Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados

Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, MadeiraApartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sofá, CorrimãoApartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Fachada, VigaApartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  141
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ilana Bessler
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brastemp, Comunidad LibreCAD, Deca, Foscarini, Giaretta Móveis, HS ENVIDRAÇAMENTO, La Fonte, Metalferco, Miaki, Rewood
  • Arquitetos Responsáveis: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Renata Mori e Rafael de Sousa
  • Construtora: DM engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Ilana Bessler

Descrição enviada pela equipe de projeto. Intervenção em apartamento recém entregue pela construtora. A planta original, extremamente problemática, tinha uma área de varanda igual a área útil e o que chamou atenção para o partido de projeto foi a vista para o Rio Pinheiros.

Decidimos por eliminar todas as paredes existentes, inclusive entre a varanda e o apartamento, incorporando toda a área externa ao interior do imóvel. Com a retirada dos forros e acabamentos, a estrutura de concreto se tornou um dos materiais mais presentes no apartamento e dessa forma foi possível alcançar um pé-direito suficiente para um novo andar.

Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sofá, Corrimão
© Ilana Bessler
Planta
Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Fachada, Viga
© Ilana Bessler

Uma nova estrutura de aço pendurada às vigas de concreto, permitiu a criação do mezanino que se debruça sobre a vista da cidade. De um lado, cozinha e área de serviço no sentido transversal à iluminação e no lado oposto, a suíte. Entre esses dois ambientes, as áreas de estar. No mezanino, criamos um pequeno escritório que permanece protegido da luz direta do sol, graças à viga de concreto existente. E por fim, um complemento de armário já que o casal dono do imóvel, faz constantes viagens, e gostariam de ter mais espaços para guardar os objetos pessoais.

Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela
© Ilana Bessler

Esse novo andar destaca-se também na materialidade. Ele marca a mudança de materiais e a função de cada um - o aço, presente no andar inferior, serve de estrutura para sustentar os elementos mais leves de madeira do andar superior. A madeira também está presente piso do mezanino, nesse caso funciona tanto como estrutura como acabamento - piso acabado no superior e forro para o andar inferior.

Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Ilana Bessler
Corte
Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Bancada, Corrimão
© Ilana Bessler

O pilar central, recebeu uma estrutura de aço que organiza e setoriza alguns possíveis usos nos ambientes de estar. Serve como sofá, banco, mesa e apoio para os quatro cantos.

Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira
© Ilana Bessler

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Juscelino Kubitschek, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento JK / Metro Arquitetos Associados" 01 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936683/apartamento-jk-metro-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.