Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, FachadaCentro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - TijoloCentro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, PortaCentro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de ExteriorCentro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Mais Imagens+ 15

Mais informaçõesMenos informações
Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício como gerador de sistemas habitáveis e produtivos em centros urbanos.
Atualmente, 55% das pessoas no mundo vive em cidades. Segundo um novo informe da Organização das Nações Unidas, se estima que esta proporção aumentará em até 13% até 2050, e por isso o desenvolvimento sustentável dependerá cada vez mais da gestão apropriada do crescimento urbano, de forma compacta e não dispersa, especialmente em países de baixo e médio rendimento que liderarão o processo.

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© JAG Studio

A cidade de Montalvo, província de Los Ríos, Equador, cidade intermediária com 16 mil habitantes, baseia seu desenvolvimento econômico no comércio e na agricultura. As normas da cidade atualmente permitem um crescimento em altura de um máximo de 6 pavimentos, por isso um dos desafios principais foi organizar um programa múltiplo solicitado pelo cliente dentro de cinco pavimentos, com o objetivo de diversificar o centro - em contraste com os edifícios vizinhos de uso residencial de baixa densidade.

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Tijolo
© JAG Studio
Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

Os edifícios verticalizados se desenvolveram tradicionalmente utilizando 100% de seus limites no lote, por isso o projeto soluciona o sentido de escala com estratégias de recuo, varandas, permeabilidade e amplitude de pórticos, determinando uma condição de leveza frente ao entorno. 

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Porta
© JAG Studio

A família planeja renovar seu negócio de venda de produtos de ferro e espaços de habitação, lazer e aluguel.

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© JAG Studio

O projeto se configura a partir de um prisma retangular como geometria básica, em um lote de 12x20 que se localiza próximo ao mercado itinerante sobre a rua. O térreo é recuado, gerando o pórtico tradicional, que recebe e permite interações sociais com o mercado, enquanto os níveis centrais respeitam as distâncias dos edifícios preexistentes. Sobre a área comercial, se distribui o pavimento de armazenamento, o andar de habitação, salão de eventos, ócio, varandas e um ponto de contemplação da cordilheira que rodeia a cidade.

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© JAG Studio
Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© JAG Studio

As varandas e terraços se desenvolvem no 3º e 4º pavimentos, unificados por um envoltório duplo e totalmente permeável, formado por vegetação, janelas de vidro e tijolo artesanal aparente, o que controla a iluminação e fornece ventilação natural purificada. Tal ventilação se complementa com o pulmão do projeto, uma claraboia de 4m x 4m de altura tripla e ventilação, que liga o céu à área social da casa.

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior
Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Interiores
© JAG Studio

La Proveedora reflete a respeito e propõe estratégias de compacidade e diversificação, valorizando a técnica e mão de obra locais. Uma intenção de ler o contexto e contemplar um programa diverso que responda de forma sensível a partir de materiais artesanais, a a escalas urbanas sustentáveis e formas de vida dinâmicas. Um espaço para proporcionar e abrigar dentro do intenso desenvolvimento da cidade.

Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montalvo, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Produtivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura" [Centro Productivo La Proveedora / Natura Futura Arquitectura] 27 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938137/centro-produtivo-la-proveedora-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.