Residência Stairway / nendo

Residência Stairway / nendo

Residência Stairway / nendo - Imagem 2 de 63Residência Stairway / nendo - Imagem 3 de 63Residência Stairway / nendo - Imagem 4 de 63Residência Stairway / nendo - Imagem 5 de 63Residência Stairway / nendo - Mais Imagens+ 58

  • Arquitetos: nendo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  284
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daici Ano, Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASAHI WOODTECH Cooperation, NENGO Company Limited
  • Arquiteto Responsável: Oki Sato
  • Equipe De Projeto: Oki Sato, Ishibayashi Noritake, Tsubasa Shindo
  • Colaboradores : SOLSO, YSLA
  • Cidade: Minato City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência Stairway / nendo - Imagem 5 de 63
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para duas famílias em uma área residencial tranquila de Tóquio. Com outras residências e prédios de apartamentos pressionando o local, o volume arquitetônico foi recuado para o norte para absorver a luz do dia, a ventilação e a vegetação do quintal no ambiente de estar por meio de uma grande fachada de vidro na lateral sul.

Residência Stairway / nendo - Imagem 3 de 63
© Takumi Ota
Residência Stairway / nendo - Imagem 61 de 63
Planta - primeiro nível
Residência Stairway / nendo - Imagem 26 de 63
© Daici Ano

Com esta planta baixa foi possível preservar a árvore existente e muito apreciada pelas gerações anteriores. Considerando as possíveis dificuldades de subir e descer as escadas, o dormitório destinado ao casal mais velho foi disposto no primeiro nível. Os oito gatos que vivem com esse casal vagam dentro e fora com mais liberdade e incentivam a mãe a aproveitar seu hobby de jardinar mais livremente.

Residência Stairway / nendo - Imagem 12 de 63
© Daici Ano
Residência Stairway / nendo - Imagem 50 de 63
© Daici Ano
Residência Stairway / nendo - Imagem 52 de 63
© Takumi Ota

O casal mais novo e seu filho residem no segundo e terceiro nível. Para evitar que as duas famílias estivessem completamente separadas entre a parte superior e inferior, foi projetada uma estrutura “em forma de escada” no pátio sul, percorrendo do primeiro ao terceiro nível. 

Residência Stairway / nendo - Imagem 22 de 63
© Daici Ano

Dentro dessa “escada” estão incluídos elementos funcionais como banheiros e uma outra escada para uso diário, além disso sua parte superior assuem a aparência de uma estufa semi-externa com vegetação abundante e um elemento banhado pelo sol para os gatos escalarem. Assim, a escada e a vegetação conectam suavemente os andares superior e inferior ao longo de uma linha diagonal, criando um espaço onde todas as três gerações possam usufruir da presença sutil uma da outra.

Residência Stairway / nendo - Imagem 8 de 63
© Daici Ano

A escada não apenas conecta o interior ao quintal, ou une uma casa a outra, essa estrutura visa expandir-se ainda mais para conectar os arredores e a cidade - ligando a via que se estende para o sul no nível do solo e a claraboia por meio da entrada de luz superior.

Residência Stairway / nendo - Imagem 2 de 63
© Daici Ano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Stairway / nendo" [Stairway House / nendo] 13 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937411/residencia-stairway-nendo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.