Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Interiores, Escada, MadeiraEscola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de InterioresEscola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Interiores, EscadaEscola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Exterior, TijoloEscola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Milad Pallesh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eternit, Multiwal, Rijswaard, STERTEKT, Schellekens, Schüco, Solatube, Vectorworks, Vilton
  • Arquitetos Responsáveis: Ard Hoksbergen, Albert Herder, Victor Spijkers
  • Equipe De Projeto: Ard Hoksbergen, Albert Herder, Victor Spijkers, Steven Broekhof, André Cramer
  • Clientes: LEV-WN, Municipality of Amsterdam
  • Engenharia Estrutural: Breed Integrated Design
  • Paisagismo: Dorrestijn
  • Consultores: Huygen Installatie Adviseurs, DPA, Vaecon
  • Construtores: Blanksma Bouw, Martinu, A. de Jong
  • Cidade: Amsterdam
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Concreto
© Milad Pallesh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Veerkracht é uma escola primária multicultural em Slotermeer, Amsterdã. Segurança, desafio e abertura são os principais temas da visão educacional da Veerkracht. Isso foi traduzido no layout e na orientação do edifício. A ala com salas de aula é "desconectada" da ala central com a entrada principal, criando uma seção de aprendizado de estímulo lento. Esta parte do edifício é orientada para o bairro e, portanto, longe da movimentada estrada principal em frente ao prédio. As janelas entre as salas e os corredores são posicionadas de modo que os alunos não sejam perturbados pelos transeuntes, mas que os professores tenham vista ao corredor.

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Exterior, Concreto
© Milad Pallesh

A parte central forma a entrada do edifício e é mais aberta. Existem relações visuais entre a sala dos professores, academia, auditório, sala de reuniões e pátio da escola, para que todos fiquem mais ou menos visíveis entre si. Ao abrir uma parede dobrável de cinco metros de altura, o ginásio pode ser usado como uma extensão do auditório durante os eventos. Paredes dobráveis foram colocadas entre todas as salas de aula, com as quais é possível criar áreas abertas.

Planta - Pavimento Térreo

A Veerkracht foi baseada no 'Algemeen Uitbreidingsplan', um plano de desenvolvimento urbano, desenvolvido por Cornelis van Eesteren em 1934, no qual luz, ar e espaço são os temas centrais. Este plano inclui uma rotação angular que é claramente visível da rua em frente à escola. Para encaixar o projeto nesse contexto, o prédio da escola foi dividido em três partes: a academia, o auditório e as salas de aula. Isso cria um conjunto de volumes em vez de um grande volume, que respeita a "luz, ar e o espaço" no ambiente. A ala do prédio com academia fica alinhada com a parte ocidental do Slotermeerlaan, enquanto a ala das salas de aula está alinhada com a ala sul. O centro do edifício se abre para a rua, criando um gesto aberto e acolhedor. As partes externas do edifício têm telhados inclinados, uma referência aos blocos de apartamentos na área.

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Interiores, Escada
© Milad Pallesh

A identidade da escola foi traduzida em uma linguagem característica e contemporânea, refletido na impressionante fachada do Slotermeerlaan. Esta fachada possui uma chaminé grande, que forma um marco no bairro e também se refere à chaminé do prédio antigo. A cor do tijolo e os ornamentos sutis da alvenaria também são referências ao antigo prédio da escola.

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Interiores, Madeira
© Milad Pallesh
Corte B
Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Interiores
© Milad Pallesh

Veerkracht é neutro em consumo de energia e é chamada de "Escola Frisse" por ser um edifício escolar com baixo consumo de energia e um ambiente interno saudável quando se trata de qualidade do ar, temperatura, conforto, luz e som. Uma escola com eficiência energética, saudável e sustentável contribui para um mundo sustentável.

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Interiores
© Milad Pallesh

No projeto, essa classificação foi alcançada com o maior número de intervenções passivas possível, como orientação inteligente, isolamento de alta qualidade, boa proteção solar, muita luz do dia e materiais de baixa manutenção. O edifício está equipado com uma bomba para aquecimento e painéis solares como suporte.

Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots - Fotografia de Exterior, Fachada
© Milad Pallesh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdam, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots" [Basisschool Veerkracht / Studio Ard Hoksbergen + Studioninedots] 30 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936134/escola-primaria-veerkracht-studio-ard-hoksbergen-plus-studioninedots> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.