Guha / Realrich Architecture Workshop

Guha / Realrich Architecture Workshop

Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 2 de 40Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 3 de 40Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 4 de 40Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 5 de 40Guha / Realrich Architecture Workshop - Mais Imagens+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Alexindo, Dekson, Dulux, Ikea, Kohler, Philip, Rucika, Schneider Electric, Torro, Toto, Trimble, twinlite
  • Arquiteto Responsável: Realrich Sjarief
  • Equipe De Projeto: Amud, Mohammad Enoh, Alifian Kharisma, Miftahuddin Nurdayat, Septrio Effendi, Fakhriyah Khairunnisa, Vivi Yani Santosa, Tirta Budiman, Aqidon Noor Khafid, Amirul Farras
  • Clientes: Realrich Sjarief, Laurensia Yudith
  • Engenharia: Singgih Suryanto, Sudjatmiko, Endang Syamsuddin, Eddy Bahtiar, Yudi Atang, Sakum
  • Paisagismo: Realrich Architecture Workshop
  • Cidade: Kecamatan Kembangan
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 2 de 40
© Eric Dinardi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Guha é uma combinação de projeto novo e reforma baseado no antigo "The Guild" localizado em Taman Villa Meruya, no extremo oeste da cidade de Jacarta, Indonésia. O projeto, desenvolvido pelo Realrich Architecture Workshop (mais conhecido como RAW Architecture), compreende parte do edifício da Biblioteca Omah, uma Clínica Dentária e a casa e o estúdio de Realrich Sjarief, chamado de Guha Bambu.

Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 4 de 40
© Eric Dinardi

A parte da reforma consiste na adição de uma série de novos programas ao edifício existente, como uma maior capacidade de armazenamento de livros para a Biblioteca Omah, além de um café e uma pequena loja. A circulação foi projetada para separar os fluxos público e privado, o que foi resolvido com a criação de dois acessos independentes.

Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 19 de 40
© Eric Dinardi
Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 35 de 40
Planta - térreo
Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 39 de 40
Sequencia de plantas
Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 20 de 40
© Ernst Theofilus

A parte nova adicionada ao conjunto existente foi chamada de Guha Bambu, um edifício inserido em um pequeno lote de 7,5 x 26 m à leste do edifício original, e está composto por um novo edifício de três pavimentos em estrutura de bambu, construída através de um inovador sistema construtivo desenvolvido em colaboração com a School of Alfa Omega, uma solução que separa a estrutura treliçada de aço da cobertura e a estrutura de bambu propriamente dita, a qual sustenta os três pavimentos do edifício.

Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 8 de 40
© Eric Dinardi

O projeto do Guha foi desenvolvido com a utilização de nove materiais diferentes, os quais tem sido desenvolvidos ao longo do tempo pelo RAW Architecture: aço, madeira, vidro, metal, gesso, bambu, plástico, pedra e concreto. O layout como um todo é bastante flexível e aberto, a maioria dos espaços conta com pelo menos dois acessos opostos, permitindo uma maior fluidez de circulação e apropriação dos espaços do edifício. A ideia é promover a abertura das fachadas norte e sul, proporcionando uma ventilação natural mais eficiente, enquanto protege a fachada oeste da incidência direta dos raios de sol no período mais quente do dia.

Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 5 de 40
© Eric Dinardi
Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 40 de 40
Cortes
Guha / Realrich Architecture Workshop - Imagem 17 de 40
© Eric Dinardi

A fachada é basicamente composta por uma estrutura de concreto, aço e bambu.   A organização programática do edifício procura desafiar as definições tipológicas mais tradicionais da arquitetura vernacular indonésia, misturando moradia, trabalho, e programas educacionais como uma biblioteca e até mesmo uma cafeteria. A construção do edifício foi levada à cado com a participação da comunidade local de Java, apropriando-se da expertise de diferentes gerações de construtores nativos, integrando algumas soluções mais tradicionais, como o encaixe “boca de peixe”, com métodos de construção mais modernos, como a estrutura em aço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Guha / Realrich Architecture Workshop" [Guha / Realrich Architecture Workshop] 14 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937417/guha-raw-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.