Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos

Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de ExteriorEscola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraEscola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Mais Imagens+ 61

Lisboa, Portugal
  • Equipe De Projeto: ARX Portugal
  • Clientes: Redbridge School
  • Engenharia: SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia, Lda
  • Paisagismo: Traços na paisagem
  • Colaboradores: Ana Sofia Amador, André Pires, Raquel Serralheiro e Marcelo Cardia
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Redbridge é uma nova escola internacional localizada no coração do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. O desafio pedagógico era ambicioso: criar uma escola humana e inovadora que promova a criatividade, a alegria de aprender e a abertura ao intercâmbio internacional multilingue, onde a arte desempenha um papel educativo central e as crianças se sintam valorizadas, seguras e felizes.

Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 34 de 66
Planta
Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O terreno para construção era curto e de forma peculiar – duas frentes opostas de um quarteirão, ligadas por uma faixa estreita em torno de uma casa existente no centro do lote. De acordo com o regulamento urbanístico, o edifício norte, na ala mais larga do lote, deveria seguir o alinhamento do quarteirão e limitar-se a 4 pisos, seguindo a escala dos edifícios vizinhos. A sul, numa zona bastante mais estreita e com algumas árvores de grande porte a preservar, a construção deveria ser isolada, destacada do contexto. Essas condicionantes estabeleceram as bases para um caminho conceptual de duas tipologias distintas unificadas por um sistema estrutural e de acabamentos comuns – o edifício norte faz parte da cidade enquanto o sul está emerso no jardim.

Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

O Pavilhão Sul é um edifício baixo e recortado que acomoda as salas de aula do jardim de infância e um pequeno espaço para professores. As suas fachadas côncavas, de formato orgânico, resultam do posicionamento de algumas árvores existentes e de um conjunto de novas árvores introduzidas, definindo um ambiente de simbiose entre construção e natureza. A cobertura acessível é uma extensão vertical do jardim, ampliando consideravelmente o pequeno recreio.

Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

O Edifício Norte é um volume urbano que define a rua e a cidade. Tem quatro pisos acima do solo, e alberga o programa principal da escola – Primária, 1º e 2º ciclos, e todas as áreas comuns da escola. O último andar é um grande espaço aberto, uma sala polivalente de eventos, ginásio e recreio coberto.

Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Fernando Guerra | FG+SG
Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 44 de 66
Corte
Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Fernando Guerra | FG+SG

A madeira foi selecionada desde o início como seu principal material estrutural e de acabamentos, devido à mensagem pedagógica inerente ao seu baixo impacto na natureza, ao ambiente acolhedor e à rapidez de construção que vocaciona – tivemos apenas um ano para pensar e construir esta escola.

Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Francisco Metrass, 1350 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Redbridge / ARX Portugal Arquitectos" 20 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935449/escola-redbridge-arx-portugal-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.