Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Bancada, Vidro, JanelaApartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, CadeiraApartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Armário, CadeiraApartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  132
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Danilo Vale, Deca, Decortiles, Franke, Kartell, Portobello, Trimble Navigation
  • Arquiteta Responsável: Letícia França
  • Engenharia: Gurgel Engenharia
  • Colaboradores: Giulia Luz Bohrer
  • Cidade: Asa Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Sofá
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê Cobogó está localizado em Brasília em um distinto prédio projetado por Oscar Niemeyer. Apesar da boa arquitetura, alterações na planta foram necessárias para se adequar à vida contemporânea das novas moradoras. Os principais pedidos das clientes foram a criação de duas generosas suítes e a abertura da cozinha para a sala. Originalmente contendo apenas uma suíte, ressignificamos os cômodos de serviço e cozinha do apartamento para que fosse possível a criação da segunda suíte. O cobogó, elemento de fachada do prédio e que aparecia exclusivamente na área de serviço, passou a ser protagonista na nova suíte, que se tornou a suíte principal.

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Bancada, Vidro, Janela
© Joana França
Planta - Proposta
Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Bancada
© Joana França

Assumir o cobogó, que era parcialmente coberto, foi fundamental para a viabilização da ventilação cruzada na sala e cozinha. No banheiro da suíte principal, o cobogó ficou exposto do piso ao teto, proporcionando uma generosa ventilação natural, sem prejuízo da privacidade.  Assim como cobogó é um elemento onipresente na arquitetura de Brasília, ele se tornou igualmente onipresente neste apartamento, uma vez que aparece em 5 dos 8 cômodos. A iluminação e ventilação natural dos ambientes foram garantidos e o resultado é um apartamento arejado, aconchegante e harmônico.

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Joana França

A cozinha foi posicionada de forma a proporcionar uma vista interessante da quadra – uma frondosa árvore típica do bairro se encontra logo atrás dos cobogós – e também uma interação maior com a família que estaria na sala. A transição entre sala e cozinha acontece de forma gradual, sendo percebida principalmente devido ao piso, já que na cozinha foi usado um granito no mesmo formato do piso de taco de madeira do restante da casa.

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cama, Cadeira
© Joana França

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Joana França

A ideia era que a sala e a cozinha se mesclassem, com esta perdendo a cara de cozinha tradicional e com ambas mantendo o aspecto aconchegante de uma sala. Assim, criamos uma caixa preta ripada que traz a sala pra dentro da cozinha ao mesmo tempo que esconde os eletrodomesticos e despensa e a porta de serviço, mantendo a harmonia entre os dois ambientes e dando um aspecto social para todo o espaço. O perfil da moradora de colecionadora de objetos de arte e móveis pautou a escolha dos materiais utilizados no projeto. A base neutra composta de madeira natural, branco, madeira ebanizada e preto iam ao encontro das peças da moradora.

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Janela, Pia
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design" 14 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939599/apartamento-cobogo-lelalo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.