Conselhos para trabalhar em casa durante a pandemia de COVID-19

Conselhos para trabalhar em casa durante a pandemia de COVID-19

Em resposta à disseminação generalizada do surto de coronavírus no planeta, acredita-se que cerca de 900 milhões de pessoas estejam em quarentena domiciliar atualmente. De um dia pra o outro, profissionais do mundo todo foram impelidos à ficar em casa, provocando uma mudança repentina e inesperada para um modo de trabalho remoto, o que por si só, representa um grande desafio para a grande maioria deles. Embora a rotina da maioria dos arquitetos e arquitetas tenha mudado muito pouco ou quase nada, o home office é ainda hoje uma prática pouco comum para muitos de nossos colegas. Para a equipe do ArchDaily, por outro lado, isso já é realidade há muito tempo. A partir da nossa experiência, podemos garantir que não apenas é viável trabalhar em casa, mas que este modo de trabalho nos permitirá ter mais tempo para aprimorar as nossas habilidades e conhecimentos.

Arquitetos estão na linha de frente no que se refere ao uso de novas tecnologias. Poucos profissionais são tão dependentes do uso de ferramentas digitais em seu ambiente de trabalho quanto nossos colegas de ofício. Nossos projetos são compartilhados cotidianamente com uma infinidade de colaboradores, fabricantes, gestores e clientes. São inúmeros os exemplos de programas desenvolvidos ao longo das últimas décadas para facilitar o compartilhamento remoto e o desenvolvimento de projetos de forma colaborativa por pessoas que nunca se viram pessoalmente. Não é de hoje que esta é a nossa realidade. A novidade é que agora quase todos nós estaremos trabalhando remotamente, o que significa que a tecnologia será ainda mais importante para que possamos continuar trabalhando de forma colaborativa e eficaz. Para ajudá-los a se manterem na vanguarda das tecnologias de trabalho remoto, criamos uma seleta lista de dicas e recursos que poderão ser muito úteis para aperfeiçoar a dinâmica de trabalho em seus escritórios.

Embora, em um primeiro momento, a pandemia de coronavírus tenha provocado uma onda de incertezas e preocupações, acarretando uma considerável mudança de planos à curto e médio prazo, queremos lembrá-los que, por mais imprevisível que esta situação possa parecer, cedo ou tarde tudo isso vai passar. Cabe à nós então, decidir como responderemos à este desafio e como usufruiremos de nosso tempo livre. Incentivamos a todos os arquitetos e arquitetas a continuar fazendo aquilo que fazemos de melhor: encarar o futuro com otimismo e criatividade procurando adaptar-se às atuais circunstâncias para que, quando esta tempestade passar, estejamos preparados para projetar um futuro melhor para todos nós.

Para começar: alguns conselhos gerais

22m² Apartment in Taiwan / A Little Design. Image © Hey! Cheese
22m² Apartment in Taiwan / A Little Design. Image © Hey! Cheese

Siga as diretrizes oficiais: Além das dicas úteis deste artigo, é importante seguir os conselhos das organizações centrais envolvidas na resposta global ao COVID-19. Leia os conselhos mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de suas autoridades locais de saúde pública.

Limite a quantidade de notícias: é importante manter-se atualizado sobre os últimos andamentos de fontes confiáveis. No entanto, o monitoramento constante de notícias e mídias sociais não apenas prejudicará seu fluxo de trabalho, como também aumentará desnecessariamente a ansiedade. Durante o horário de trabalho, nosso conselho é evitá-los completamente.

Mantenha uma rotina: Mesmo quando trabalhar em casa, uma rotina diária é importante para manter sua produtividade, saúde mental e felicidade. Vamos mostrar dicas mais detalhadas sobre isso a seguir.

Mantenha-se conectado e promova a tranquilidade: é natural que as pessoas fiquem preocupadas ou ansiosas durante um período de tanta agitação. O objetivo central deste artigo é destacar como seu tempo fora do escritório pode ser uma grande oportunidade positiva, permitindo que você adote novas habilidades, hábitos e conhecimentos. Ao manter contato com amigos e familiares, faça-o com espírito de positividade e bondade.

Mantendo o fluxo de trabalho: softwares e tecnologia

Morpholio Trace. Image © Morpholio
Morpholio Trace. Image © Morpholio

Coloque seus projetos na nuvem: Hoje, muitos sistemas de projeto oferecem serviços baseados em nuvem, como Autodesk BIM 360 e Graphisoft BIMcloud. Uma solução alternativa para manter uma rede compartilhada entre os modelos BIM é espelhar a tela do computador de trabalho com o computador doméstico por meio de aplicativos como o Splashtop.

