Casa em um Gaothan / unTAG

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de ExteriorCasa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de InterioresCasa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, PrateleiraCasa em um Gaothan / unTAG - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: unTAG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, Jindal Aluminium, Saint-Gobain
  • Arquitetos Responsáveis: Gauri Satam, Tejesh Patil
  • Construtor: Pandharinath Patil, Dinesh Sutar
  • Cidade: Dakivali
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior, Fachada
© unTAG Architecture & Interiors

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência, aninhada em uma pequena vila chamada Dakivali, em Maharashtra, é uma anedota das aspirações de um agricultor de arroz, que é também professor aposentado, que sonhava em construir uma casa modesta e econômica em seu Gaothan, como são conhecidos os núcleos internos dos vilarejos. Implantada em um terreno de mais de 460 metros quadrados, próximo a uma estrada poeirenta que dá acesso a vila, o local já foi um terreno baldio, com um pequeno bosque de bambu. Seus vizinhos laterais contam com casas casas tradicionais da comunidade agrícola. Nesse cenário, a casa teve que encontrar um equilíbrio entre ser participativa e reclusa.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior
© unTAG Architecture & Interiors

Trabalhando a maior parte de sua vida nos arrozais, esse fazendeiro queria que sua casa de repouso também tivesse uma conexão com a natureza, além de uma sensação de conforto acessível. Com um escasso orçamento, o desafio era como explorar uma maneira eficiente de um agricultor viver na velhice, mantendo a essência de uma vida no campo.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Interiores
© unTAG Architecture & Interiors

O projeto se conforma em 130 metros quadrados de casa, contando com um tradicional pátio central, chamado localmente de Aangan, que circunscreve as principais funções ao seu redor. Sendo o aspecto visual imediato a nós, os vivos, este Aangan com uma jovem árvore chamada de champa tree cria um microclima reconfortante, diminuindo a temperatura ambiente de 3 a 5 ℃. Ele atua como um refúgio verde e seguro, estabelecendo uma conexão direta com os elementos que o cliente sempre desejou.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Prateleira
© unTAG Architecture & Interiors

Este é um projeto atento à discrição dos usuários, que garante a privacidade de seus moradores de serem expostos à estrada da vila. Além disso, ele também possui uma varanda mais extrovertida voltada para a estrada que corre pelo oeste, servindo como conexão visual com aqueles que atravessam a cidade. Estrategicamente localizado a oeste, ao lado do bosque de bambu existente, testemunha-se um pôr-do-sol alegre atrás das distantes colinas de Sahyadri, sentado em uma zhoola tradicional. Um elemento integrante da maioria das casas tropicais da Índia, a varanda atua como um limiar, um espaço transitório entre o domínio coletivo da vila e uma vida interna reclusa.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Interiores, Escada
© unTAG Architecture & Interiors

As aberturas maiores, porém controladas, estabelecem uma conexão com a paisagem imediata, fazem os espaços internos compactos parecerem espaçosos, trazendo uma quantidade precisa de luz, facilitando também a ventilação cruzada. Os custos são drasticamente reduzidos ao otimizar a placa de piso, propondo espaços multifuncionais, como o espaço com pé direito duplo de refeições, que também serve como biblioteca, integrado a uma escada de metal para acessar o piso superior.

Planta - Pavimento Térreo
Corte - Estar

A poeira e a privacidade são duas das principais preocupações. A casa é acessada através de um pátio de entrada ajardinado, cercado por blocos de concreto de baixo custo e de origem local, os jaali, que atuam como amortecedores para proteger a poeira e reduzir a visibilidade direta da estrada da vila. A tela de jaali também serve como uma medida de controle climático, interrompendo a severa luz solar leste e oeste, além de permitir que a brisa flua através dela.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior, Porta, Jardim
© unTAG Architecture & Interiors

A orientação desta casa no pátio em relação às paredes, aberturas e projeções foi concebida através de estratégias solares passivas para alcançar o melhor conforto térmico para os habitantes. Os terraços foram pintados de branco, para reduzir o ganho de calor incidente. Com uma paleta de materiais de baixa energia incorporada em fornos próximos, blocos de cinzas fabricados localmente, paredes de gesso e piso de pedra kotah indiano, esta casa da vila promove a sustentabilidade econômica e ecológica.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior
© unTAG Architecture & Interiors

Poços de recarga foram introduzidos em locais importantes para canalizar o escoamento da água da chuva. As águas residuais são tratadas através de fitorremediação e posteriormente utilizadas para o paisagismo das redondezas. A arquitetura, juntamente com as iniciativas ecológicas do paisagismo, está estabelecendo novos padrões para uma vida sustentável e acessível nas comunidades agrícolas.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior, Jardim
© unTAG Architecture & Interiors

Habitando esta morada, o cliente é um orgulhoso proprietário de uma casa de aldeia exemplar,  que ele gosta de residir, nutrir e pretende envelhecer graciosamente com ela. Este projeto exemplifica que a sustentabilidade nem sempre tem um custo enorme, mas também pode ser praticada na raiz, através de soluções simples.

Casa em um Gaothan / unTAG - Fotografia de Exterior, Madeira
© unTAG Architecture & Interiors

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dakivali, Maharashtra 421312, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em um Gaothan / unTAG" [House in a Gaothan / unTAG] 31 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936641/casa-em-um-gaothan-untag> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.