Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, TijoloEdifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, TijoloEdifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Escada, ConcretoEdifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, TijoloEdifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Mais Imagens+ 34

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk
  • Arquitetos Responsáveis: Mariana Delfino, Alejandro Wajchman
  • Design Gráfico: Hernan Cruz, Fernando Neyra
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada
© Arq Luis Abba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no antigo bairro ferroviário da cidade de Mendoza, uma área residencial de baixa densidade, o edifício Martínez 3458 é composto por quatro unidades habitacionais, com dois ambientes cada. O terreno em que está localizado tem 9,5 metros de largura por 28 metros de profundidade.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Escada, Concreto
© Arq Luis Abba
Corte A-A
Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Madeira
© Arq Luis Abba

O projeto utiliza todo o metro quadrado possível estabelecido pelas baixas taxas ocupacionais da área (FOS e FOT). Aproveitando ao máximo o lote, sem descuidar da escala de bairro em que está incorporado, decide-se recuar o prédio em relação o alinhamento estabelecido municipalmente. Dessa forma, é respeitada a principal característica da área, que é o “bairro dos jardins”, dando origem às garagens.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Concreto
© Arq Luis Abba

A premissa do projeto era resolver quatro unidades com expansões próprias, mantendo algum grau de independência e privacidade em relação às demais unidades. Assim, há uma sucessão de pátios particulares e compartilhados, que permitem ventilação cruzada e boa iluminação.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo
© Arq Luis Abba
Planta - nível inferior
Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Arq Luis Abba

Embora o programa se repita em cada habitação, todas possuem detalhes específicos que as caracterizam. Isso se manifesta principalmente nas aberturas posicionadas para aproveitar a luz natural e criar condições de privacidade. Decidiu-se utilizar também grandes panos de vidro, a fim de expandir os limites de cada unidade por meio de extensões visuais. Também são colocados tramados de tijolo nas aberturas para gerar privacidade entre as unidades, filtrar a luz e proporcionar qualidade aos espaços caracterizando uma sensação de abrigo.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Arq Luis Abba
Axonométrica 02
Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Bancada
© Arq Luis Abba

O elemento curvo foi usado como um recurso que enfatiza a percurso. Ele é posicionado na primeira parede da entrada e é repetido na parede ao lado da escada. Nos interiores, esse recurso é usado para criar espaços diferenciados.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Arq Luis Abba

A obra é materializada por meio do uso de sistemas tradicionais de construção e de materiais comuns. Tijolos, concreto aparente, madeira, peças em pedra calcária, pisos externos de granito compõem a paleta de materiais que evita excentricidades e garante envelhecimento nobre com baixos custos de manutenção.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Arq Luis Abba

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Concreto
© Arq Luis Abba

Em particular, o tijolo à vista foi trabalhado de diferentes maneiras para conferir textura e cor a cada espaço exterior e interior. Paredes peneiradas, curvas, vigias, fabricam elementos de composição, permitindo a mutação e o jogo da luz durante o curso do dia. Um jardim vertical, feito com a fechadura de tijolos, abriga plantas na entrada do complexo, enchendo-o de vida e calor.

Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Arq Luis Abba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos" [Edificio Martinez 3458 / Primer Piso Arquitectos] 09 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938848/edificio-martinez-3458-primer-piso-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.