Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável

Durante as últimas décadas, os espaços interiores tornaram-se cada vez mais abertos e versáteis. Desde as paredes grossas e múltiplas subdivisões das villas paladianas, por exemplo, às plantas livres e multifuncionais de hoje, a arquitetura tenta combater a obsolescência, fornecendo ambientes mais eficientes para a vida transcorrer, facilitando as experiências cotidianas de pessoas no presente e futuro. E enquanto as antigas vilas de Palladio ainda podem acomodar uma variedade de recursos e estilos de vida, reajustando seus usos sem alterar um centímetro de sua simetria e modulação originais, hoje a flexibilidade parece ser a receita para prolongar a vida dos edifícios tanto quanto possível.

Como projetar espaços neutros e flexíveis o suficiente para se adaptar ao ser humano em evolução, oferecendo as soluções que cada pessoa demanda hoje em dia? Um elemento antigo pode ajudar a redefinir a maneira como concebemos e habitamos o espaço: cortinas.

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 31 de 48
MOSCA / Pau Sarquella Fábregas y Carmen Torres. Image © Joan Guillamat

Com evidências concretas detectadas durante a Idade Antiga e o Império Romano, as cortinas acompanham o ser humano há séculos na criação de seus espaços interiores. Mosaicos da antiguidade clássica, manuscritos ilustrados da Idade Média e até pinturas holandesas de 1600 mostram espaços que incluem cortinas usadas de várias maneiras [1]. Durante a Idade Média, e sendo replicadas nos tempos seguintes, as cortinas eram usadas para aumentar a privacidade das camas, enquanto na Ásia e na Europa a cortina era bastante famosa sob o nome de Portière, decorando as portas com pesados pedaços de veludo ou pelúcia. Na era vitoriana, bordas, dobras, laços e outros acessórios foram combinados com os mais diversos padrões, desenhos e tipos de tecidos.

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 48 de 48
via Socks Studio. Image Café Samt & Seide, Berlin / Mies van der Rohe & Lilly Reich

Em 1927, as cortinas foram incorporadas magistralmente à arquitetura moderna através do Cafe Samt & Seide, projetado por Mies van der Rohe e Lilly Reich para a exposição "Die Mode der Dame" em Berlim, Alemanha. O espaço de 300 metros quadrados era dividido em cortinas de seda e veludo, estrategicamente colocadas e distribuídas por cores e alturas. Décadas depois, em 1995, o arquiteto japonês Shigeru Ban reinventou as tradicionais telas e persianas japonesas, projetando uma casa icônica coberta por enormes cortinas, variando as conexões entre público e privado, conforme exigido por seus usuários.

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 47 de 48
Curtain Wall House / Shigeru Ban. Image © Hiroyuki Hirai

Hoje, os materiais e estilos mudaram. Tecidos sintéticos e os novos sistemas operacionais e de instalação oferecem novas possibilidades de aplicação, além de diferentes níveis de opacidade, absorção de luz, isolamento térmico e acústico e proteção UV, incluindo até sistemas automatizados. E embora sua principal função ainda esteja associada às janelas, sua capacidade de garantir alta fluidez e flexibilidade tornou as cortinas uma opção eficaz para dividir e zonear os espaços.

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 26 de 48
(un)curtain office / dekleva gregoric architects. Image © Janez Marolt

Em seguida, revise uma série de projetos que seguem essa lógica, incorporando cortinas não apenas como 'paredes' leves e ajustáveis, mas como um ponto central na estética do ambiente.

Escritório JL Madeira / Metro Arquitetos Associados

"Os três espaços de trabalho podem ser parcialmente isolados com o uso de cortinas que, quando fechadas, criam volumes difusos com formas orgânicas".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 11 de 48
JL Madeira Office / Metro Arquitetos Associados. Image © Ilana Bessler
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 12 de 48
JL Madeira Office / Metro Arquitetos Associados. Image © Ilana Bessler

Jisifang Store / Neri&Hu Design and Research Office

"Ao entrar, o visitante é imerso em uma constelação equilibrada de salas iluminadas. Cada espaço cilíndrico suspenso apresenta uma categoria da marca e fornece um espaço contemplativo que harmoniza e celebra seu conteúdo. Pendurada em um anel circular de madeira, a cortina têxtil fornece um pano de fundo para destacar as roupas, protegendo o visitante de qualquer confusão visual".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 14 de 48
Jisifang Store / Neri&Hu Design and Research Office. Image © Pedro Pegenaute
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 18 de 48
Jisifang Store / Neri&Hu Design and Research Office. Image © Pedro Pegenaute

PURE / Sílvia Rocio + Mariana Póvoa + esse studio

"A introdução das cortinas permite a organização funcional do projeto, definindo diferentes ambientes em uma área de apenas 60 metros quadrados. Esses elementos permitem 'sentir' todo o espaço ou dividi-lo em espaços programáticos predefinidos: área de trabalho, sala de reuniões, sala de estar e cozinha. "

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 38 de 48
PURE / Sílvia Rocio + Mariana Póvoa + esse studio. Image © Francisco Nogueira
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 39 de 48
PURE / Sílvia Rocio + Mariana Póvoa + esse studio. Image © Francisco Nogueira

