Centro Recreativo Jaurès / graal

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Interiores, ConcretoCentro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Interiores, DormitórioCentro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de InterioresCentro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Exterior, ConcretoCentro Recreativo Jaurès  / graal - Mais Imagens+ 17

  • Cliente: Town of Athis-Mons
  • Estruturas: Astuce béton
  • Complementares: Sunsquare
  • Cidade: Athis-Mons
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Exterior
© Schnepp Renou

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção do Centro Recreativo Jaurès, na pequena cidade de Athis-Mons nos arredores de Paris, permitiu ampliar as possibilidades da rede de ensino público para crianças pequenas na região, reduzindo assim a pressão sobre a infraestrutura educacional existe, resultado direto do crescimento populacional da capital francesa.

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Interiores, Concreto
© Schnepp Renou

A região sudeste da Île-de-France é caracterizada por uma planície inundável de características geográficas frágeis localizada entre os rios Sena e o Orge, um lugar ideal para a implantação de grandes infra-estruturas ferroviárias que, historicamente, funcionou como um vetor de expansão e desenvolvimento urbano da capital. Desta maneira, a área onde foi implantado o Centro Recreativo está sujeita a uma série de restrições e situações inconvenientes. Assim, o novo complexo educacional Jaurès, foi concebido para desempenhar uma função urbana estratégica, conectando as margens da ferrovia ao centro da cidade. O complexo está situado em um bairro residencial caracterizado por vários edifícios de época e de tipologias variadas. Neste contexto, um dos principais desafios deste projeto foi fazer a mediação entre estas duas escalas antagônicas, criando um acesso acolhedor que se conecta com a ferrovia em frente e a igreja de Notre-Dame de la Voie.

Diagrama
Diagrama

Concebido como mais um elemento nesta infraestrutura contínua às margens da ferrovia, o edifício encontra-se implantado sobre uma plataforma de concreto de aproximadamente um metro de altura, proporcionando uma maior privacidade aos ambientes das salas de aula ao mesmo tempo que cria um pátio interno protegido e seguro. Assim, além de resguardar o edifício das enchentes, a abordagem em platô transforma as condicionantes do terreno em novas oportunidades, dando forma a uma rede de espaços dinâmicos e integrados.

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schnepp Renou

A fachada do edifício frente à ferrovia se desenvolve ao longo de quarenta metros de comprimento, adaptando-se à escala e a velocidade do trem sem deixar de impor a sua presença. Formalmente, os arquitetos buscaram inspiração nas águas do Rio Sena – que encontra-se não muito distante da escola –, adaptando a tenuidade das ondas na superfície d'água para a solidez de seus elementos construtivos. A sua fachada rítmica e cinética expressa as diferentes temporalidades do programa da escola, ao mesmo tempo que dialoga com a ferrovia em frente. Composta por painéis curvos de concreto em tom cinza rosado, a fachada, embora maciça, é vibrante e dinâmica, transformando-se ao longo do dia através de um curioso jogo de luz e sombra.

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Schnepp Renou
Planta - Térreo
Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Interiores
© Schnepp Renou

Os alunos acessam o Centro Recreativo através de uma rampa que percorre toda a extensão desta fachada principal. Este percurso desemboca junto ao lobby, aonde os pais se encontram e se despedem das crianças. À direita encontra-se a “grande sala”, um espaço multiuso utilizado para a realização de diferentes atividades e eventos para a comunidade. Com um pé direito de 4,70 metros e mais de 150 metros quadrados, este espaço constrói um diálogo direto entre a área o pátio da escola e o entorno.

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Vidro
© Schnepp Renou

As salas de aula são espaços intencionalmente simples, projetados para abrigar uma ampla gama de atividades. Concebidas com o objetivo de facilitar a manutenção, estas salas permitem acolher uma diversidade de configurações e programas. A cozinha-escola, por sua vez, encontra-se diretamente ao lado da grande sala e com um acesso independente para facilitar o gerenciamento de resíduos. Todas as salas de aula contam com grandes aberturas para garantir uma melhor iluminação e ventilação natural.

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Concreto
© Schnepp Renou
Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Exterior, Concreto
© Schnepp Renou

O projeto foi concebido como uma "pavilhão a ser preenchido". Assim, ao invés de assumir formas complexas e consequentemente, custosas, o Centro Recreativo de Jaurès se esforça para ser um projeto viável e de fácil manutenção, uma estrutura útil que se adapta ao seu entorno e oferece uma instalação alternativa voltada ao bem estar da pequena comunidade de Athis- Mons.

Centro Recreativo Jaurès  / graal - Fotografia de Exterior
© Schnepp Renou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue de Juvisy, 91200 Athis-Mons, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Recreativo Jaurès / graal" [Recreation Center / graal] 29 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938474/centro-recreativo-jaures-graal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.