Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta?

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 2 de 32Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 3 de 32Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 4 de 32Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 5 de 32Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Mais Imagens+ 27

As maçanetas das portas são uma parte onipresente da vida cotidiana, sendo utilizadas constantemente em quase todos os espaços, mas raramente consideradas pelo usuário comum. No entanto, o material escolhido para cada uma pode variar amplamente em termos de estética, durabilidade e sustentabilidade, com boas e más escolhas. Para objetos que são vistos e usados várias vezes ao dia sem falhas, é imperativo que os projetistas façam a escolha certa.

Para aprofundar este assunto, a empresa FSB nos auxilia para a definição das propriedades de quatro dos materiais mais comuns de maçanetas abaixo, permitindo que você tome uma decisão informada sobre qual material se alinha melhor às necessidades do seu projeto.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 9 de 32
© Christian Grund

Aço inox

O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos. Como resultado, as alças de aço inoxidável requerem muito pouco ou nenhum cuidado.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 26 de 32
Aço Inoxidável. Image Courtesy of FSB

Patenteado pela primeira vez em 1912 por Krupp em Essen, o aço inoxidável foi referido como "V2a-steel" ou "Nirosta" (nunca oxida). Reconhecido por suas propriedades fáceis de cuidar e sem manchas desde o início, o material já foi usado em cenários que exigem uso contínuo e manutenção pouco frequente. Como material para maçanetas, o aço inoxidável é, portanto, melhor aplicado a portas muito usadas, principalmente em edifícios públicos, hospitais, áreas de serviço, parques e instalações esportivas e outros locais com grandes trânsito de usuários e um grande uso esperado.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 17 de 32
Aço Inoxidável. Image Courtesy of FSB

Uma vez que não oxida, vestígios de sujeira acumulados por longos períodos de tempo podem ser rapidamente removidos com um pano úmido. Para alças de aço inoxidável em piscinas cloradas, o que parece ser ferrugem na superfície geralmente não provem do material em si, mas é transportado desde o exterior . Essas manchas também podem ser removidas com fricção vigorosa.

Bronze

O bronze é um material esteticamente agradável que se torna mais radiante ao longo dos anos devido às propriedades de sua composição química. Ao desenvolver uma incrustação denominada pátina por oxidação e anos de uso, essa alteração é normalmente considerada de alto valor ornamental.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 27 de 32
Bronze. Image Courtesy of FSB

Com a crescente ocorrência de germes resistentes a antibióticos, a higiene da superfície pode ser uma preocupação para as maçanetas de bronze, principalmente devido à sua alta frequência de uso. No entanto, o bronze criado a partir de ligas de cobre ostenta propriedades bactericidas que podem eliminar esse problema quase completamente, com estudos nos EUA e na Grã-Bretanha revelando que as bactérias nas superfícies de liga de cobre são 99,9% eliminadas após duas horas, no máximo. Entre eles está o MRSA ou Staphylococcus aureus resistente à meticilina, um dos germes mais virulentos conhecidos. Independentemente da escolha das maçanetas de bronze, recomenda-se que os projetistas especifiquem fornecedores que possam fornecer bronze bactericida com ligas de cobre.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 16 de 32
Bronze. Image Courtesy of FSB

Alumínio

O alumínio é um material leve e altamente durável, concebido desde o início como uma opção de alta tecnologia. É resistente e agradável de manusear, é muito hábil frente à temperatura ambiente e permite uma infinidade de opções estéticas devido à sua capacidade de ser pintada em uma ampla gama de cores.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 20 de 32
Alumínio. Image Courtesy of FSB

Amplamente utilizado nas indústrias automobilística, aeronáutica e aeroespacial, o alumínio pode ser aplicado às maçanetas das portas, não apenas por seu baixo peso, resistência e durabilidade, mas por seu ciclo de vida ecologicamente correto. Enquanto a extração inicial de alumínio requer uma grande quantidade de energia, o material pode ser reciclado repetidamente sem perdas.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 4 de 32
Alumínio. Image Courtesy of FSB

As opções de coloração de alumínio também abrem caminho para possibilidades estéticas aparentemente ilimitadas, variando de emulações clássicas de metais reais a aplicações animadas de centenas de cores puras. Dependendo dos métodos de coloração, algumas maçanetas de alumínio coloridas são mais duráveis do que outras - por exemplo, acabamentos de alumínio anodizado. Se a cor e a durabilidade são uma prioridade para o projetista, recomendamos considerar as diferenças nas propriedades produzidas pelos diferentes processos e opções disponíveis.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 14 de 32
Alumínio. Image Courtesy of FSB

Latão

Formado por uma liga de cobre e zinco, o latão é utilizado desde tempos imemoriais na fabricação de elementos decorativos e acessórios para portas e janelas devido aos seus tons dourados únicos. Se não for encerado ou lacado, o latão reagirá naturalmente às condições ambientais, causando corrosão e desenvolvimento de uma pátina marrom a cinza esverdeada. Este efeito é valorizado por muitos projetistas e usuários por representar graciosamente a passagem do tempo. No entanto, para aqueles que desejam manter o tom dourado original, recomenda-se escolher superfícies polidas e evitar o uso do latão para portas usadas com frequência ou em espaços expostos às condições ambientais.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta? - Imagem 32 de 32
Latão. Image Courtesy of FSB

Com essas características em mente, os projetistas devem avaliar a importância de durabilidade, estética, cor, manutenção, peso, sustentabilidade, higiene e temperatura em relação a seus projetos específicos e escolher o material que melhor se adapte às suas necessidades. Enquanto muitas dessas propriedades são inerentes a cada material, outras são aumentadas ou introduzidas pela qualidade da produção que varia com cada fornecedor. Como em qualquer outro componente da arquitetura, para todas as opções, há uma infinidade de considerações que todo projetista deve levar em conta.

Encontre mais informações sobre esses produtos aqui.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta?" [Stainless Steel, Bronze, Brass, or Aluminum: How to Choose Handle Materials] 20 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935854/aco-inoxidavel-bronze-latao-ou-aluminio-como-escolher-o-material-da-macaneta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.