Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design

Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  132
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Portobello, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Danilo Vale, Decortiles, FRANKE, Kartell, Trimble Navigation
  • Arquiteta Responsável: Letícia França
  • Engenharia: Gurgel Engenharia
  • Colaboradores: Giulia Luz Bohrer
Mais informações Menos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê Cobogó está localizado em Brasília em um distinto prédio projetado por Oscar Niemeyer. Apesar da boa arquitetura, alterações na planta foram necessárias para se adequar à vida contemporânea das novas moradoras. Os principais pedidos das clientes foram a criação de duas generosas suítes e a abertura da cozinha para a sala. Originalmente contendo apenas uma suíte, ressignificamos os cômodos de serviço e cozinha do apartamento para que fosse possível a criação da segunda suíte. O cobogó, elemento de fachada do prédio e que aparecia exclusivamente na área de serviço, passou a ser protagonista na nova suíte, que se tornou a suíte principal.

© Joana França
© Joana França
Planta - Proposta
Planta - Proposta
© Joana França
© Joana França

Assumir o cobogó, que era parcialmente coberto, foi fundamental para a viabilização da ventilação cruzada na sala e cozinha. No banheiro da suíte principal, o cobogó ficou exposto do piso ao teto, proporcionando uma generosa ventilação natural, sem prejuízo da privacidade.  Assim como cobogó é um elemento onipresente na arquitetura de Brasília, ele se tornou igualmente onipresente neste apartamento, uma vez que aparece em 5 dos 8 cômodos. A iluminação e ventilação natural dos ambientes foram garantidos e o resultado é um apartamento arejado, aconchegante e harmônico.

© Joana França
© Joana França

A cozinha foi posicionada de forma a proporcionar uma vista interessante da quadra – uma frondosa árvore típica do bairro se encontra logo atrás dos cobogós – e também uma interação maior com a família que estaria na sala. A transição entre sala e cozinha acontece de forma gradual, sendo percebida principalmente devido ao piso, já que na cozinha foi usado um granito no mesmo formato do piso de taco de madeira do restante da casa.

© Joana França
© Joana França

© Joana França
© Joana França

A ideia era que a sala e a cozinha se mesclassem, com esta perdendo a cara de cozinha tradicional e com ambas mantendo o aspecto aconchegante de uma sala. Assim, criamos uma caixa preta ripada que traz a sala pra dentro da cozinha ao mesmo tempo que esconde os eletrodomesticos e despensa e a porta de serviço, mantendo a harmonia entre os dois ambientes e dando um aspecto social para todo o espaço. O perfil da moradora de colecionadora de objetos de arte e móveis pautou a escolha dos materiais utilizados no projeto. A base neutra composta de madeira natural, branco, madeira ebanizada e preto iam ao encontro das peças da moradora.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design" 14 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939599/apartamento-cobogo-lelalo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.