Mova o processo criativo para a nuvem: Hoje, muitos aplicativos e programas estão recriando os cadernos de croquis que definiram por muito tempo o processo criativo dos escritórios. O principal deles é Morpholio, cujos aplicativos Trace e Board permitem que os arquitetos desenhem, projetem e apresentem propostas entre si e para os clientes. À medida que a crise do COVID-19 se desenrola, o Morpholio está oferecendo um teste gratuito de um mês para os dois aplicativos, que pode ser baixado aqui.

Mova seus arquivos e pastas para a nuvem: plataformas como Dropbox e Google Drive permitem o armazenamento e o compartilhamento gratuitos de informações de maneira segura, integrando-se facilmente ao seu explorador ou pastas do computador.

Conheça os aplicativos: no ano passado, durante nosso mês sobre Trabalho, compilamos os melhores aplicativos de arquitetura disponíveis para iOS e Android. Confira aqui.

Trabalhe junto: use o Microsoft Office 365 ou o Google G-Suite para permitir que vários membros da equipe editem arquivos de texto, planilhas e apresentações ao mesmo tempo.

Mantenha contato próximo: No ArchDaily, usamos os canais do Slack para compartilhar ideias e organizar estratégias. A versão básica gratuita do Slack é uma ferramenta bastante útil, permitindo que as pessoas conectem seus calendários do Google, quadros do Trello e até listas de aniversários. Garanta que sua interface do Slack esteja estruturada adequadamente - criar muitos canais pode fazer com que as informações se percam. Nossa estratégia é organizar os canais por localização e objetivo da equipe. O Slack também permite que os membros da equipe sinalizem seu 'status', informando os demais caso estejam em uma reunião, ausente, doente ou disponível.

Realize reuniões virtuais regularmente: no ArchDaily, as reuniões virtuais são realizadas pelo Google Meet, que simplesmente requer uma conta do Google para ser usado. Para videoconferências mais extensas, usamos o Zoom por oferecer maior estabilidade. A realização de videoconferências é essencial para manter um senso de comunidade entre os colegas e evitar interpretações erradas. No ArchDaily, as videoconferências acontecem diariamente, às vezes entre duas pessoas, às vezes com 70 participantes.

Gerencie seus projetos e recursos: No ArchDaily, usamos o Trello para mapear o desenvolvimento de conteúdo e ideias, permitindo que cada membro da equipe entenda em que estágio está o projeto. Na prática de arquitetura, Deltek e Newforma oferecem um meio mais abrangente de estruturar todas as informações e trocas de projetos.

Use apenas as ferramentas necessárias: reduza a comunicação e o compartilhamento de arquivos ao menor número possível de canais. Em um escritório físico, você provavelmente trocaria informações apenas por meio de conversas, emails ou pastas. Da mesma forma, em um ambiente virtual, o objetivo é limitar os canais de comunicação a uma plataforma baseada em texto (como o Slack), uma plataforma de vídeo e uma plataforma de compartilhamento de arquivos. Isso minimizará a confusão e aumentará a produtividade.

Equilíbrio entre vida e trabalho

Palma Hideaway House / Mariana de Delás. Image © José Hevia
Palma Hideaway House / Mariana de Delás. Image © José Hevia

Inspire-se em quem sabe: ao organizar sua rotina diária, dê uma olhada neste atraente infográfico da Info We Trust, que mostra como algumas das pessoas mais brilhantes da história organizavam seus dias.

Crie um espaço de trabalho: reserve um tempo para organizar um espaço de trabalho em sua casa. Para aumentar a produtividade, considere adquirir uma tela de computador maior ou, se o orçamento permitir, dois monitores. Se o tempo de trabalho remoto durar mais que algumas semanas, considere também investir em um bom teclado e mouse multifuncional. Não esqueça da importância da ergonomia, use uma cadeira confortável com apoio para as costas. Erga suas telas ao nível dos olhos usando um suporte adequado ou uma pilha de livros. Ainda mais importante, certifique-se de que seu espaço conta com boa ventilação e luz natural. Encontre inspiração em nosso artigo sobre 35 espaços de trabalho em casa.

Reavalie seu horário de trabalho: trabalhar em casa significa que não há longas viagens e nem uma hora definida para o almoço. Examinando seu fluxo de trabalho, você pode concluir suas tarefas em 5 horas, em vez das 8 horas tradicionais exigidas pelo horário comercial. Use esse "novo tempo" como uma oportunidade para aprender um novo software, estudar um tema que beneficiará seu desempenho ou explorar alguns dos outros recursos que apresentamos neste artigo.

