Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Carolina Lacaz

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraEscritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraEscritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraEscritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraEscritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Mais Imagens+ 36

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1090
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, AutoDesk, Beaulieu, Belgotex , Bobinex, Cavaletti, Cremme, Fernando Jaeger, Gabinetto, Ipel Luminárias, Jumaq, Marcenaria Casarte, Marco 500, Mel Kawahara, Mister Led, Omega Fence Systems, Paulo Alves, Piso Nobre, Placo, Punto e Filo, +8
  • Arquiteta Responsável: Ana Luiza Sawaia
  • Equipe De Projeto: Juliana Meira, Juliana Baumgart
  • Cliente: Allonda Ambiental
  • Engenharia: Igor Tripode – Ibel Company
  • Paisagismo: Estudio Oh, arquiteta Daniela Vieira
  • Iluminação: Estudio Oh, arquiteta Daniela Vieira
  • Serralheria: Artefatos Engenharia Metálica
  • Cidade: Alphaville
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Manu Oristânio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de reforma de interiores para ampliação da sede do escritório Allonda Ambiental, empresa de engenharia com soluções ambientais sustentáveis, localizada em Alphaville, São Paulo. Fizemos uma primeira reforma em 2018 em um dos andares do edifício onde se encontra a empresa, e em 2021 ampliamos o escritório para mais um andar. A Allonda ocupa agora 490m2 no 2º pavimento e 600m2 no 7º pavimento.

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Manu Oristânio

A planta no 2º andar se divide em dois setores. Um lado destaca-se pelos espaços de trabalho abertos, copa e sala da diretoria. No outro lado, estão salas de reunião e um espaço de convívio, com café, onde são feitas reuniões informais. No 7º andar, setorizamos no centro da planta uma área de convivência com sala de jogos e um café, com um grande banco de madeira de reflorestamento e uma bancada de concreto. A caixa central de elevadores, banheiros e copa recebeu pintura na cor grafite, marcando a circulação e organizando o espaço visualmente, de maneira simples.

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Carolina Lacaz
Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Imagem 36 de 41
Planta - 2º pavimento
Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Imagem 39 de 41
Planta - 7º pavimento
Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Carolina Lacaz

A iluminação reforça a setorização dos ambientes: com luz direta, homogenia e tem controle de ofuscamento nas áreas de trabalho, enquanto as áreas de estar são marcadas pela luz indireta e suave. Além da diferença de luminosidade, os contrastes se acentuam nas áreas de relaxamento, criando ambientes mais aconchegantes e descontraídos, onde a luz dialoga com a arquitetura.

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Carolina Lacaz

O projeto foi pensado de maneira que o impacto ambiental fosse minimizado. Todas as divisórias de vidro, portas, forro de fibra mineral, carpete e persianas que eram existentes no local foram reaproveitados e apenas remanejados. Os tecidos usados nos móveis são da Eco Simple, feitos com resíduo da indústria têxtil. O revestimento ripado de madeira foi aplicado para absorver o som e ruído, trazendo conforto acústico. Os sistemas de iluminação apresentam alta eficiência energética e baixa manutenção, além disso, as luminárias pendentes decorativas são de papel reciclado. Todo o lixo do escritório é reciclado e instalamos composteiras elétricas para resíduos orgânicos, que são usados como adubo nas plantas do escritório.

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz
Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Carolina Lacaz

As estantes metálicas autoportantes com prateleiras de chapa dobrada e as divisórias de ferro com vidro aramado dividem os ambientes de maneira leve e permitem que a luz natural passe através delas, além de permitirem uma mobilidade caso a empresa queira mudar de endereço, as estantes modulares podem facilmente ser reaproveitadas.

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Carolina Lacaz

Plantas tropicais com diferentes texturas, formatos e tonalidades de verde, se integram ao mobiliário em uma composição orgânica. Contribuem para o conforto ambiental com o aumento dos níveis de umidade do ar e a absorção de poluentes. A vegetação é um importante fator neste projeto, traz a natureza para dentro do espaço de trabalho, criando uma atmosfera propícia para a interação, a criatividade e o bem-estar da equipe. 

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Imagem 38 de 41
Croquis - 2º pavimento

A arte e o design brasileiro estão presentes neste projeto, com obras de arte da tribo Yanomami, Mestra Irinéia, Luiz Benício, Marcos Paulo de Sertânia e Mestra Marinalva.

Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alphaville, Santana de Parnaíba - Estado de São Paulo, 06542-115, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Allonda Ambiental / Ana Sawaia Arquitetura" 13 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939183/escritorio-allonda-ambiental-ana-sawaia-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.