Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia

Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga, CorrimãoMicrobiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, MadeiraMicrobiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, VigaMicrobiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, VigaMicrobiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: SHAU Indonesia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:KIE
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoCAD, PT. Kayu Lapis, SketchUp
  • Arquiteto Responsável: Florian Heinzelmann, Daliana Suryawinata
  • Equipe De Projeto: Florian Heinzelmann, Daliana Suryawinata with Rizki Maulid Supratman, Muhammad Ichsan, Alfian Reza Almadjid, Multazam Akbar Junaedi
  • Clientes: Arkatama Isvara Foundation
  • Engenharia: Joko Agus Catur Wibowo
  • Pré Fabricação: PT - Kayu Lapis Indonesia, Andre Sulistyo Purnomo, Dodong Budijanto Purnomo, Yosep Bayu Setiyawan
  • Construtor: RAH Contractor
  • Cidade: Semarang
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Madeira
© KIE

Um marco urbano com programas variados

A Microbiblioteca Warak Kayu na cidade de Semarang, Indonésia, é o quinto projeto da série Microlibraries a sair do papel – uma iniciativa desenvolvida para estimular o interesse das pessoas pela leitura através da criação de espaços comunitários multifuncionais e projetos de arquitetura sustentáveis, que visam atender a necessidades da população de baixa renda da cidade. Desenvolvido em parceria pelos arquitetos da SHAU e pela empresa de pré-fabricados de madeira PT Kayu Lapis Indonésia, o projeto contou com o engajamento da comunidade civil, do setor privado e do governo – um presente da Fundação Arkatama Isvara para a cidade de Semarang. A microbiblioteca, pública e gratuita, é administrada pelo Harvey Center – uma instituição sem fins lucrativos – em parceria com o governo local da cidade de Semarang.

Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga, Corrimão
© KIE
Planta - térreo
Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Madeira
© KIE

Formalmente, o edifício da microbiblioteca expressa a busca contínua da SHAU por uma arquitetura passiva, com materiais e soluções projetuais adaptadas ao contexto local específico de Java. Após uma série de experimentos formais, os arquitetos optam por elevar o edifício do solo, liberando o térreo em uma abordagem estrutural que se assemelha a um casa em palafita, ou as tradicionais ‘rumah panggung’. Esta solução não apenas permite acolher o programa da biblioteca, mas agregar valor ao espaço urbano, incorporando também um centro comunitário como espaço de encontro e convívio, ao mesmo tempo que promove soluções de projeto sustentáveis, criando um novo marco urbano para a região central de Semarang.

Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Viga
© KIE

Ao elevar o edifício do solo, foi possível incorporar diversos programas alternativos e complementares à biblioteca. No térreo, um amplo espaço aberto e coberto foi criado, o qual pode ser utilizado para a realização de cursos e oficinas, além de contar com uma escadaria que, ao mesmo tempo que permite acesso ao nível superior da biblioteca, pode ser utilizada como uma arquibancada durante a projeção de filmes ou espetáculos e eventos abertos à comunidade. O espaço programático no térreo é definido apenas por um perímetro de canteiros elevados, criando uma sensação de proteção e uma atmosfera mais íntima. No nível superior, no espaço da biblioteca propriamente dito, uma rede foi instalada no piso, funcionando como um grande sofá onde é possível deitar-se, relaxar e ler, além de permitir a comunicação direta com as pessoas que encontram-se do lado de fora. Para nós, era fundamental que o projeto da microbiblioteca incorporasse também uma série de outros programas, fazendo com que o edifício se transformasse em um centro comunitário per se, já que a leitura, por si só, ainda não é considerada uma atividade atrativa o suficiente para operar de forma independente. 

Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© KIE
Corte
Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Concreto
© KIE
Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Madeira
© KIE

A Microbiblioteca Warak Kayu é o mais recente projeto construído na histórica cidade de Semarang, capital da província de Java Central, Indonésia. O edifício foi implantado junto à Taman Kasmaran, uma praça pública do centro da cidade, muito próxima à Kampung Pelangi, ou “bairro arco-íris”, uma das principais atrações turísticas da região. A praça é um tradicional espaço de encontro e socialização, intimamente conectada à vida social do bairro. O atual prefeito de Semarang – Hendrar Prihadi – anunciou recentemente em público o seu entusiasmo com a nova microbiblioteca de Semarang, afirmando que o edifício deverá ser incorporado às principais rotas turísticas da cidade, ele será o ponto final do percurso gratuito de ônibus oferecido aos turistas que frequentam a cidade no norte da ilha de Java. Nesse sentido, a microbiblioteca não servirá apenas ao bairro, mas a toda cidade, criando um novo marco urbano para a cidade de Semarang.

Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© KIE

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Semarang, Cidade de Semarang, Java, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia" [Microlibrary Warak Kayu / SHAU Indonesia] 05 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936826/microbiblioteca-warak-kayu-shau-indonesia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.