Diminua as distrações: considere usar a técnica Pomodoro dividindo sua programação em blocos de trabalho intensos de 25 minutos, alternados por intervalos de 5 minutos. Se você se distrai com frequência com o celular e a Internet, coloque o telefone em modo avião e fora do alcance dos olhos.

Encontre o seu lado zen: convenhamos, todos nós às vezes fantasiamos ser essa pessoa que medita todas as manhãs ou pratica ioga à noite para marcar o fim de um longo dia. Ao trabalhar em casa, esse ponto de transição entre trabalho e vida é mais importante do que nunca. Confira as aulas gratuitas de ioga e meditação do EkhartYoga, elaboradas para aliviar o estresse e a ansiedade.

Mantenha-se ativo: dependendo da sua localização, pode não ser possível sair de casa para se exercitar. Para resolver isso, o New York Post publicou recentemente uma lista de aplicativos de exercício em casa para ajudar durante o surto de COVID-19. Se possível, também recomendamos que você se desligue do trabalho saindo de casa, dando uma caminhada e entrando em contato com a natureza.

Desligue-se: disciplina é importante quando se trabalha em casa. Embora seja vital manter os níveis de produtividade durante o horário de trabalho, é igualmente importante desligar-se do trabalho quando necessário. Recomendamos esta lista do The New York Times sobre o que assistir, ler e ouvir quando precisar de uma distração.

Abra sua mente: aprendizado online

© Shutterstock. © Max Griboedov
© Shutterstock. © Max Griboedov

Aprenda novo software: com mais controle sobre sua rotina, agora é o momento perfeito para integrar um novo software ao seu arsenal. Confira este artigo que reúne os melhores locais para encontrar tutoriais de softwares.

Visite virtualmente um museu: embora muitos museus tenham fechado para o público, suas exposições ainda podem ser exploradas virtualmente. O Google Arts and Culture oferece passeios virtuais a dezenas de museus internacionais, enquanto o Guggenheim e o Smithsonian National Museum of Natural History também oferecem experiências virtuais. Na Europa, o Rijksmuseum também estabeleceu uma experiência virtual.

Faça um curso on-line: no ano passado, montamos uma lista de 15 cursos on-line, cobrindo uma variedade de assuntos relacionados à arquitetura. Confira aqui novamente. Há também uma série de cursos on-line das melhores universidades disponíveis ao público, como o sempre popular curso de Harvard "The Architectural Imagination".

Aprenda sobre construção e materiais: Além de nossa cobertura de cursos on-line relacionados à arquitetura, criamos uma lista específica de excelentes cursos on-line com foco em materiais e construção. Se você sempre quis entender mais sobre processos, estruturas ou materiais de construção, esta lista de cursos on-line é para você.

Melhore suas habilidades de desenho: em nosso mês dedicado à representação, produzimos um artigo detalhando os melhores tutoriais de desenho no YouTube. Confira aqui.

Ouça entrevistas de grandes nomes da arquitetura: Embora o Louisiana Museum of Modern Art esteja fechado, sua impressionante série de entrevistas sobre arquitetura, feita em parceria com o Louisiana Channel, está mais viva do que nunca. Confira os destaques aqui. Mais entrevistas destacadas podem ser encontradas em nossa lista das principais entrevistas de 2019.

Reveja alguns TED Talks: Ao longo dos anos, destacamos inúmeros TED Talks que são particularmente relevantes para os arquitetos - e até entrevistamos o fundador do TED no ano passado. Recentemente, criamos uma lista de 20 desses TED Talks que mostram como a arquitetura pode mudar o mundo.

Saiba mais sobre trabalho remoto: o Linkedin Learning produziu um excelente curso sobre como trabalhar remotamente, oferecendo dicas sobre como se adaptar ao seu novo ambiente e uma visão geral das ferramentas de comunicação virtual.

Respostas da comunidade global da arquitetura

MAD Architects holding a video conference during the outbreak. Image © MAD Architects
MAD Architects holding a video conference during the outbreak. Image © MAD Architects

GBBN: "A parte tecnológica da transição foi surpreendentemente fácil. Muitas funções do escritório de Pequim estão integradas no WeChat - uma plataforma que permite reuniões espontâneas entre equipes de projeto, troca de mensagens, compartilhamento de tela, transferência de arquivos e telefonemas - que as comunicações entre as equipes de projeto foram minimamente interrompidas. As reuniões com os clientes começaram a ser realizadas no Zoom, que até então não havia sido amplamente adotado. Quando as pessoas precisavam ai ao escritório, o GBBN minimizava o risco de exposição criando um cronograma para garantir que apenas uma pessoa estivesse lá de cada vez".

