Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Campos

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, CamaCasa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Dormitório, JanelaCasa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de InterioresCasa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Atelier in.vitro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Arquiteto Responsável: Joana Leandro Vasconcelos
  • Estruturas: NCREP, Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda
  • Hidráulica: Eng. Bruno Miranda
  • Infraestruturas Mecânicas: Niluft Engenharia Lda
  • Infraestruturas Elétricas: JV Engenharia Unip. Lda
  • Acústica: Ricardo Silva Engenharia
  • Construção: Lógica2
  • Prémio: Honourable Mention Prize Nuno Teotónio Pereira (former IHRU Prize), Category of Housing Buildings
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo era reabilitar a Casa do Pinheiro Manso, típica do Porto burguês do século XIX, construída em um lote longo e estreito, com duas frentes e um quintal, mantendo as características originais da casa e proporcionando-lhe espaços amplos e luminosos. , mais ajustado ao desejo dos proprietários.

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores
© José Campos
Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Janela
© José Campos

O térreo, em péssimo estado de conservação, e com uma relação direta com o jardim que se destinava a melhorar, sofreu uma grande transformação em termos de elementos construtivos e organização espacial, mantendo a função social. Nesse andar, uma linguagem distintamente contemporânea foi assumida através da criação de espaços mais amplos com portas e painéis de altura total. Em particular, na separação entre a cozinha e a sala de estar, uma porta foi construída com ferro e vidro, ampliando o passagem de luz entre os espaços e tornando o relacionamento mais fluido.

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© José Campos

Nos dois andares superiores, que receberam os quartos e uma sala de estar mais privada, a intervenção incluiu a reabilitação da maioria dos elementos construtivos existentes, como carpintaria, portas, etc. Um caráter moderno foi dado aos novos banheiros, garantindo sua adaptação aos requisitos atuais de uso.

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© José Campos

A fachada principal, parte de um conjunto de 2 casas construídas simultaneamente, foi reabilitada. Na fachada traseira, que já havia sido alvo de uma mudança em meados do século XX, as janelas e portas foram aumentadas para garantir uma conexão mais ampla com o jardim: na sala principal, localizada no térreo, através da instalação de um conjunto de portas do tipo harmônico com cerca de 3,0 m de altura, permitindo, principalmente nos meses mais quentes, a fusão entre o jardim e a sala; na sala mais privada, localizada no primeiro andar, através da instalação de uma grande janela, permitindo o usufruto da vista para o jardim.

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Interiores, Viga
© José Campos

A combinação entre a reabilitação dos elementos construtivos existentes com a materialização de espaços mais amplos e modernos permitiu cumprir os principais objetivos da intervenção: respeitar o valor arquitetônico e patrimonial do edifício, aproveitando-o; escolher soluções que possibilitem uma experiência de acordo com os padrões atuais de conforto, preocupação desde o início manifestada pelos proprietários.

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido, Pátio
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro" 13 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939477/casa-do-pinheiro-manso-atelier-iitro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.