OMA projeta complexo comercial no subúrbio de Melbourne

O OMA está desenvolvendo um mega projeto no subúrbio de Melbourne, Austrália. O complexo com mais de 10 mil metros quadrado integrará uma série de espaços comunitários voltados ao bem estar da população da cidade de Whittlesea, no Estado de Vitória, uma das regiões que mais crescem atualmente no país.

Conhecido como Wollert Neighbourhood Center, o complexo projetado pelo OMA foi concebido como uma espécie de infra-estrutura social, “um lugar voltado à população local, para a vida em comunidade, a interação social e o desenvolvimento do comércio local.” Embora existam outros centros comunitários na região, a maioria deles encontra-se subutilizado. Pensando nisso, o OMA resolveu criar uma nova tipologia de espaço social, uma estrutura concebida para promover a integração social dos moradores, assim como o desenvolvimento da economia local. Encomendado pela Sandhurst Retail, o projeto está sendo desenvolvido sob os cuidados de Paul Jones, diretor de projetos do OMA para a Austrália e região. O Wollert Neighbourhood Center procura se inserir na vida do bairro e promover o sentido de comunidade, disponibilizando uma série de espaços comerciais e comunitários, incluindo um pátio central, espaços públicos e serviços além de uma escola e uma creche.

© OMA

Centros comerciais suburbanos costumam ser locais isolados e completamente fora de contexto [...] Por outro lado, os centros comunitários da região de Wollert são muito pouco utilizados. Nem uma coisa nem outra parece funcionar muito bem e quem perde com isso é a comunidade local. Nossa proposta é unir estes dois programas, fortalecendo o sentido de comunidade e promovendo o desenvolvimento do comércio local. O Wollert Neighbourhood Center pretende ser um condensador social na região metropolitana de Melbourne. - Paul Jones, diretor regional do OMA.

© OMA

Bem no meio deste enorme centro sócio-comercial, os moradores poderão usufruir de um enorme pátio sombreado com um anfiteatro anexo, um espaço de uso público concebido para “a realização de eventos e atividades sociais, um espaço gerido pela própria comunidade, incentivando os moradores de Wollert e dos subúrbios vizinhos a se envolverem com a gestão e programação do espaço.” Acima, uma cobertura acessível proporcionará ainda mais possibilidades para o uso e apropriação dos espaços abertos. Os arquitetos idealizaram o projeto do Wollert Neighbourhood Center como um local aberto, onde os moradores poderão escolher de que forma utilizarão seus espaços, seja com atividades esportivas, educacionais ou com agricultura urbana por exemplo. De forma a incentivar o comércio local, uma série de espaços verticais serão disponibilizados para os comerciantes da cidade e região.

O estacionamento aberto também poderá ser utilizado durante a realização de grandes eventos ao ar livre, o qual encontra-se separado da zona livre de veículos ao norte, um calçadão que pretende “oferecer aos usuários uma série de percursos acessíveis, conectados às todas os acessos ao complexo.” Projetado para se tornar um novo marco urbano na cidade de Whittlesea, o Wollert Neighbourhood Center estará conectado aos sistemas de transporte público existentes e diretamente integrado à toda região metropolitana de Melbourne.

© OMA

O OMA está interessado em novas formas de desenvolvimento urbano, e em como estruturas deste calibre podem impactar positivamente não apenas no ambiente urbano mais também nas áreas mais afastadas dos grandes centros. O projeto do Wollert Neighbourhood Centre é um exemplo de como arquitetos e urbanistas podem desenvolver novas tipologias que promovam a vida em comunidade, potencializando a vida em sociedade no contexto suburbano das grandes cidades. - David Gianotten, sócio-gerente do OMA.

© OMA

Concebido como o elemento central de um novo plano diretor que está sendo desenvolvido para a área, o Wollert Neighbourhood Centre pretende disponibilizar novas áreas de uso misto na região de Wollert, promovendo usos residenciais e comerciais. Atualmente, o projeto conceitual proposto pelo OMA está em fase de aprovação pelas autoridades locais, e as obras devem começar em 2023.

© OMA

Contratamos um dos escritórios de arquitetura mais reconhecidos do mundo para garantir que esta nova infraestrutura urbana seja algo que beneficie todas as partes interessadas, não apenas os comerciantes, mas principalmente, os moradores de Wollert. Nossa principal preocupação é criar um espaço que favoreça o sentido de comunidade, um lugar onde as pessoas possam se conectar umas com as outras, um lugar para elas chamarem de seu. O OMA é um escritório comprometido em repensar estratégias e abordagens tradicionais desenvolvendo soluções para o futuro. - Vivek Subramanian, diretor comercial da Sandhurst.

Wollert Neighbourhood Centre, Whittlesea 

  • Status: Aguardando aprovação
  • Cliente: Sandhurst Retail
  • Localização: Whittlesea
  • Terreno: 3.3 hectares
  • Programa: Uso misto, centro comercial e comunitário
  • Diretor de projeto: Paul Jones
  • Arquiteto responsável: Clare Johnston
  • Equipe: Fedor Medek, Marcus Parviainen
  • Sócio supervisor: David Gianotten
  • Gestor do projeto: Case Meallin

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA projeta complexo comercial no subúrbio de Melbourne" [OMA to Create a New Retail Experience in Melbourne's Countryside] 22 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935865/oma-projeta-complexo-comercial-no-suburbio-de-melbourne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.