Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos

Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos

Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos - Mais Imagens+ 66

O ambiente em que habitamos nos influencia diretamente. Quando pensamos nas crianças, é sempre desejável que consideremos que este ambiente seja seguro, acessível e, ao mesmo tempo estimulante, para que eles possam se mover e se desenvolver livremente sem colocar sua integridade física em perigo. Já falamos em outra oportunidade sobre como criar playgrounds dentro de casa, mas hoje, decidimos reunir uma série de exemplos que usam o calor e a versatilidade da madeira para criar interiores interativos, criativos e divertidos para as crianças.

Um grande aliado de arquitetos na hora de conceber ambientes infantis (tanto faz se forem residências ou ambientes coletivos), é o projeto de marcenaria que pode criar aberturas e reentrâncias que despertem o interesse de seus pequenos usuários; criando casas de boneca ou até mesmo casas de árvores nos interiores; palcos, rampas, e parede de escaladas; esconderijos e mobiliários ou brinquedos exclusivos para cada projeto. Além de tudo isso, ainda é possível estimular a imaginação das crianças aproveitando os elementos estruturais de madeira. 

1. Estruturas de madeira convidativas

EcoKid Kindergarten / LAVA

O EcoKid Kindergarten projetado pelo escritório "LAVA", no Vietnã, é um excelente exemplo de como aproveitar a versatilidade da madeira para tornar os elementos estruturais de um edifício mais interessantes.

EcoKid Kindergarten / LAVA

No caso japonês do Jardim de Infância Hakusui, assinado pelos "Yamazaki Kentaro Design Workshop", a própria estrutura de madeira foi posicionada de forma a criar diversas possibilidades de brincadeiras.

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop

Em escalas menores de projeto, pode-se tornar elementos, como guarda-corpos, interessantes para bebês e crianças. Este foi o caso do projeto australiano Glen Iris House do "PHOOEY Architects". É imprescindível ressaltar que o item segurança deve ser o partido de qualquer projeto que envolva crianças pequenas.

Glen Iris House / PHOOEY Architects

2. Nichos e reentrâncias

Os escritórios "HIBINOSEKKEI", "Youji no Shiro" e "Kids Design Labo" utilizam bastante esse tipo de recurso em seus projetos para crianças. Exemplos disso são o AN Kindergarten, no qual destaca-se o uso de nichos em formato de pequenas casas, espalhados por todo o projeto; o Jardim de Infância e Creche KM com seu cantinho da leitura inserido dentro de nichos com assentos em madeira; e o Jardim de Infância EZ onde até mesmo o vão da escada foi aproveitado para se tornar um espaço brincante.

Jardim de Infância e Creche KM / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro
AN Kindergarten / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro
Jardim de Infância EZ / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro + Kids Design Labo
AN Kindergarten / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

No Sjötorget Kindergarten ("Rotstein Arkitekter") esses recursos aparecem com o acréscimo de cores, especialmente das primárias.

Sjötorget Kindergarten / Rotstein Arkitekter

3. Possibilidades de movimento

Tanto o projeto Geometrical Space for a Two Kid Family ("Atelier D+Y") quanto o The Family Playground ("HAO Design") apresentam conexões entre os níveis cujo circuito é feito da forma mais estimulante possível: escorregando.

The Family Playground / HAO Design
Geometrical Space for a Two Kid Family / Atelier D+Y

A parede de escalada está se tornando um item cada vez mais presente em espaços coletivos projetados para crianças. No projeto dinamarquês Ama'r Children's Culture House assinado pelo "Dorte Mandrup" ela foi reproduzida com a declividade de uma rampa.

Ama'r Children's Culture House / Dorte Mandrup

Já no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil Kiitos Hamura assinado pelo trio composto por "HIBINOSEKKEI", "FUKUSHIKEN" e "Youji no Shiro" optou-se pela versão tradicional, posicionado-a verticalmente, perpendicular à parede existente.

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil Kiitos Hamura / HIBINOSEKKEI + FUKUSHIKEN + Youji no Shiro

Localizado na Eslovênia, e assinado pelos "Arhitektura Jure Kotnik", o Podgorje TimeShare oferece aos seus usuários (dentre outras tantas possibilidades), um escorregador bastante convidativo.

Podgorje TimeShare Kindergarten and School / Arhitektura Jure Kotnik

O Jardim de Infância EZ ("HIBINOSEKKEI", "Youji no Shiro" e "Kids Design Labo") é, como um todo, uma excelente referência de projeto de arquitetura para crianças (ele inclusive já foi citado acima). No que diz respeito às possibilidades de movimento, ele se destaca por posicionar lado a lado uma parede de escalada e um escorregador, ambos de madeira, criando um ambiente bastante convidativo ao brincar.

