As possibilidades estruturais com madeira roliça

O mundo da arquitetura e construção tem observado, com cada vez mais atenção, às inovações tecnológicas envolvendo madeira. Tratando-se de um material altamente utilizado em todo o mundo há milhares de anos, diversas pesquisas envolvendo tecnologias de fabricação industrial e usinagem têm proporcionado um maior controle de qualidade, aumento da diversidade de usos, apontado por muitos como um material do futuro. Além disso, mitos têm sido quebrados em relação à madeira, como o de sua resistência ao fogo e mesmo às possibilidades da utilização para estruturar edificações de grande altura.

As possibilidades estruturais com madeira roliça - Mais Imagens+ 13

© Eduardo Macarios

Mas as formas de construção com mais tecnologia incorporada podem coexistir com outras mais simples. Utilizar madeiras roliças, ou brutas, é uma forma de construção que perdura ao tempo, e permanece carregando vantagens importantes. Constituem-se do uso mais antigo desse material para estruturar as construções, através do tronco ou galho da árvore na totalidade. Dispensando a maior parte dos cortes, reduz-se grande parte da energia gasta e resíduos gerados durante os processos envolvidos desde a extração da madeira até se tornarem as peças usuais utilizadas na construção civil, como vigas, caibros, forros, pisos e chapas. 

© José Tomás Franco

Por conta do aproveitamento total da seção transversal, as peças de madeira roliça tendem a ter uma boa resistência mecânica, uma vez que as fibras longitudinais não são cortadas e interrompidas como na madeira serrada. O corte de árvores de diferentes idades também possibilita o aproveitamento de peças de pequeno diâmetro provenientes de desgastes seletivos, as quais poderiam ser descartadas em outros casos. Outra questão que pesa na sustentabilidade é que, geralmente, as espécies utilizadas para estruturas de madeira roliça são de reflorestamento, cujas árvores jovens capturam grandes quantidades de CO2 para promover a fotossíntese, o que contribui positivamente para a redução do efeito estufa.

© MCA Estudio

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas ao se trabalhar com peças naturais, brutas, como em relação às junções e encaixes que deverão sempre prever algumas tolerâncias e mesmo espaço para o trabalho da peça. Geralmente as conexões são realizadas com pinos metálicos (pregos ou parafusos); cavilhas ou conectores (anéis metálicos ou chapas metálicas). Outra recomendação é que a madeira esteja bem seca, abaixo do ponto de saturação das fibras. Mesmo assim, sempre há a possibilidade de rachamento da peça, oriunda do processo de secagem natural, ou por conta da retração. Considerar o acabamento adequado é sempre imprescindível ao se trabalhar com materiais naturais. Em geral, são estruturas que não demandam mãos de obra tão especializada para seu manejo e construção.

Veja, abaixo, uma seleção de projetos de arquitetura publicados no ArchDaily que utilizam estruturas de madeira roliça:

Boolean Birdhouse / Phoebe Says Wow Architects

© Hey!Cheese

Pine house / Canalli Arquitetura

© Eduardo Macarios

AA House / Argus Caruso - arquitetura e construção

© Gustavo Uemura

Barn Rehabilitation in a House / G+F Arquitectos

© Joaquín Mosquera Casares

Angra dos Reis House / Cadas Arquitetura

© MCA Estudio

Casa das piscinas naturais / David Bastos

© Tuca Reinés

Dortmannhof House / Sigurd Larsen

© Christian Flatscher

Casa OSA / OBRA Architects

© Juliano Barros

Residência Cave Canem / Juliano Barros Arquiteto

Cortesia de OBRA Architects

Nomades House / Mareines Arquitetura

© Leona Kayá Deckelbaum

Wooden Chapel / John Pawson

© Photography Felix Friedmann

Zak Ik Store / Roth-Architecture

Cortesía de Roth-Architecture

Ello Restaurant / Mareines Arquitetura

© Chico Rasta

Hans & Delphine / Atelier Vens Vanbelle

© Atelier Vens Vanbelle
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza e Matheus Pereira. "As possibilidades estruturais com madeira roliça" 13 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938333/as-possibilidades-estruturais-com-madeira-rolica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.