Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© DEL RIO BANI

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Interiores, JardimPraça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de ExteriorPraça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de ExteriorPraça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de InterioresPraça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Leku Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:DEL RIO BANI
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, ESCOFET, Fundúctil Tàrrega S L, Robert McNeel & Associates
  • Arquitetos Responsáveis: Jokin Santiago, Marta Sola
  • Clientes: Ayuntamiento de Barcelona
  • Engenharia: Ecivil
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© DEL RIO BANI

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Eixample de Barcelona, caracterizado por seu tecido uniforme, regular e extenso, mostra uma cidade sólida, mista e altamente densificada, com um espaço público consolidado que enfrenta a necessidade de se reprogramar para responder a uma nova realidade social, ambiental e econômica em rápida mudança.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior
© DEL RIO BANI

A falta de espaços verdes urbanos e de lugares de encontro, somada à situação de emergência climática, aos altos níveis de poluição e às demandas sociais, impulsiona uma nova ordem que atrai uma cidade mais humana, confortável e saudável.

Planta

O Programa Superilles representa uma das transformações urbanas mais ambiciosas da cidade, com um plano que restabelece a ordem urbana, agrupando as manzanas. O planejamento centrado nas pessoas possibilita a conquista de novos espaços públicos, criando praças de proximidade nos chanfros, corredores verdes e nas ruas que antes eram rodovias urbanas.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© DEL RIO BANI

O escopo do plano é extenso e a transformação requer uma implantação progressiva e consensual. O teste de soluções, a reversibilidade e a flexibilidade são ingredientes essenciais do processo e, para isso, é necessário estabelecer novas ferramentas de planejamento urbano nas quais o Leku Studio vem trabalhando nos últimos anos.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Interiores
© DEL RIO BANI

A Superilla de Sant Antoni é um exemplo desse trabalho, no qual o desenho urbano especializado a serviço do processo de transformação tornou eficaz a extensão progressiva e flexível da Superilla no bairro.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior
© DEL RIO BANI

Flexível, modular e adaptável

Reversibilidade total, adaptabilidade e reciclagem dos elementos utilizados são a premissa da ação. Para isso, é elaborada uma estratégia que incorpora um Kit de elementos agregados de mobiliário urbano, um livro de critérios gráficos e uma metodologia de implementação e gerenciamento.

Cominações KIT

Critérios gráficos e sinalização

Define-se a linguagem gráfica, a sinalização e a tabela de cores, bem como o módulo que, como uma malha extensível, desenha a base da nova distribuição. Isso serve como um guia para a implementação do padrão e dos elementos urbanos. O novo bloco gráfico é espalhado seguindo a malha, redistribuindo os espaços na estrada.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Interiores, Jardim
© DEL RIO BANI

Elementos de mobiliário urbano adaptáveis

As peças adaptativas são projetadas seguindo a modulação estabelecida pela malha da base, sendo facilmente agregadas e combináveis entre si e oferecendo numerosos arranjos. Esses conjuntos são fundamentais para a integração e extensão do verde urbano, bem como para a estruturação de espaços. O uso de materiais em sintonia com meio ambiente e sistemas de irrigação eficientes garantem a sustentabilidade da ação.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior
© DEL RIO BANI

Social, saudável e progressivo

O desenho urbano especializado a serviço do processo de transformação tornou eficaz a extensão progressiva e flexível da Superilla de maneira participativa e consensual.

Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio - Fotografia de Exterior
© DEL RIO BANI

Onde costumava haver carros, agora existe uma nova praça cheia de vida e verde. O ruído predominante do veículo foi substituído por jogos infantis e conversas animadas entre vizinhos. A mudança do modelo já é eficaz, mas a transformação continua acompanhada de um design flexível e adaptável capaz de assimilar modificações e variações derivadas, de testes e experimentações das soluções implementadas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio" [Plaza Superilla de Sant Antoni / Leku Studio] 05 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938818/praca-superilla-de-sant-antoni-leku-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.