Casa em Villa Allende / Santiago Viale

Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraCasa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Exterior, Madeira, FachadaCasa em Villa Allende / Santiago Viale - Mais Imagens+ 42

Villa Allende, Argentina
  • Arquitetos: Santiago Viale
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  395
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANODAL, AutoDesk, CALIDO 20 GRADOS, GOLMAN, HORMI-BLOCK, ORANGE OBRAS CIVILES, Patagonia Flooring, Portobello, Trimble
  • Arquiteta Responsável: Silvia Baistrocchi
  • Equipe De Projeto: Agustina Pezza, Sofia Ariño, Florencia Esteban, Tito Gonza, Eduardo Storaccio, Consuelo Salcedo, Juan Macías
  • Colaboradores: Santiago Viale Beviglia
  • Cidade: Villa Allende
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se do projeto de uma casa em Villa Allende, em um lote extenso e praticamente plano, cuja frente está orientada a leste, com presença de árvores de porte médio em seu perímetro e livre do centro. A proposta é de um espaço para as pessoas habitarem e, para tanto, partiu-se de três elementos fundamentais, que vão tomando maior ou menor relevância de acordo com a demanda do projeto. Estes são a matéria, a luz e o lugar. " (...) Eu supliquei a ela (à arquitetura) que tirasse de vez seu vestido de mármore, que lavasse a maquiagem de seu rosto e que se mostrasse como ela mesma." Konstantin Melnikov.

Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Exterior, Jardim, Concreto
© Gonzalo Viramonte
Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Gonzalo Viramonte

Tomando a frase deste mestre russo, decidiu-se utilizar quatro materiais determinantes: o concreto e o aço corten na parte externa, e a madeira e o gesso no interior. Todos eles se apresentam em sua forma natural, mantendo sua cor e textura. Os dois primeiros, principalmente para fora, sem nenhuma "maquiagem", apensa com a forma que as fôrmas de madeira lhes dão ou as transformações pela oxidação do aço. No interior, a madeira aquece os ambientes e o gesso branco contrasta com o aspecto rústico do concreto.

Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro, Bancada
© Gonzalo Viramonte
Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Gonzalo Viramonte

Uma sucessão de placas de concreto nos recebe nos exterior e filtram a entrada de luz projetando potentes linhas sobre o piso e paredes, que variam e se movimentam segundo a hora do dia e a época do ano. No interior é possível apreciá-las nas aberturas zenitais sobre os móveis da sala de estar, que capturam a luz de cima, corada com a cor da madeira, ou na extensa janela horizontal sobre o piso que nos comunica com o pátio de luz lateral e seu jogo de luz das placas de concreto. Na escada nos encontramos, sem dúvidas, frente a um espaço de grande luminosidade e surpresa. O pé direito duplo do início da mesma, todo envidraçado, capta uma entrada de luz constante ao longo do dia e marca a passagem das horas pela projeção dos raios do sol no interior. Ao chegar finalmente no pavimento superior, nos encontramos com uma claraboia superior que arremata e qualifica o espaço.

Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Gonzalo Viramonte
Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Gonzalo Viramonte

Por conta da amplitude do lote, surgiu a ideia de estender no térreo planos em várias direções, com o objetivo de fixar-se ao mesmo, e no pavimento superior tomando o programa como um armador da ideia, se propõe um prisma retangular que se apoia sobre eles.

Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Vidro
© Gonzalo Viramonte
Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Gonzalo Viramonte

Entre essa sintonia entre programa e lugar, aparece a luz natural utilizada como "matéria" que por vezes toma a mesma força que o concreto. Outro recurso arquitetônico que se utilizou foi o recorte da paisagem, à maneira de Le Corbusier. "Para que a paisagem conte, é preciso limita-la, dimensiona-la... E descobri-la apenas em alguns pontos estratégicos". Isso pode ser apreciado nos extremos do corredor alto e, principalmente, na escada, da qual é possível apreciar a paisagem recortada como um quadro sobre as paredes do térreo.

Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte
Casa em Villa Allende / Santiago Viale - Fotografia de Exterior, Madeira, Concreto
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Villa Allende / Santiago Viale" [Casa en Villa Allende / Santiago Viale] 11 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936294/casa-em-villa-allende-santiago-viale> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.