Singapura em ascensão: projetando um novo futuro

Ao longo dos últimos anos Cingapura tem se firmado como um dos mais importantes centros de design e arquitetura do mundo todo. Como cidade-estado e país insular do Sudeste Asiático, a Cidade do Leão conta com uma amplo e invejável portfólio de obras de arquitetura contemporânea, parques e marcos urbanos. Embora muitos arquitetos já estejam familiarizados com algumas de suas mais famosas estruturas como o Aeroporto Jewel Changi de Moshe Safdie ou o The Interlace do OMA, a cidade de Cingapura não para de investir em arquitetura de qualidade, e para que você não perca de vista o que está acontecendo do outro lado do mundo, organizamos uma lista com as mais recentes novidades no mundo da arquitetura em Cingapura.

Singapura em ascensão: projetando um novo futuro - Mais Imagens+ 10

© Iwan Baan

Com um histórico de diversidade étnica e cultural, a arquitetura de Cingapura se desenvolveu a parir das mais variadas influências. Mais recentemente, a arquitetura contemporânea em Cingapura está assumindo um caráter fortemente direcionado à sustentabilidade, com muitos dos novos arranha-céus integrando um amplo projeto de paisagismo e sistemas construtivos sustentáveis. Iluminação e ventilação natural têm sido particularmente importantes para a nova arquitetura contemporânea que está sendo desenvolvida em Cingapura, principalmente devido ao seu clima quente e úmido. Os seguintes projetos são uma pequena mostra de como a arquitetura  está transformando Cingapura em uma das grandes potências no mundo da engenharia e construção.

Centro de Aprendizagem por Heatherwick Studio

© Hufton+Crow

O Centro de Aprendizagem na Nanyang Technological University (NTU Singapura), desenhado pelo Heatherwick Studio e executado pelo arquiteto responsável pelo CPG Consultants, é um novo ponto de referência educacional para Singapura. Como parte do plano de reurbanização da NTU para o campus, o Centro de Aprendizaem está projetado para ser um novo edifício de uso misto a serviços dos seus 33.000 estudantes.

Biblioteca Pública de Bishan por LOOK Architects

© Patrick Bingham Hall

A metáfora de uma casa na árvore não poderia ter sido melhor utilizada em um projeto de arquitetura. Invocado desde a etapa de concepção do projeto, o conceito foi aplicado para dar forma a um espaço insinuante para o ensino e o aprendizado na Biblioteca Pública de Bishan. O uso de zenitais, estruturas treliçadas e muito vidro colorido faz da luz natural o elemento mais importante deste projeto, banhando os espaços interiores com uma ampla variedade de cores, proporcionando diferentes qualidade de iluminação no interior da biblioteca.

UOL Edge Gallery por Ministry of Design

© CI&A Photography – Edward Hendricks

O projeto do Ministry of Design para o UOL Edge Gallery explora e redefine a tipologia das galerias de exibição de condomínios em Singapura com diversas abordagens. Encomendado pelo conhecido United Overseas Land, o projeto para o design da galeria de vendas e dois apartamentos de exibição, parte de um desenvolvimento com 244 unidades residenciais é localizado em uma grande intersecção ao longo do limite leste da cidade de Singapura. O escritório MOD foi contratado para projetar uma experiência holística incluindo a forma arquitetônica, a galeria de mostra, interior do flat de mostra e as peças de mobiliário.

Pavilhão da biblioteca SUTD por City Form Lab

© Raul Kalvo

O pavilhão da biblioteca da Universidade de Cingapura de Tecnologia e Design (Singapore University of Technology and Design - SUTD) se localiza em um gramado inclinado no campus temporário Dover. Acomodando três árvores antigas e formando uma barreira sonora na direção da via expressa Ayer Raja ao norte, a estrutura tira partido das restrições da área e cria um espaço ao ar livre atrás do edifício da biblioteca.

The Star por Aedas

Cortesia de Aedas

O projeto “The Star” pretende se tornar um novo marco urbano em Cingapura. Abrigando um teatro com capacidade para 5.000 espectadores e um centro comercial, o The Star está se transformando em um vibrante centro cívico no centro da cidade-estado de Cingapura. Implantado no coração plano diretor de Buona Vista, o The Star foi concebido como um novo centro social, acolhendo uma vasta programação cultural para promover a inovação e a criatividade em um contexto mais amplo.

Nova Ala no Museu das Civilizações Asiáticas por GreenhilLi

Cortesia de GreenhilLi Pte Ltd

As duas novas extensões no Museu das Civilizações Asiáticas representam a culminação das ideias centradas em torno de aspirações progressivas do museu, de exigências estritas relacionadas ao patrimônio histórico envolvido e de locais fisicamente desafiadores. A revitalização do edifício do museu é definida pela clareza da expressão arquitetônica e pela manipulação da luz do dia para esculpir a forma de construção e iluminar os espaços de galeria.

AirMesh Pavilion por AIRLAB

Cortesia de AirMesh Pavilion

AirMesh é a primeira estrutura arquitetônica do mundo fabricada em componentes impressos de aço através de tecnologias de impressão 3D. O protótipo foi impresso através de inovadoras tecnologias desenvolvidas pela AirLab na Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura. O pavilhão AirMesh, localizado nos jardins da baía de Cingapura, é uma espécie de escultura urbana e espaço de encontro.

Envelope Estrutural de “O Nosso Futuro” por SUTD Advanced Architecture Laboratory

© Oddinary Studios

O Laboratório de Arquitetura Avançada (AAL) da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura (SUTD) foi contratado para projetar este grande envelope estrutural do edifício para a exposição 'O Nosso Futuro' no final de 2014. Os visitantes da exposição vivenciam um impressionante jogo de luz e sombra projetado por uma grade de metal, como um “passeio em uma floresta imaginária”.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Singapura em ascensão: projetando um novo futuro" [Singapore Rising: Designing a New Future] 24 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936026/singapura-em-ascensao-projetando-um-novo-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.