Residência Trem / On Architects Inc.

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de ExteriorResidência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroResidência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior, MadeiraResidência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de ExteriorResidência Trem / On Architects Inc. - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: On Architects Inc.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  114
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yoon Joonhwan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dongwha Nature Flooing, LG Hausys
  • Arquiteto Responsável: Woongsik Jung
  • Cidade: Ulsan
Mais informaçõesMenos informações
Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal que morava na cidade nos encarregou de projetar uma pequena casa onde morariam com seus pais idosos. O terreno possuía uma forma inadequada para este uso e uma diferença significativa entre os níveis mais alto e mais baixo. Na maioria dos casos, no planejamento de uma casa de campo em um local mais baixo do que a estrada, é necessário nivelar o terreno antes de construir.

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan
Residência Trem / On Architects Inc. - Imagem 26 de 26
Planta
Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Yoon Joonhwan

O planejamento para este projeto começou de maneira semelhante. No entanto, surgiu a oposição de moradores do bairro que impossibilitou a elevação do nível do terreno, por isso, foi necessário criar outra estratégia. Concluiu-se que não é apropriado subir o nível de forma imprudente para construir uma casa de campo, mas é arquitetonicamente possível usar a forma do terreno para minimizar os danos à natureza. 

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior, Madeira
© Yoon Joonhwan

Como o terreno do projeto está voltado para o sul, a luz solar não era suficiente. Para resolver esse problema, foram inseridos em uma massa linear três pátios com características diferentes, como espaços ao ar livre, para que toda a edificação respire. As áreas de moradia dos clientes e dos pais foram separadas espacialmente para manter sua própria privacidade, enquanto pátios externos semi-porosos foram feitos para provocar a comunicação entre eles. A inserção do espaço onde é possível ver o céu permite a relação com a luz em todas as partes da casa.

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan
Residência Trem / On Architects Inc. - Imagem 23 de 26
Elevação 01
Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior, Tijolo, Concreto
© Yoon Joonhwan

O dormitório dos clientes possui um pequeno pátio próprio para garantir a independência do casal, mas também é conectado ao pátio principal que permite a comunicação com os pais a qualquer momento. Ao norte, o hall, banheiros, salas de utilidades e serviços públicos foram organizados para obter uma vantagem funcional contra o vento soprando do lado de fora. A relação que os espaços funcionais da unidade estabelecem em torno do espaço exterior lembra uma imagem única que se parece com a forma de um longo trem que conecta uma cadeia de vagões.

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Yoon Joonhwan

A superfície da edificação é finalizada com concreto aparente com a expressão de textura áspera, como a velha casca de árvore de uma casa tradicional coreana. Com o objetivo de representar a aspereza natural tradicional na Coreia, foram conduzidos experimentos e pesquisas sobre materialidade pura por um longo tempo e finalmente realizados com concreto aparente carbonatado. Ao final, a edificação ganhou fachadas expressivas que refletem a luz do dia em vários ângulos e mudam gradualmente a sensação de cor do concreto ao longo do tempo. Espera-se que esta pequena casa, com uma longa massa linear composta por espaços internos e externos que fazem uma sobreposição equilibrada, se torne uma proposta diferente dos espaços comuns construídos.

Residência Trem / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Trem / On Architects Inc." [Train House / On Architects Inc.] 08 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936983/residencia-trem-on-architecture-inc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.