Tijolos longos e delgados para fachadas delicadas e artesanais

Tijolos longos e delgados para fachadas delicadas e artesanais

Originados por volta de 7500 aC, os tijolos fazem parte da estética tradicional de muitas cidades ao redor do mundo. Ao longo de sua história, no entanto, a indústria de tijolos mudou e modernizou para permanecer relevante em termos de arquitetura. As inovações na fabricação de tijolos continuam a oferecer novas oportunidades de design, combinando o calor e o caráter dos materiais naturais com a eficiência e a estética dos edifícios modernos.

Tijolos longos e delgados para fachadas delicadas e artesanais - Mais Imagens+ 14

Os tijolos de formato longo, por exemplo, criam uma aparência moderna com suas dimensões únicas - o comprimento de dois tijolos comuns e apenas 38 mm de altura. Esses novos tijolos permitem que uma aparência delicada seja entregue com um material tipicamente pesado, preservando as variações de textura e cor de uma fachada de alvenaria tradicional. A série Ultima, fabricada pela Randers Tegl, produz tijolos lineares de molde umedecido (water-struck) e de aparência artesanal e variada.

O processo de fabricação de tijolos de molde umedecidos foi aperfeiçoado e modernizado por gerações, mas a essência do procedimento permanece a mesma. A mistura de argila, composta e estruturada de acordo com sua localização de origem, é despejada em moldes individuais para endurecer. Uma vez estabelecidos, os tijolos são liberados de seus moldes com água, gerando unidades suaves e refinadas, mas com marcas e imperfeições sutis que agregam grande interesse à visão e ao toque.

Villa Peer. Image © Randers Tegl

Apesar da aparência delicada desses tijolos, eles são igualmente duráveis e fortes. Além disso, por serem materiais 100% naturais e inorgânicos, os tijolos são considerados um material de construção sustentável, o que contribui para o design de interiores saudáveis e confortáveis. Sua capacidade de absorver a umidade permite uma melhor regulação da temperatura da massa térmica.

Os tijolos de formato longo estão disponíveis em várias cores e tons e podem ser aplicados em várias orientações, assim como os tijolos de tamanho tradicional. Abaixo estão exemplos de projetos que usam tijolos longos e finos, criando projetos inovadores de alvenaria.

Villa Peer, Bélgica / UAU Collectiv Architects

RT 156 Ultima

Villa Peer. Image © Randers Tegl

Os tijolos em Villa Peer são usados tanto em aplicações horizontais quanto verticais, contrastando com a orientação de seus diferentes padrões de cores.

Villa Peer. Image © Randers Tegl

Bygdøynesveien, Noruega / Reiulf Ramstad Architects

RT 162 Ultima

Bygdøynesveien. Image © Randers Tegl

A combinação de tijolo branco e argamassa confere ao complexo uma aparência limpa, sem sacrificar seu caráter e apelo estético.

Bygdøynesveien. Image © Randers Tegl

Fredrikstad Office, Noruega / Griff Architects

RT 157 Ultima

Fredrikstad office. Image © Randers Tegl

As variações de cores nesses tijolos de tons de vermelho e marrom geram padrões e detalhes diferentes em todo o interior e exterior do edifício.

Fredrikstad office. Image © Randers Tegl

Mosevænget, Dinamarca / Friis & Moltke Architects

RT 150 Ultima

Mosevænget. Image © Randers Tegl

A intensa cor preta dos tijolos combina com o ambiente arborizado, além de criar uma sensação de calor nas paredes do primeiro andar da casa.

Mosevænget. Image © Randers Tegl

Eufemia, Noruega / A-Lab Architects

RT 155 Ultima

Eufemia. Image © Randers Tegl

Os tijolos cobertos em tons de cinza estão localizados em dois planos, reforçando sua profundidade e aparência linear.

Eufemia. Image © Randers Tegl

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Tijolos longos e delgados para fachadas delicadas e artesanais" [Long Format Bricks: Shaping Distinctive Facades] 01 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936595/tijolos-longos-e-delgados-para-fachadas-delicadas-e-artesanais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.