Casa do Rio / Three Sixty Architecture

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de ExteriorCasa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de ExteriorCasa do Rio / Three Sixty Architecture - Mais Imagens+ 16

Christchurch, Nova Zelândia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  485
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Devitt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DX1500, GRAPHISOFT, Louvretec, Rylock, The Architectural Roofing Company
  • Arquiteto Responsável: Rob Bosma
  • Engenharia: GHD Ltd
  • Paisagismo: Outerspace Landscapes
  • Colaboradores: Lume Design
  • Cidade: Christchurch
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior
© Simon Devitt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Rio é um refúgio familiar elegante e escultural, localizado em um local totalmente restrito, delimitado por duas vias arteriais, em um canto desejável do Parque Hagley. O desafio era aproveitar ao máximo o terreno e encaixar uma grande casa de família em um envelope de construção apertado, limitado pelas condicionantes dos rios e os resquícios de uma construção existente, que ocupava o terreno. Abraçar o cenário ribeirinho e preservar a privacidade foi a preocupação principal do cliente e do briefing do projeto.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Simon Devitt

Nossa resposta foi projetar uma composição simples e organizada de volumes sobrepostos, interligados e vazados, que integrassem os espaços interiores às vistas adjacentes do rio e do parque. O pavimento térreo abriga a cozinha, sala de jantar, áreas de estar, garagem e uma suíte de hóspedes. Já o pavimento superior conta com os quartos e a sala de mídia.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim
© Simon Devitt
Plantas
Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Simon Devitt

As grandes portas de vidro deslizantes se abrem totalmente para dissolver o limite entre os espaços internos e externos, reforçadas com revestimentos de pisos e paredes sem emendas, empregados continuamente entre os espaços internos e externos. Os terraços fluem das principais áreas de estar e levam a um pavilhão no jardim, que abriga a piscina, spa e vestiário.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores
© Simon Devitt

As áreas de estar dentro da casa são contidas e íntimas. Todo o térreo é aberto e interconectado, porém não é um bloco rígido. A cozinha foi cuidadosamente projetada com uma área de cozimento funcional, oculta em um anexo separado, permitindo que os usuários desfrutem do espaço principal sem desordem.

Elevações

A materialidade é sofisticada e elegante - paredes de concreto polido, piso em pedra e madeiras em tons escuros, proporcionando uma experiência rica e tátil. A sutil separação dos volumes permite que o bloco superior flutue livremente sobre o inferior, um detalhe que dá leveza à poderosa elevação ocidental.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Simon Devitt

O projeto responde à privacidade, incorporando diferentes estratégias de triagem - de persianas verticais escuras ao longo das fachadas sul e norte, a beirais destinados a encobrir e ocultar o ambiente interior sem perder a relação do ocupante com o rio e o parque além. A luz e a sombra filtrada criadas pelas persianas do primeiro pavimento resultam em uma coleção de espaços calmos e ordenados que respondem ao ritmo do dia e da estação.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Simon Devitt
Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores
© Simon Devitt

A Casa do Rio comemora sua localização e complementa o contexto do local existente e a paisagem circundante, porém ainda configura um refúgio confortável, longe de um ambiente urbano agitado. Os colaboradores deste projeto foram Lume Design, no projeto de interiores e Outerspace Landscapes, com o paisagismo.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores, Vidro
© Simon Devitt

O principal elemento do projeto utilizado na abordagem sustentável foi um envelope bem isolado, posicionado e configurado para seguir os princípios de design solar passivo. A orientação da casa na beira do rio foi amplamente orientada pela geometria do local, no entanto, a localização das aberturas e as saliências cuidadosamente consideradas combinam-se para criar uma habitação que reduz o superaquecimento no verão e aproveita ao máximo os ângulos mais baixos do sol no inverno.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Interiores, Aido
© Simon Devitt

Todo o pavimento térreo foi revestido com ladrilhos de concreto que são ativados quando o sol do inverno penetra nas profundezas da casa, permitindo ganho um solar passivo. A laje de cobertura também é aquecida com tubulações de água que são utilizadas através de uma bomba de calor térmica. Brises verticais que envolvem o bloco superior são posicionados para filtrar a luz solar e reduzir o superaquecimento dos quartos.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim
© Simon Devitt

A Casa do Rio atende a todas as necessidades dessa família vibrante e, embora preencha os requisitos para os fundamentos da vida sustentável, ela também apresenta o calor da materialidade, uma conexão com o contexto e um relacionamento com a paisagem, que evoca uma resposta positiva de sua família, que irá usufruir o espaço por muitos anos.

Casa do Rio / Three Sixty Architecture - Fotografia de Exterior
© Simon Devitt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Rio / Three Sixty Architecture" [Riverside House / Three Sixty Architecture] 04 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938649/casa-do-rio-three-sixty-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.