Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, JanelaPizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, PátioPizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de InterioresPizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, PilarPizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 12

Porto Alegre, Brasil
  • Autores: Eduardo L Maurmann, Elen B N Maurmann, Paula Otto, Yuri Kokubun, Isadora Corte Real, Equipe Arquitetura Nacional
  • Projeto Estrutural: Carpeggiani Projetos Estruturais
  • Projeto Elétrico E Hidrossanitário: Proinst Projetos e Instalações
  • Área Do Terreno : 881 m²
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior
© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pizzaria Ciao é um ponto de encontro famoso da cidade de Porto Alegre. As suas pizzas napolitanas atraem públicos de diversas idades, sendo um espaço muito democrático desde o princípio. A primeira das suas sete lojas, localizada na rua Anita Garibaldi, foi fundada em 2016. Em 2019, houve a necessidade de mudança dessa sede e o escritório Arquitetura Nacional (frequentador assíduo da pizzaria) foi contratado para projetar o novo local.

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Pátio
© Cristiano Bauce

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Janela, Pátio
© Cristiano Bauce

O terreno, situado na mesma quadra da sede original, costumava abrigar uma garagem. O acesso se dá por debaixo de uma loja de molduras e obras de arte - para um pedestre desavisado, essa entrada pode passar despercebida. E isso é parte da brincadeira: a pizzaria acaba por tornar-se um oásis no meio da cidade, sendo frequentada por quem sabe que ela está lá e ocasionais visitantes.

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Jardim, Pátio
© Cristiano Bauce

Adentrando o espaço (de 881m²), um grande eixo central ao ar livre conduz às baias cobertas dos carros (em ambos os lados do terreno). Duas grandes árvores podem ser avistadas ao fundo do terreno. O conceito de projeto foi o de manter o espaço com o caráter original: as antigas baias foram restauradas apenas o suficiente para se tornarem coberturas funcionais, porém o aspecto estético foi mantido - as paredes descascadas, as placas de comunicação da numeração das vagas e todas as marcas do tempo que contam a antiga história do local - quase como se estivéssemos ocupando um espaço abandonado.
O layout foi pensado de forma a fazer com que boa parte do espaço seja percorrido pelo usuário.

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela
© Cristiano Bauce
Planta
Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior
© Cristiano Bauce

Intencionalmente, os espaços principais da pizzaria foram separados: debaixo de uma baia do lado esquerdo do terreno, encontra-se o bar.No lado oposto, foi posicionado o caixa e, mais acima do terreno, os sanitários. No eixo central do terreno, ao fundo, encontra-se a construção que abriga a produção da pizzaria. As áreas de mesas e estares estão espalhados ao longo de todo o espaço. 

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores
© Cristiano Bauce

O prédio que abriga a produção das pizzas é a única nova construção do projeto. Seus 67m² abrigam o forno à lenha, as áreas de estoque e preparo. A estrutura é em aço e a intenção foi de que se tornasse de fato um ponto de atenção central. Para isso, todo o plano frontal foi envidraçado, permitindo total integração visual com o interior. A cobertura do prédio é verde, de certa forma mimetizando o comportamento das plantas que cresceram espontaneamente ao longo dos anos nas antigas coberturas dos carros. Os revestimentos internos procuram manter o conceito consolidado da marca (a madeira clara, o aço preto), porém novos elementos aparecem - como por exemplo, o mosaico de azulejos (tradicional de fornos), reveste as paredes da cozinha e o balcão do bar.

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Cristiano Bauce

Desde o início do projeto, um dos maiores objetivos foi o de manter o ambiente muito vivo e flexível - o mobiliário, em sua grande maioria, foi comprado em antiquários. Desta forma, podem haver diversas combinações de layout e o espaço ainda assim permanecerá coeso. No gramado - espaço mais disputado do projeto, os usos são muito variados: grandes e pequenos grupos de amigos comem pizza sentados na grama, enquanto crianças correm e brincam entre si.

Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Pilar
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pizzaria CIAO / Arquitetura Nacional" 18 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935812/pizzaria-ciao-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.