Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Jardim, Pátio, Terraço, AidoMódulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaMódulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaMódulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, JardimMódulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Arkos
  • Arquitetos Responsáveis: André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino, Renato Dalla Marta
  • Equipe De Projeto: André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino e Renato Dalla Marta. Victor Vernaglia, Ana Claudia Schad, Aline Pinheiro, Dimitrius Megalomatidis, Nayara Siqueira, Maitê Bittencourt, Thiffani Siani
  • Consultoria De Projeto Estrutural E De Fundações : LHG
  • Consultoria De Projeto De Instalações: Gavazzi Engenharia
  • Projeto Executivo E Construção: It’s Informov
  • área Construída Módulo 01 : 622,00m²
  • área Construída Módulo 02: 815,00m²
  • área Construída Módulo 03: 1.030,00m²
  • área Construída Módulo 04: 1.150,00m²
  • Cidade: Osasco
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Cidade de Deus, sede do Banco Bradesco em Osasco/SP, o projeto tem como objetivo atender a demanda por espaços de alimentação e serviços. Com uma população de aproximadamente 12 mil funcionários e diversos edifícios administrativos, a sede da instituição não contava com espaços voltados para tais usos.

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nelson Kon
Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Imagem 10 de 14
Planta - Pavimento Térreo
Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Jardim, Pátio, Terraço, Aido
© Nelson Kon

A primeira análise realizada buscou identificar possíveis áreas para a implantação desses espaços, que deveriam ser modulares e flexíveis. Um ponto de atenção colocado pelo banco foi a alta demanda por vagas de estacionamento. Optou-se, portanto, pela implantação nas áreas remanescentes, de modo a não reduzir o número de vagas para veículos e com o objetivo de preservar ao máximo a massa arbórea existente. Outra premissa importante considerada foi a de implantá-los de acordo com a densidade populacional das edificações do entorno.

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nelson Kon

O partido do projeto segue a premissa de uma ocupação do terreno de maneira sutil, aproveitando-se da topografia existente assim como da vegetação presente no local. Os módulos configuram-se como grandes pavilhões metálicos, elevados do solo, com áreas de circulação avarandadas por todo o seu perímetro. As áreas de apoio como cozinhas, depósitos e sanitários são opacas, fechadas com placas metálicas perfuradas que configuram um desenho de silhuetas das árvores, mimetizando a sombra da vegetação de grande porte existente. As demais áreas ora recebem fechamento em vidro, ora são abertas, integrando-se visualmente com as áreas verdes do entorno. Sua cobertura é composta por uma camada vegetal, integrando-se ainda mais ao sítio, contribuindo para o conforto térmico e minimizando problemas de calhas e captações de águas pluviais.   

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nelson Kon

Foram definidas três áreas para a implantação de quatro módulos. A primeira abriga os módulos 1 e 2 que atendem cerca de 70% da população do local. Localizado em um terreno de topografia irregular, o módulo 1 apresenta-se na cota mais baixa e abriga um programa de pequenos serviços como lavanderias, sapatarias, cabeleireiros e café. Sua cobertura é utilizada como espaço de estar e um núcleo de circulação vertical o conecta com a cota mais baixa do terreno. Uma passarela faz sua ligação com o módulo 2, assim como uma grande arquibancada externa. O módulo 2 contempla áreas para restaurantes com espaços avarandados. Um grande vazio interno integra o edifício à vegetação do local.

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Imagem 14 de 14
Corte BB

O módulo 3 implanta-se na área do setor esportivo da sede da instituição. Voltado para as piscinas e quadras do complexo, o edifício abriga uma lanchonete no térreo e uma academia com capacidade para atender 1.500 usuários. Sua geometria irregular trapezoidal gera um balanço que marca a entrada do edifício. Brises metálicos de chapa perfurada auxiliam a incidência da insolação da face oeste assim como possibilitam a desejável vista ao complexo esportivo.

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Interiores
© Nelson Kon

Já o módulo 4 estende-se sobre um terreno linear, porém de topografia irregular. Para garantir a manutenção da vegetação foram consideradas diversas aberturas no pavilhão de modo a distribuir o programa nas clareiras existentes. A declividade do sítio na extremidade possibilitou a configuração de um platô meio nível abaixo do restante da edificação. Optou-se por manter a cota da cobertura, configurando um espaço com pé direito mais alto conectado ao restante do pavilhão através de uma rampa em meio à vegetação. O programa contempla restaurantes, cafés, drogaria, lavanderia e um minimercado.

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade de Deus, Osasco - SP, 02675-031, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos" 20 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939943/modulo-de-academia-e-lanchonete-dmdv-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.