Casa PIXEL / The Grid Architects

Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de InterioresCasa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa PIXEL / The Grid Architects - Mais Imagens+ 30

Ahmedabad, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  678 ft²)
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Photographix India
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUMINIUM powder coated, Asian Paints, AutoDesk, Google, Saint-Gobain, Tata Steel, Ultratech
  • Arquitetos Responsáveis: Snehal Suthar, Bhadri Suthar
  • Equipe De Projeto: Vishvajit Hada, Keyur Patel ,Heli sheth, Ankita Mevada
  • Engenharia: inhouse
  • Cidade: Ahmedabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Photographix India

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os requisitos de privacidade e união impulsionaram o conceito e o desenvolvimento desta casa, lar de uma família extensa de três gerações. O projeto idealizado para a família composta por três casais e dois filhos, abriu espaços para isolamentos, bem como, configurou áreas compartilhadas, possibilitando reuniões de tamanhos diferentes. A inspiração para o projeto surgiu dos lugares mais inesperados e, nesse caso, o conceito foi idealizado a partir do bloco de construção mais fundamental das imagens digitais - o pixel. Embora este tenha sido o embasamento, seu espírito também tem raízes na natureza, já que a casa surgiu de uma intenção de abraçar as condições naturais, aproveitando as vistas, a orientação e a forma.

Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Aido
© Photographix India
Planta - térreo
Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Vidro
© Photographix India
Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Interiores
© Photographix India

Em uma presença discreta, com diferentes níveis de privacidade e separação, o projeto foi desenvolvido com uma série de recuos e volumes sobrepostos, para criar uma edificação escalonada. Além de produzir pequenas áreas de encontro, o empilhamento dos volumes também possibilitou a equipe oportunidades para expandir as áreas de jardim dentro dos espaços internos. A materialidade foi estrategicamente definida para respeitar a geometria, com grandes áreas de superfícies sobrepostas com pedra natural, concreto aparente e pintura, uma paleta que também auxilia a manter a massa térmica. A forma arquitetônica explora a ideia de varandas protegidas, saliências e espaços sob espaços, em uma tentativa de permitir que todos os quartos fiquem com face para o jardim frontal (face norte), como uma resposta ao clima quente e seco da região. O resultado é uma estrutura sutilmente divertida com diferentes níveis de privacidade.

Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Photographix India

A manifestação mais enfática do pixel é vista na entrada principal, que apresenta um pórtico de concreto aparente perfurado com uma série de recortes quadrados em tamanhos variados. Os grandes pendentes personalizados e suspensos dentro do volume de concreto ecoam esse efeito. A composição marca o acesso, e é intensificada pelo jogo de luz e sombra que acontece ao longo do dia. A experiência espacial interna é idealizada no sentimento de satisfação, também transmitido para o exterior, através de um arranjo contínuo de volumes. Ao entrar na casa, o usuário encontra o lobby, um espaço simples e elegante que sugere a narrativa do projeto, na sequência, o visitante é então 'liberado' para o volume principal, cujo destaque é o bloco da escada, forrado com tijolos expostos e coroado por uma claraboia.

Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Photographix India

A forma escalonada do envelope arquitetônico é espelhada no interior, com uma série de plantas escalonadas, que dão uma sensação de segurança à escada sem guarda corpo. A vegetação torna a jornada para o pavimento superior mais agradável, pois as plantas sobrepostas convidam ao tato, remetendo ao passeio em um jardim. Assim como nos volumes externos, a seleção de materiais no interior também foi mínima e alinhada com as formas naturais: pedra, madeira e tijolo foram combinados com gesso de cal simples para produzir um envelope clássico, sobreposto ao mobiliário contemporâneo, peças de arte e acessórios para criar um ambiente orientado para a vida moderna.

Casa PIXEL / The Grid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Photographix India

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PIXEL / The Grid Architects" [PIXEL HOUSE / The Grid Architects] 16 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938972/casa-pixel-the-grid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.