Shift Architecture Urbanism propõe solução para comércio local em tempos de pandemia

O Shift Architecture Urbanism apresentou recentemente o resultado de uma pesquisa relâmpago à respeito da comercialização de produtos de necessidade básica em cidades em estado de shut down. Os arquitetos defendem que, disseminando e diluindo os grandes mercados de rua e as grandes concentrações de pessoas, é possível atuar na micro-escalada, fornecendo alimentos frescos, saudáveis e de maneira segura à população em quarentena domiciliar.

O Shift Architecture Urbanism, escritório de arquitetura com sede em Roterdã e liderado por Harm Timmermans, Oana Radeş e Thijs van Bijsterveldt, desenvolveu um conceito de micro-comércio de rua que poderia ser implementado nos espaços públicos das cidades durante o período de quarentena, garantindo a distribuição de alimentos frescos de forma segura e prática para todos os cidadãos. Acontece que as feiras de rua foram proibidas neste momento de crise, principalmente pelas grandes aglomerações que elas provocam e o auto risco de contaminação. Espalhando a estrutura dos mercados de rua no tempo e no espaço, seria possível diminuir ainda mais o numero de viagens para o centro da cidade, minimizando o contato físico entre as pessoas e reduzindo a carga sobre os super e hiper-mercados.

Cortesia de Shift architecture urbanism

Levando em conta que os micro-produtores são os principais afetados com as medidas restritivas de circulação de pessoas e comercialização de produtos, o Shift Architecture Urbanism optou por uma solução bastante simples. Com um organização assaz intuitiva, os arquitetos propõe “manter o funcionamento dos mercados e feiras de rua, promovendo o comércio em micro-escala, ao mesmo tempo que, minimiza o potencial de disseminação do vírus de tais estruturas”. Disseminando a estrutura das feiras de rua no espaço urbano é possível evitar as grandes aglomerações sem deixar de prover produtos frescos e saudáveis à população. Basicamente isso significa que, “em vez de você ter que se deslocar até o supermercado mais próximo, a feira virá até o seu bairro.” Com horários de funcionamento extendidos, esses mercados locais poderiam operar até cinco dias por semana, reduzindo ainda mais a concentração de pessoas.

Cortesia de Shift architecture urbanism

O desenho proposto pelos arquitetos holandeses cria uma grade quadrada de 16 por 16 metros, com banquinhas de mercado em três dos quatro lados desta micro-praça de comércio local. As divisões poderiam ser coladas ou pintadas no chão, deixando uma lateral livre para o acesso e duas saídas opostas. Cada célula de quatro metros quadrados pode comportar uma única pessoa por vez, mantendo o afastamento de segurança com certa margem, além de que apenas seis pessoas podem acessar a praça simultaneamente. Para minimizar o tempo dentro da praça de comércio, as barraquinhas poderiam oferecer pacotes fechados ao invés de produtos à granel. Com um investimento baixíssimo, a estrutura proposta pelo Shift Architecture Urbanism seria facilmente compatível com o atual fluxo de veículos, promovendo o comércio de rua e a qualidade de vida durante este momento de crise.

  • Proposta e projeto: Shift Architecture Urbanism, Rotterdam, NL
  • Equipe: Thijs van Bijsterveldt, OanaRades, Harm Timmermans, Karolina Kowalczyk, Ema Dunkić

Cortesia de Shift architecture urbanism
Cortesia de Shift architecture urbanism

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Shift Architecture Urbanism propõe solução para comércio local em tempos de pandemia" [Shift Architecture Urbanism Creates Hyperlocal Micro Markets that Operate During COVID-19 Shutdowns] 07 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936971/shift-architecture-urbanism-propoe-solucao-para-comercio-local-em-tempos-de-pandemia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.