Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten

Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 2 de 29Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 3 de 29Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 4 de 29Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 5 de 29Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: HULPIA architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Delta Light, Kanvas, Liquid Floors, Qubus, Trimble
Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 8 de 29
© Alejandro Rodriguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como devemos iniciar o projeto de um centro funerário, que abriga também um restaurante e um apartamento particular? Primeiro, devemos analisar os diferentes usos necessários, e na sequência verificar o que pode ser integrado e o que possui um caráter mais privativo.

Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 6 de 29
© Alejandro Rodriguez
Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 16 de 29
Implantação
Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 2 de 29
© Alejandro Rodriguez

O necrotério exige uma atmosfera serena e suave, propícia para que o usuário possa dizer adeus ao falecido com privacidade. A área é destinada a um momento de despedida, ao invés de ser um local de encontro para a família. Porém, apesar de contido, ele também une as pessoas, já que muitas vezes funciona como um local de encontro para que todos recuperem o tempo perdido e ofereçam uma última homenagem ao ente querido. Nesse quesito, o projeto possibilitou uma abertura no que diz respeito à saudação pessoal aos mortos.

Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 5 de 29
© Alejandro Rodriguez

Em nossa visão, a melhor solução para esse conflito de privacidade foi dividir a edificação com as atividades funerárias e o restaurante. A divisão ocorre a partir da criação de um salão contínuo, com possibilidade de fechamento, no qual estão localizados os banheiros, vestiários e a venda de ornamentos decorativos. No ponto central está a recepção, bem como, a área de encontros fúnebres.

Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 11 de 29
© Alejandro Rodriguez
Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 18 de 29
Planta - Primeiro pavimento
Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 3 de 29
© Alejandro Rodriguez

A segregação do acesso em duas entradas possibilita a flexibilidade do projeto, que possui uma entrada mais privativa para a ala mortuária, e outra, voltada para a área do estacionamento do restaurante. O volume do edifício foi configurado por caixas mutuamente variáveis, criando tensões espaciais, aberturas e privacidade, em um jogo de luz e sombras. A experiência da última saudação é aprimorada através dos sentidos, o caminho se inicia gradualmente em um volume mais alto e aberto, até a sala de saudação, mais baixa e íntima.

Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 10 de 29
© Alejandro Rodriguez

O jogo de volumes proporciona a entrada da luz, de forma muito sutil, precedente a saudação ao falecido. As salas de estar também se beneficiam das entradas de luz, já que a luz natural é atraída para a recepção através de uma janela superior, e a grande sala recebe a luz filtrada pelos brises de madeira.

Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten - Imagem 9 de 29
© Alejandro Rodriguez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zomergem, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Funerário Van De Velde / HULPIA architecten" [Van De Velde Funeral Center / HULPIA architecten] 23 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938776/centro-funerario-van-de-velde-hulpia-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.