Casa Alcoba / MYCC

Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Alcoba / MYCC - Fotografia de InterioresCasa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama, VigaCasa Alcoba / MYCC - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: MYCC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rubén P. Bescós
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Baumit, Trimble Navigation
  • Arquitetas Responsáveis: Beatriz Gómez Casares, Carmina Casajuana Benavente
  • Cidade: Alcoba de la Torre
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta
© Rubén P. Bescós

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um dos tantos pueblos esquecidos da Espanha, onde a pequena população que ainda permanece, está perto de desaparecer. No entanto, como em tantas outros enclaves, conta com um belo castelo em ruínas e uma igreja românica. Muito próxima a estas construções, em uma situação privilegiada, o proprietário desta residência decidiu compra um antigo galpão para reformá-lo e transformá-lo em sua casa de férias. A localização, a poucos metros do castelo, incentivou a conservação tanto das paredes centenárias de pedra, quanto do desenho do telhado e grande parte das telhas da antiga construção de lavoura.

Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores
© Rubén P. Bescós

Assim, a casa se estabelece atrás desses muros, abrindo grandes janelas, a partir das quais é possível observar as pedras que contam a história do lugar. Este material é combinado ao concreto aparente e ao microcimento do piso que também falam dos acabamentos naturais e rústicos do campo, e que relacionam este plano semi-enterrado com a terra. No meio da planta, como se uma escotilha tivesse acabado de abrir, se desdobra uma escada de madeira que convida a subir.

Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Rubén P. Bescós
Corte
Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Rubén P. Bescós

No pavimento superior, o desenho do telhado rememora a cobertura existente. Um interessante cruzamento de vigas que não podem ser removidas pela necessidade de uma compartimentação, motivou a decisão de que divisórias opacas deveriam ter apenas até dois metros de altura e o resto ser completado com um conjunto de vidros que permitem ver o telhado quase inteiramente a partir de qualquer ambiente. Nele são recortadas aberturas a partir das quais se pode observar a torre do sino, parte do castelo e o céu, formando um espaço iluminado com materiais quentes, que se abre para o horizonte do planalto castelhano e que contrasta com o espaço estereotômico do térreo.

Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama, Viga
© Rubén P. Bescós
Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Rubén P. Bescós

Na parte externa a pedra é combinada com SATE, que proporciona 12 cm de isolamento e um acabamento rugoso e desigual que remete aos rebocos antigos. Este isolamento, junto a uma outra camada de poliuretano expandido, forma um envoltório contínuo que elimina todas as pontes térmicas e dota a casa de qualificação energética A. 

Casa Alcoba / MYCC - Fotografia de Exterior
© Rubén P. Bescós

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Alcoba / MYCC" [Casa Alcoba / MYCC] 13 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936846/casa-alcoba-mycc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.