Grafton Architects vence concurso para o novo Centro Anthony Timberlands nos EUA

A Grafton Architects acaba de ser escolhida como a grande vencedora do concurso internacional de arquitetura para o projeto do novo Centro Anthony Timberlands de Inovação em Design e Materiais da Universidade do Arkansas. Desenvolvido em colaboração com os arquitetos do Modus Studio, o centro de pesquisa deverá entrar em fase de projeto executivo ao longo dos próximos meses.

Cortesia de Fay Jones School of Architecture and Design, University of Arkansas / Grafton Architects

Parte integral da Escola de Arquitetura e Design Fay Jones, o novo centro de pesquisa será construído no distrito de arte e design Windgate da Universidade do Arkansas, frente à Avenida Martin Luther King Jr. na porção sul de Fayetteville. Concebido pela Grafton Architects, escritório de arquitetura co-fundado por Yvonne Farrell e Shelley McNamara – galardonadas com o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2020 –, o novo Centro Anthony Timberlands “servirá como um catalizador de novas iniciativas para a Escola de Arquitetura da Universidade do Arkansas, acolhendo e expandido o programa existente dos laboratórios de tecnologia e fabricação em madeira, além de servir como nova casa para o emergente programa de pós-graduação de construção em madeira da Fay Jones School.

Cortesia de Fay Jones School of Architecture and Design, University of Arkansas / Grafton Architects

Estamos muito empolgadas com a construção do nosso primeiro projeto de arquitetura nos Estados Unidos. Esta iniciativa nos faz pensar no futuro com bastante otimismo, um futuro construído em madeira e tudo aquilo que este sistema construtivo representa para a arquitetura e para a industria da construção civil de modo geral. -- Yvonne Farrell e Shelley McNamara.

Cortesia de Fay Jones School of Architecture and Design, University of Arkansas / Grafton Architects

Concebido como um Livro da História da Construção em Madeira, o novo Centro Anthony Timberlands expressará toda a “versatilidade da madeira, tanto como sistema estrutural quanto como solução de acabamento.” De fato, Yvonne Farrell diz que “o próprio edifício funcionará como uma ferramenta de ensino, uma estrutura que expressa todas as possibilidades, estruturais e estéticas, da construção em madeira.” Projetado para responder às características climáticas especificas do local e ao programa de atividades da escola, o novo Centro Anthony Timberlands é uma estrutura aberta e integrada ao campus, um espaço concebido para oferecer a seus alunos e a comunidade local um mar de novas possibilidades. Os membros do júri do concurso descrevem o projeto vencedor como “um conjunto de idéias pragmáticas traduzidas em soluções formais poéticas. Simultaneamente complexo e simples, expressando toda a ambição da Fay Jones School e criando um novo marco institucional para a Escola na paisagem urbana do Campus de Fayetteville.

A divulgação da proposta vencedora veio à público depois de um longo processo de avaliação das seis proposta finalistas apresentadas. A Grafton Architects venceu uma acirrada concorrência entre a WT/GO Architecture, a Dorte Mandrup A/S, a Shigeru Ban Architects, a Kennedy & Violich Architecture e a LEVER Architecture.

Cortesia de Fay Jones School of Architecture and Design, University of Arkansas / Grafton Architects

Historicamente, a Universidade do Arkansas tem se firmado como uma das principais instituições dedicadas à pesquisa e o desenvolvimento de sistemas construtivos em madeira nos Estados Unidos. Estamos ansiosos para ver esta estrutura construída, um fantástico edifício projetado por nada mais nada menos que as vencedoras do Prêmio Pritzker deste ano. Com certeza, o novo Centro Anthony Timberlands levará a nossa Escola de Arquitetura à um novo patamar. - Carlton Owen, CEO da U.S. Endowment for Forestry and Communities.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Grafton Architects vence concurso para o novo Centro Anthony Timberlands nos EUA" [Grafton Architects Wins Competition to Design the Anthony Timberlands Center at the University of Arkansas ] 04 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936582/grafton-architects-vence-concurso-para-o-novo-centro-anthony-timberlands-nos-eua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.