Arquitetos brasileiros: 6 entrevistas para assistir durante a quarentena

Nas últimas semanas, a equipe editorial do ArchDaily Brasil realizou uma série de entrevistas com diferentes arquitetos e escritórios brasileiros com o objetivo de entender suas respectivas produções e processos criativos, bem como o uso de determinados materiais, técnicas construtivas e peculiaridades no desenvolvimento de alguns projetos em destaque dentro de seus portfólios. Posto isso, com o período de quarentena decorrente da pandemia de coronavírus, reunimos estas recentes entrevistas para que aproveite os dias em casa para assistí-las. Veja a seguir:

23 SUL

Em atividade desde 2006, o escritório paulistano 23 SUL, formado pelos sócios Gaú Manzi, Ivo Magaldi, Luís Pompeo, Luiz Ricardo Florence, Moreno Zaidan, Tiago Oakley e André Sant’Anna da Silva, conta em seu portfólio com obras de uma ampla variedade de escalas, abrangendo, da esfera doméstica à urbana, projetos desenvolvidos para clientes particulares e para o poder público, com destaque a Estação São Paulo-Morumbi, da linha 4 do metrô de São Paulo - projeto vencedor da categoria Urbanidade do Prêmio APCA 2019 -, e o Corredor de BRT Norte-Sul em São Paulo. Nesta entrevista que realizamos com seis dos sócios do escritório, os arquitetos discutem desde o processo projetual no escritório até as diferenças entre trabalhar para clientes públicos e privados.

Guilherme Torres

Conhecido sobretudo por seus projetos residenciais, o arquiteto paranaense Guilherme Torres, fundador do Studio Guilherme Torres, de São Paulo, conversou conosco sobre sua abordagem projetual, processo criativo e as decisões que envolvem a participação ativa de seus clientes.

Andrade Morettin Arquitetos

Fundado em 1997 por Marcelo Morettin e Vinicius Andrade, o escritório paulistano Andrade Morettin Arquitetos Associados apresenta hoje um vasto portfólio de obras das mais variadas escalas e programas. De obras de grande envergadura, como a sede paulista do Instituto Moreira Salles, a trabalhos expográficos, como a 34ª Bienal de Arte de São Paulo. Aqui, Marcelo Morettin e os arquitetos associados Renata Andrulis e Marcelo Maia Rosa falam sobre materiais, componentes construtivos e estética nas obras do escritório.

Thiago Bernardes

Nesta conversa com nossa equipe, o arquiteto carioca Thiago Bernardes, fundador do escritório Bernardes Arquitetura, fala sobre seus projetos no Brasil e Portugal e as complexidades envolvidas em liderar um escritório com filiais no Rio de Janeiro, em São Paulo e Lisboa.

FGMF

Conhecidos por projetos das mais variadas escalas, de residências a edifícios residenciais, de prédios corporativos a centros culturais, o escritório FGMF conta com colaboração de mais de 40 arquitetos e é dirigido pelo sócios Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Nesta entrevista, os três falam sobre sobre seus edifícios residenciais e corporativos mais recentes e a experiência de trabalhar colaborativamente com a equipe de Kengo Kuma no projeto da Japan House São Paulo.

Gui Mattos

O arquiteto Gui Mattos, conhecido sobretudo por suas residências, lidera um escritório que leva seu próprio nome e conta com a colaboração de mais de 25 arquitetos. Neste vídeo, Mattos fala sobre o início de sua carreira em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e seus projetos atuais em diferentes escalas, que envolvem desde edifícios em altura até o design de produto.

Gostou das entrevistas? Caso sim, lembramos que você também pode acessar nosso canal no Youtube e assistir a mais de 300 vídeos produzidos especialmente por nossa equipe.

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Arquitetos brasileiros: 6 entrevistas para assistir durante a quarentena" 30 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936512/arquitetos-brasileiros-6-entrevistas-para-assistir-durante-a-quarentena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.