Nagi Apartment / UUfie

"As cortinas proporcionam privacidade e, por sua vez, permitem que a luz passe pelos espaços. Conforme experenciados, os espaços mudam e se ajustam à vida familiar, enquanto seus trilhos sempre ficam lá, como uma espinha dorsal para suportá-los ".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 13 de 48
Nagi Apartment / UUfie. Image © Daici Ano
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 37 de 48
Nagi Apartment / UUfie. Image © Daici Ano

Apartamento ready-made / azab

"A cortina como elemento separador contínuo da casa, reduzindo ao mínimo a noção interior-exterior que separa armários, despensa e banheiros, introduz conotações teatrais e lúdicas e convida o habitante a performar com ela, mudar o espaço e brincar com os mistérios, contradições e paradoxos que a privacidade nos oferece além da moralidade".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 8 de 48
Ready-made Apartment / azab. Image © Luis Diaz Diaz
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 3 de 48
Ready-made Apartment / azab. Image © Luis Diaz Diaz

Milkman HQ / studioWOK

"As cortinas em cores diferentes escondem os móveis existentes e dividem o espaço em diferentes locais de trabalho, dando à área um caráter doméstico e, ao mesmo tempo, criando conforto acústico geral".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 35 de 48
Milkman HQ / studioWOK. Image © Federico Villa studio
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 36 de 48
Milkman HQ / studioWOK. Image © Federico Villa studio

University Library Cologne / ANDREAS SCHÜRING ARCHITECTS

"Uma série de cortinas acústicas retas e curvas, baseadas no" Café Velvet and Silk ", projetado por Mies van der Rohe e Lilly Reich em 1927, permite que o cenário de aprendizado seja facilmente modulado e, se necessário, também dividido durante o semestre: no início do semestre predominam os espaços abertos, mas durante as fases do exame, as cortinas oferecem retiros alternativos para diferentes grupos de aprendizagem ".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 15 de 48
University Library Cologne / ANDREAS SCHÜRING ARCHITECTS. Image Cortesía de ANDREAS SCHÜRING ARCHITECTS
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 40 de 48
University Library Cologne / ANDREAS SCHÜRING ARCHITECTS. Image Cortesía de ANDREAS SCHÜRING ARCHITECTS

Long Slow Distance / Upsetter Architects

"As cortinas em camadas translúcidas fornecem visibilidade e privacidade - as pessoas podem sentir o movimento interno e o funcionário pode desfrutar de abertura e privacidade limitadas.As cortinas também permitem layouts flexíveis dentro da loja à medida que são instalados nos trilhos em intervalos regulares".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 41 de 48
Long Slow Distance / Upsetter Architects. Image © Yusuke Wakabayashi
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 20 de 48
Long Slow Distance / Upsetter Architects. Image © Yusuke Wakabayashi

Residência REI / CRUX arquitectos

"As três naves da casa podem ser convenientemente compartimentadas através de grades, cortinas ou sistemas de divisória a seco. Utilizamos divisórias leves, mais efêmeras do que estruturas de concreto e metal. Em alguns momentos, as três naves se fundem em duas ou um, eles se estendem para o exterior, tornam-se um terraço ".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 27 de 48
REI House / CRUX arquitectos. Image © Milena Villalba
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 43 de 48
REI House / CRUX arquitectos. Image © Milena Villalba

Natura NASP / Estúdio Penha

"A linha expressa o começo de tudo: é um elemento simples, mas mutável, dançante e flexível. Imaginário ou material. A partir da linha, o movimento é gerado. A criação que surge a partir dele se torna um produto; as linhas de vida, pensamento, existência. Juntas, representadas pelas cortinas, a linha se estabelece em parcelas mais complexas, desenvolvendo-se no espaço do plano, tornando-se expressão".

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 32 de 48
Natura NASP Reception / Estúdio Penha. Image © Maíra Acayaba
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 30 de 48
Natura NASP Reception / Estúdio Penha. Image © Maíra Acayaba

Galeria de móveis / CHYBIK+KRISTOF

"Os recortes circulares são delimitados por cortinas brancas de altura total, que podem ser fechadas ou deixadas abertas. [...] Todo o espaço trabalha com o princípio de uma galeria que pode ser facilmente ajustada às suas necessidades."

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 42 de 48
Gallery of Furniture / CHYBIK + KRISTOF. Image © Lukas Pelech
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 44 de 48
Gallery of Furniture / CHYBIK + KRISTOF. Image © Lukas Pelech

Rivaparc Apartment Renovation / Nhabe Scholae

"Os recortes circulares são delimitados por cortinas brancas de altura total, que podem ser fechadas ou deixadas abertas. [...] Todo o espaço trabalha com o princípio de uma galeria que pode ser facilmente ajustada às suas necessidades."

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 45 de 48
Rivaparc Apartment Renovation / Nhabe Scholae. Image © Hyroyuki Oki
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável - Imagem 46 de 48
Rivaparc Apartment Renovation / Nhabe Scholae. Image © Hyroyuki Oki

Encontre mais exemplos aqui.

[1] Curtain, Encyclopaedia Britannica.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável" [Cortinas para dividir espacios: Hacia una arquitectura fluida y adaptable] 16 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936839/cortinas-como-divisorias-para-uma-arquitetura-fluida-e-adaptavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.