MAD Architects: "Temos cerca de 100 pessoas em nosso escritório em Pequim. Com tantos projetos em andamento e funcionários em fusos horários diferentes, foi extremamente desafiador. Primeiro, garantimos que cada um de nós tivesse Internet e computadores no local onde está isolado. Em seguida, acessamos os arquivos do escritório via software de desktop remoto. Nossas reuniões internas e externas diárias foram substituídas por reuniões eletrônicas com Zoom. Funcionou. Apenas as comunicações ao vivo foram suprimidas, o que é extremamente importante para as empresas de arquitetura. Além de trabalhar, nossos colegas sentem falta do tempo que passamos juntos. Os laços ainda são fortes. Tivemos o nosso "happy hour na nuvem" em meados de fevereiro. 70 de nós entramos no Zoom, nos encontramos e prestamos homenagem às equipes médicas na área atingida. Gravamos este vídeo do "happy hour na nuvem" e fomos vistos pelo Wall Street Journal. Valorizamos esse período, mas esperamos nos encontrar novamente em breve".

Henning Larsen: "Configure um local de trabalho confortável, de preferência longe da geladeira, da TV ou de outras distrações. Para mim, é melhor manter a rotina matinal como se eu estivesse indo para o escritório. Então isso significa: vista-se confortavelmente, mas não de moletom. Tome um café da manhã saudável e comece a trabalhar normalmente. No que diz respeito ao trabalho em equipe, comunique-se de forma clara e com a frequência necessária. E faça o seu melhor para manter seu espírito de equipe! Atualize-se sobre quem está fazendo o quê e atualize todos quando tiver concluído uma tarefa. Haverá muito mais emails do que o habitual. Se você estiver tendo problemas com sua rede e tiver problemas para compartilhar sua tela durante uma chamada, envie capturas de tela rápidas para todos, a fim de manter o fluxo mais eficiente. E lembre-se. Fique calmo, levante-se, dê uma volta e não entre em pânico".

Mizzi Studio: "Apesar de serem tempos difíceis, minha maior dica seria tentar aproveitar ao máximo esse período único. Arquitetos chegando em casa cedo? Que loucura é essa! .. Agora eu consigo dar banho nos meus filhos todas as noites e, como resultado, nunca estive mais perto da minha família. Fique seguro!"

SOM: "Seja educado, proativo e flexível. Comunique-se com frequência e ouça seus colegas. Há muita coisa desconhecida sobre o Covid-19, mas é o trabalho de um líder planejar uma série de cenários e garantir que todos os preparativos sejam feitos e liderar com um espírito de otimismo. Para esse fim, adotamos uma abordagem muito deliberada da comunicação enquanto trabalhamos remotamente, sabendo que esse é um momento incerto e ansioso para muitas pessoas".

Foster + Partners: "Estamos testando o trabalho remoto há algum tempo - todos os nossos escritórios na Ásia fizeram isso com sucesso, agora estão abertos novamente em Hong Kong, Shenzhen, Xangai e Pequim. Mais de 90% de nossas equipes em Londres está trabalhando de forma eficiente e colaborativa em casa".

Gensler: "Mobilidade externa é uma coisa boa. Essa mobilidade, escolha e colaboração virtual são inestimáveis na crise de saúde atual. Como vimos, as organizações são capazes montar uma estratégia de trabalho remoto e implementá-la imediatamente. Isso se deve à transformação de trabalho de três décadas, que criou as tecnologias, estilos de gerenciamento e estilos de trabalho que permitiram uma organização virtualmente conectada".

S3DA Design: "O trabalho remoto não seria uma prioridade se não fosse o coronavírus. Além de ser uma medida de segurança, o trabalho remoto também traz muitos benefícios. Pode economizar muito tempo, pois não há necessidade de se deslocar. Isso leva a menos emissão de carbono. Embora o trabalho remoto tenha sido uma imposição, devemos apreciar seus benefícios".

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Conselhos para trabalhar em casa durante a pandemia de COVID-19" [Tips for Architects Working At Home During COVID-19] 23 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936128/conselhos-para-trabalhar-em-casa-durante-a-pandemia-de-covid-19> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.