Casa Melón / Sin Título Arquitectura

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Exterior, VidroCasa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, VidroCasa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, ConcretoCasa Melón / Sin Título Arquitectura - Mais Imagens+ 19

Morelia, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Carpintería Magaña, Diseño en Herrería Morelia, ERA, MCA Lighting, Prefabricados de Concretos San Fernando
  • Arquiteto Responsavel: Celia Granados Campos, Luis Jacobo Villafuerte
  • Engenharia: Antonio Manzano
  • Consultores: MCA Integradores, Diseño en Herrería Morelia
  • Cidade: Morelia
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Edson Contreras Ornelas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O caminho que percorremos todos os dias como arquitetos é incerto em muitos aspectos, ao mesmo tempo, é magico e gratificante, um estilo de vida. Nosso trabalho manifesta nosso pensamento e nossas buscas, tornando-se nestes poucos anos uma resistência às circunstâncias. Queremos continuar crescendo, explorando, aprendendo, arriscando e resistindo a esse caminho.

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Concreto
© Edson Contreras Ornelas
Plantas
Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Edson Contreras Ornelas

Através de nossa experiência, identificamos o quanto é valioso conhecer as pessoas para quem projetamos da melhor maneira, e se possível, tentamos ficar íntimos a elas. Entendemos isso como algo vital para entender e se relacionar com o nosso ambiente e com quem nos cerca, bem como o que tentamos refletir em nossa narrativa arquitetônica: a intimidade se tornou um ponto de partida que nos permite identificar aspectos importantes, particularidades e desejos das pessoas, sua perspectiva e visão.

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Edson Contreras Ornelas

A casa Melón representa uma aproximação aos desejos íntimos de seus habitantes. Sua materialização é a amostra de um espaço projetado e construído para medir, uma proposta muito pessoal e ao mesmo tempo integrada com sua comunidade, como a nova engrenagem. Localizada em um bairro de grande escala e propriedade na cidade de Morelia, o projeto tem suas raízes na ideia de criar a sensação de pertencimento e fortalecer as raízes de um casamento com sua comunidade, onde as atividades diárias, usos e habitantes locais são um fator determinante na criação de um trabalho que dialogue com todas essas configurações.

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Edson Contreras Ornelas
Fachada Leste
Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Edson Contreras Ornelas

O processo construtivo e as etapas de acompanhamento técnico certamente não são menos valiosas. Pelo contrário, as percepções e expectativas preliminares do que foi construído naquele local geraram uma participação e integração involuntárias, mas valiosas, dos moradores da rua Melón e esquina da rua Papaya por vários meses, até que finalmente perceberam que a narrativa final era a expressão natural e honesta de seus materiais aparentes, sem camadas ou revestimentos adicionais: atemporais e consistentes como as ferramentas e técnicas primárias da construção.

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Exterior, Vidro
© Edson Contreras Ornelas

O programa foi desenvolvido de acordo com as necessidades e hobbies do casal, bem como a relação do projeto com o ambiente. Na área externa, o projeto é isolado no pavimento térreo para dar privacidade aos espaços, enquanto no primeiro pavimento, uma janela permite a iluminação do estúdio e se abre para o exterior, dialogando-se com seu contexto urbano, onde predominam as pequenas aberturas. No interior, um pátio protege os espaços privados, onde suas grandes aberturas e ferragens criam um interessante jogo de luz e sombra.

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Edson Contreras Ornelas
Corte
Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© Edson Contreras Ornelas

Além de um espaço privado, a Casa Melón é entendida como um estudo habitável, criando um novo significado à máquina viva. Com o uso de concreto, ferragens e madeira, é gerada uma dinâmica sóbria e transparente que permite experimentar e gerar espaços flexíveis e modulados, abertos a possibilidades de diversas naturezas.

Casa Melón / Sin Título Arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Edson Contreras Ornelas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Melón / Sin Título Arquitectura" [Vivienda Melón / Sin Título Arquitectura] 03 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939878/casa-melon-sin-titulo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.