Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo

Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaObservatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaObservatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, CercaObservatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Corrimão, TerraçoObservatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 11

Balsa Nova, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berneck, Blue Glass, Gerdal, Madeiras Monte Claro
  • Arquiteto Responsável: Bruno Zaitter
  • Cidade: Balsa Nova
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior
Cortesia de Bruno Zaitter

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Observatório do Purunã, localizado na Região Metropolitana da cidade de Curitiba, é um espaço destinado para visualizar o universo de uma maneira didática. Esse foi o sonho de um fotógrafo amante do espaço e de seus fenômenos naturais concretizado nessa obra.

Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Corrimão, Terraço
Cortesia de Bruno Zaitter
Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 11 de 16
Planta
Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Bruno Zaitter

Construída em apenas 38 dias, essa obra contou com grande parte de materiais doados. Entre esses materiais, os dois containers (um contêiner de 12 metros e outro contêiner de 6 metros de comprimento) foram utilizados como solução estrutural para a construção rápida, limpa e econômica.

Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Cerca
Cortesia de Bruno Zaitter

Dentro do container de 6 metros de comprimento existe um espaço exclusivo para um telescópio. Logo na sua frente existe um deck em concreto para deslizar o maquinário, e então poder visualizar o céu de uma forma plena. Já no container de 12 metros de comprimento existe uma sala de aula e um dormitório para duas pessoas, ambos equipados com instalação sanitária. 

Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior
Cortesia de Bruno Zaitter

O deck em madeira e a cobertura são utilizados para ampliar a experiência de observar as estrelas e tudo mais que o céu possui. As fachadas leste, oeste e sul são completamente revestidas por tábuas da madeira pinus alto clavado. No entanto, a fachada norte revela a utilização dos contêineres como abrigo em meio à agricultura local.

Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Bruno Zaitter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Observatório Purunã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo" 08 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939133/observatorio-puruna-bruno-zaitter-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.