Capela Jesuitas / Solo Eduardo

Capela Jesuitas / Solo Eduardo

Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Exterior, Porta, Mesa, Fachada, Pátio, FlorestaCapela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Interiores, JanelaCapela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada, VigaCapela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Concreto, Viga, Janela, PilarCapela Jesuitas / Solo Eduardo - Mais Imagens+ 19

Juiz de Fora, Brasil
  • Arquitetos: Solo Eduardo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Meneghitti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Portobello, Taipal
Mais informaçõesMenos informações
Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Bruno Meneghitti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma montanha na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, foi o local para construir a capela do Recanto Manresa. A escolha levou em consideração os muitos cenários formados pelas montanhas mineiras. Do interior da capela é possível ver diferentes paisagens naturais, como o pôr do sol atrás das montanhas. Dessa forma, as paisagens são transformadas em pinturasinspirando a meditação e estados de contemplação para os visitantes.

Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada, Viga
© Bruno Meneghitti

Os materiais da capela são poucos e muito simples. Terra batida - ou taipa - usado para as paredes. O espaço é coberto por uma laje de concreto armado, com textura de madeira, e janelas do teto ao chão que podem ser totalmente abertas. A iluminação modular é para criar diferentes cenários para cada ocasião: iluminação mais fraca para pequenas reuniões e iluminação funcional para cerimônias religiosas. À noite, a iluminação é dada à vegetação nativa do local. Pinturas religiosas do artista brasileiro Anderson Augusto foram encomendadas para este projeto, que também tem a sua própria iluminação focal.

Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Concreto, Viga, Janela, Pilar
© Bruno Meneghitti
Planta
Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Interiores, Porta, Viga, Janela, Fachada
© Bruno Meneghitti

Ao projetar a capela e pensar em como ela ia ser utilizada, pensei em usar materiais que se misturassem ao ambiente de forma nobre. Meu objetivo era intervir o mínimo possível no espaço existente. O pedido era projetar um local de culto e retiro. Na tradição católica cristã, oito é um número simbólico de ressurreição e recomeço, foi por isso que foi feito o desenho octogonal da capela.

Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Interiores, Janela
© Bruno Meneghitti

A decisão foi construir três paredes e dois pilares centrais de terra compactada e cinco paredes de vidro que permitem a abertura total da fachada frontal da capela para que possa receber um número maior de pessoas e também para permitir um fluxo livre de ar dentro da capela. Sempre tive um profundo interesse nas religiões e seus motivos de crença e como um espaço pode intervenir na experiência dessa crença.

Capela Jesuitas / Solo Eduardo - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada
© Bruno Meneghitti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Jesuitas / Solo Eduardo" 06 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938855/capela-jesuitas-solo-eduardo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.