Casas Box L / Grupo Zegnea

Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, VigaCasas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, JanelaCasas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Viga, CorrimãoCasas Box L / Grupo Zegnea - Mais Imagens+ 12

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos: Grupo Zegnea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Arquitetos Responsáveis: Hugo Lobo, Eugénio Ribeiro
  • Equipe De Projeto: António Póvoas, Diogo Rodrigues, Mariana Rodrigues, Duarte Ramos, Sandra Sanroque, Rita Poças
  • Colaboradores: António Póvoas, Diogo Rodrigues, Mariana Rodrigues, Duarte Ramos, Sandra Sanroque, Rita Poças
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Respeitando os pressupostos inerentes ao conceito da “casa caixa”, feita a análise da circunstância, deparamo-nos com uma série de fatores influenciadores no momento de pensar o projeto. Apesar de na sua envolvente se manifestar um contexto urbano relativamente consolidado, pautado pela existência de habitações unifamiliares e pequenas unidades comerciais de proximidade, o lote em questão apresentava um condicionamento fortemente marcado pela proximidade com artérias com alto tráfego automóvel na sua “fronteira.”

Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado
Planta - Térreo
Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

A solução encontrada foi criar um “conjunto” em banda, de forma a aproveitar ao máximo a ocupação longitudinal do terreno para conseguir o maior afastamento possível à circunvalação e dotar o logradouro de uma área interessante que permitisse a execução de uma zona de estar exterior.

Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Viga, Corrimão
© João Morgado

A nível programático as habitações desenvolvem-se dentro do mesmo conceito das Box Houses e Box XL Houses, tirando partido da inserção do alpendre e zona de entrada pedonal como filtro da zona exterior para o interior-privado, a “planta livre” é neste caso assumida na sua plenitude apenas pontuada pela colocação da escada de comunicação vertical na separação da zona da cozinha e da zona de jantar. O objetivo era que a zona social tirasse o maior partido da permeabilidade visual com a área de logradouro e relação com a cidade em pano de fundo. No piso superior, três suites são acedidas a partir de uma “mezanine” que cria um pé direito duplo sobre a zona de jantar e permite a entrada de luz natural através da claraboia na cobertura.

Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© João Morgado

A “expressividade” do conjunto procura tirar partido desta proximidade com o elemento “automóvel”, apresentando-se de alguma forma como um corpo “mecânico”. Para isso faz-se uso de materiais e texturas “industriais” no seu revestimento, como o vidro e o ripado em alumínio como os elementos principais de desenho do alçado. A palete escura destes materiais permitem reforçar este caracter “industrial do conjunto” ao mesmo tempo que promovem uma maior durabilidade e limpeza do alçado face à agressividade da poluição e sujidade a que estão expostos. A “caixa” é para ser vivida, usufruída, utilizada no seu todo, como uma máquina, a “máquina de habitar”.

Casas Box L / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Corrimão
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Box L / Grupo Zegnea" 15 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935603/casas-box-l-grupo-zegnea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.