Jardim de Infância EZ / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro + Kids Design Labo

Da mesma forma, o NUBO, de autoria do escritório "PAL Design" foi concebido para ser um grande complexo brincante em madeira.

NUBO / PAL Design

4. Casas dentro de casa

Quer estejam posicionadas no nível do piso, como no projeto Ouchi, dos arquitetos "HIBINOSEKKEI", "Youji no Shiro", e "Kids Design Labo" ou elevadas e acessadas por escadas como as casas dos projetos: Bagritsky e Loft Apartment, ambos do "Ruetemple", ou no Berçário e Jardim de Infância Hanazono, Creche e Jardim de Infância C.O e MRN Kindergarten and Nursery (todos resultado da parceria entre os escritórios "HIBINOSEKKEI" e "Youji no Shiro"), as "casas dentro das casas" sempre contribuem com o desenvolvimento da criatividade das crianças.

MRN Kindergarten and Nursery / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro
Loft Apartment / Ruetemple
Bagritsky / Ruetemple
Ouchi / HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro, Kids Design Labo
Ouchi / HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro, Kids Design Labo
Creche e Jardim de Infância C.O / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

5. Escadas divertidas

Ainda que o projeto Bagritsky, do escritório "Ruetemple", já tenha figurado neste artigo, a escada-com-gavetas desenhada apresenta-se como uma solução muito interessante.

Bagritsky / Ruetemple

6. Mobiliário e Brinquedos

É possível utilizar a madeira para criar estrutura de um palco que, por si só é traz um leque de oportunidade de brincadeiras. Os arquitetos do "Arhitektura Jure Kotnik" projetaram um para o jardim de infância Podgorje TimeShare, o mesmo eslovênico que citamos acima quando falamos sobre escorregadores. Ele possui rodízios, assim, a criatividade pode ser levada para diversos espaços da escola.

Podgorje TimeShare Kindergarten and School / Arhitektura Jure Kotnik

O colégio Peanuts dos "UID Architects" possui um móvel circular de madeira que serve tanto para organizar os brinquedos quanto para limitar o espaço interno do espaço externo. Por ser vazado, permite que as crianças tenham a visão do exterior e se interessem por passar um tempo por lá também.

Peanuts / UID Architects

No caso do Berçário e Jardim de Infância Hanazono ("HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro"), a madeira aparece em diversas peças de mobiliário dos quais destacam-se os cavaletes de pintura (executado na altura ideal para as crianças) que podem, além de estabelecer habilidades artísticas, aprimorar sua capacidade social, dividindo o espaço com outro colega.

Berçário e Jardim de Infância Hanazono / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

Aqui no The Kagerou Village, resultado da parceria entre "Tato Architects" e "ludwig heimbach architektur" os brinquedos de madeira estão do lado de fora, mas é muito possível instalá-los em áreas cobertas ou fechadas.

The Kagerou Village / Tato Architects + ludwig heimbach architektur

A madeira também pode tornar-se estimulante de forma mais simples. Ela pode ser utilizada para fazer lousas que permitam às crianças desenharem nas áreas comuns de uma escola. É o que acontece na Creche e Jardim de Infância C.O assinada por "HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro", no Japão.

Creche e Jardim de Infância C.O / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

7. Ritmos com efeito de luz e sombra

Há diversos projetos que poderiam ilustrar a riqueza de interação que ripas de madeira ritmadas (posicionadas verticalmente ou horizontalmente) podem proporcionar às crianças. O Jardim de Infância polonês Elefante Amarelo, assinado pelo "xystudio" é um bom exemplo deles.

Jardim de Infância Elefante Amarelo / xystudio

8. Detalhes em portas ou mesas de madeira

Por último, mas não menos estimulante, a diversão pode aparecer no projeto de marcenaria tradicional adicionando alguns detalhes lúdicos. No projeto Blue and Glue ("HAO Design"), as portas do guarda-roupas do quarto infantil foram executadas com nichos em cores diferentes. Na casa The Family Playground, assinada pelo mesmo escritório, revestiu a porta do armário com laminado melamínico com acabamento de lousa.

Blue and Glue / HAO Design
The Family Playground / HAO Design

Também é possível, acrescentar uma pitada de fantasia em camas ou mesas de infantis, como aconteceu no do Apartamento RMP projetado pelo escritório "Triplex Arquitetura".

Apartamento RMP / Triplex Arquitetura
Sobre este autor
Cita: Audrey Migliani. "Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos" 30 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939846/arquitetura-de-madeira-para-criancas-projetando-espacos-aconchegantes-e-divertidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.