / LEE KEUN SIK ARCHITECTS. Image © Gu Ui-jin
As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 13 de 17
High School Crinkled Wall / WIESFLECKER ARCHITECTURE. Image © David Schreyer

Ao especificar uma superfície em concreto aparente, talvez o que mais interfira no resultado final seja a forma utilizada. Há um mundo de possibilidades entre as tábuas de madeira e formas metálicas modulares, que proporcionarão superfícies desde rústicas a muito suaves. Em tese, qualquer superfície impermeável pode ser uma forma. Uma porta, um pedaço de telha e até tecidos resistentes e moldes leves podem servir. Importante levar em conta, além da estética desejada, questões de sustentabilidade e, principalmente, de custos das formas para indicar o ideal para cada situação. Veja, abaixo, os principais tipos de formas de concreto mais utilizados para superfícies aparentes:

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 17 de 17
Cortesia de Orkidstudio

Formas de madeira

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 2 de 17
Casa Canal / Studio MK27 - Marcio Kogan + Lair Reis. Image © Fran Parente
As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 4 de 17
Casa no meio do caminho / Enrique Martin Moreno + Lucio Muniain et al. Image © Lucio Muniain

Tratam-se dos tipos mais comuns e baratos para obras de escalas menores. Podem ser feitas com tábuas ou chapas de compensado. No caso das tábuas, as dimensões das réguas e paginações podem criar padrões bastante variados. A utilização de tábuas com mais ou menos nós e imperfeições fará total diferença no resultado final.

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 14 de 17
© photowind (shutterstock)

Quando se opta pelas chapas, os mais utilizados são os plastificados, que conferem um resultado melhor à superfície exposta após a desformagem. 

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 11 de 17
Casa na Aldeia da Serra / MMBB Arquitetos + SPBR Arquitetos. Image © Nelson Kon

Uma grande desvantagem é que a madeira tem um limite em relação aos reaproveitamentos. Geralmente, as tábuas não podem ser reutilizadas por mais de 3 vezes e as chapas plastificadas, de três a quatro vezes. O uso de desmoldantes aumenta a possibilidade de reuso.

Formas metálicas

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 5 de 17
Casa no Jardim Paulistano / GrupoSP. Image © Nelson Kon

Por serem bem mais caras e proporcionarem a reutilização quase ilimitada, geralmente as formas metálicas são alugadas. Uma grande vantagem é que as formas de aço são montadas e desmontadas com grande rapidez e proporcionam uma superfície altamente lisa à estrutura. Uma característica, que geralmente é apropriada esteticamente, são os furos em espaçamentos regulares, que nada mais são que as fixações das mesmas aos seus escoramentos.

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 15 de 17
© Vadim Ratnikov (shutterstock)
As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 10 de 17
Shonan Christ Church / Takeshi Hosaka Architects. Image © Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Formas de papelão

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 12 de 17
Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. Image © Nelson Kon

Até algum tempo atrás, quando a opção do arquiteto era por pilares de seção redonda, isso seria uma enorme dor de cabeça ao carpinteiro responsável pelas formas de madeira. A forma da seção redonda era geralmente montada a partir de diversos pequenos segmentos de reta (tábuas). As formas de papelão permitem uma grande facilidade na concretagem de elementos tubulares. Mesmo sendo de papelão, este tipo de forma possui resistência similar à forma de madeira, e não apresenta problemas com a umidade presente no traço do concreto. Quando o concreto está adequadamente curado, com a desforma ela acaba sendo descartada, servindo para somente um uso.

Formas de plástico

As formas de plástico são geralmente utilizadas em lajes nervuradas. Garantem uma superfície muito lisa, boa estanqueidade e perfeição geométrica dos elementos estruturais, além de boa resistência. Outro grande benefício é sua reutilização, elas podem ser reutilizadas incontáveis vezes.

As possibilidades das formas para moldar concreto aparente - Imagem 3 de 17
Casa na Aldeia da Serra / MMBB Arquitetos + SPBR Arquitetos. Image © Nelson Kon

Como já mencionado, tomar a decisão de quais formas de concreto utilizar dependerá de diversos fatores, que deverão ser previstos em projeto, em conjunto com os responsáveis pelo projeto estrutural. Além de o as dimensões terem que ser adequadas às modulações padrão para determinados tipos de formas, é importante considerar se o tipo da forma é adequado para as dimensões das peças, o peso da estrutura e a pressão que o concreto fará em suas paredes. Formas adequadas devem garantir a manutenção da geometria da peça, manter a posição das ferragens e peças, além de suportar o grande peso próprio do concreto fresco. Antes da concretagem, as formas precisam estra limpas e umedecidas e é sempre prudente verificar se estão bem travadas e escoradas para se ter o resultado esperado sem surpresas desagradáveis. 

Publicado originalmente em 24/02/2020 e atualizado em 23/09/2021

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "As possibilidades das formas para moldar concreto aparente" 10 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939995/as-possibilidade-das-formas-para-moldar-concreto-aparente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.