Casa VIVA / Studio VRM

Casa VIVA / Studio VRM

© Artur Dias© Artur Dias© Artur Dias© Artur Dias+ 18

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Studio VRM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  37
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Artur Dias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, AutoDesk, Cinex, Coral, Danilo Vale, Dinivo Galeria, Divino Galeria, Finitura Acabamentos, Líder Interiores, Plantestilo, Rafaela Gravia, Tidelli, Veggas Design Solutions
  • Arquitetos Responsáveis:Victor Milani, Renata Amaral
  • Equipe De Projeto:Rafael Motta, Luiza Abud, Bárbara Neumann, Carolina Simões, Nathália Freitas
  • Clientes:Casacor Brasília 2019 / Mels Brushes
  • Engenharia:João Holanda Engenharia
  • Paisagismo:Plantestilo
  • Colaboradores:Veggas Design Solutions, Finitura Acabamentos, Divino Quadros, Líder Interiores, Rafaela Gravia, Danilo Vale, Seriema Filmes, Tidelli Brasília e Casacor Brasília
  • Cidade:Brasília
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Artur Dias
© Artur Dias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estreante na CASACOR Brasília, o STUDIOVRM assinou a Casa Aromas, uma loja de aromatizantes com 37m2. O ambiente, com influências do estilo contemporâneo boho, foi pensando na experiência do produto mas sem perder o conceito aconchegante de um lar. O ambiente funcionou tanto como loja para os produtos da empresa Mels Brushes quanto um espaço para a mostra, cujo o tema proposto foi Planeta Casa. Na parte sensorial, diferentes perfumes circulam pelo o espaço se misturando à vegetação, usada em excesso se enquadrando no conceito Urban Jungle.

© Artur Dias
© Artur Dias
Planta
Planta
© Artur Dias
© Artur Dias

A Casa Aromas, como foi chamada, buscou como inspiração os prédios residenciais modernistas de Brasília onde uma fachada é marcada pelo uso do cobogó contraposta por outra em vidro permitindo assim uma ventilação cruzada, algo que facilitaria na propagação das essências pelo local e no controle de temperatura, não necessitando fazer o uso de aparelho de ar condicionado. Entre as cores predominantes o verde e branco se constrastam com o acabamento rústico usado na textura das paredes, junto dos mobiliários que seguem elementos baseados em couro caramelo e tons amadeirados vistos no piso, nas prateleiras e nas Estantes Gêmeas, um dos primeiros mobiliários assinado pelo StudioVRM.

© Artur Dias
© Artur Dias

Outro princípio aplicado no conceito do projeto foi a divisão da planta em quatro pontos focais localizados nas extremidades do que se mostrava uma “planta quadrada”. Cada ponto tem seu valor na construção da proposta, o primeiro é localizado na entrada da “Loja”, com o uso do banco Tião cria-se a sensação de hall de entrada da casa, um lugar para se sentar e retirar os sapatos, as Estantes Gêmeas servem de transição para a parte social onde duas poltronas criam a ideia de um espaço para interação, como uma sala de estar.

© Artur Dias
© Artur Dias

Continuando o percurso pelos quatros pontos, o caixa foi montando em espaço reservado, representando aparte funcional da casa e também da loja em si, com mais intimidade. A zona de transição aparece novamente com as estantes e marcando o fluxo circular para chegar ao último ponto: a cadeira engastada no teto ao lado da fachada de vidro, ideia representativa sobre o que seria a varanda da residência, a meia parede em duas cores provoca uma sensação do horizonte da capital.

© Artur Dias
© Artur Dias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa VIVA / Studio VRM" 11 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938509/casa-viva-studio-vrm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.