Primavera de Tainan / MVRDV

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior, PilarPrimavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de ExteriorPrimavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de ExteriorPrimavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de ExteriorPrimavera de Tainan / MVRDV - Mais Imagens+ 21

Distrito Centro-Oeste, Taiwan
  • Sócio Responsável: Winy Maas
  • Associados: Wenchian Shi, Jeroen Zuidgeest
  • Coordenador Do Projeto: Hui-Hsin Liao
  • Equipe De Projeto: Hui-Hsin Liao, Angel Sanchez Navarro, Stephan Boon, Xiaoting Chen, Andrea Anselmo, Yi Chien Liao, Zuliandi Azli, Olivier Sobels, Dong Min Lee, Chi Yi Liao
  • Parceiros: Local architects LLJ Architects, sustainability/landscape and urban designers The Urbanists Collaborative, structural engineers consultant Evergreat Associates , SE. , transport planners THI Consultants Inc, Lighting designer LHLD Lighting Design, MEP engineers Frontier Tech Institute, and General Contractor Yong-Ji Construction co. Ltd.
  • Imagens: Antonio Luca Coco, Costanza Cuccato, Davide Calabro, Paolo Mossa Idra
  • Cidade: Distrito Centro-Oeste
  • País: Taiwan
Mais informaçõesMenos informações
Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola

Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo sistema de abastecimento de água da cidade de Tainan desempenhou um importante papel no desenvolvimento da industria marinha e da pesca em Taiwan. Em operação desde meados do século XVII, tal sistema entrou em desuso a partir dos anos oitenta, e em 1983, um enorme shopping center foi construído sobre a antiga estrutura portuária da cidade, próximo ao canal de Tainan. Com o tempo, aquele moderno centro comercial também tornou-se obsoleto e entrou em declínio. Sofrendo com a injusta concorrência do comercio digital, a maioria de suas lojas fecharam as portas e o edifício foi abandonado, transformando-se em um problema social para a região central de Tainan. Procurando por uma solução, os arquitetos do MVRDV buscaram inspiração no passado de Tainan, resgatando a relação histórica desta cidade com seus antigos canais. A Primavera de Tainan é uma prova de que até mesmo sem grandes esforços é possível resgatar estas antigas estruturas não utilizadas e trazê-las de volta à vida.

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior, Pilar
© Daria Scagliola

A antiga estrutura do shopping center foi desmontada e meticulosamente reciclada. Por outro lado, o espaço residual onde antes operava o estacionamento do centro comercial, foi transformado em uma nova praça pública rebaixada, intimamente conectada com a história do lugar. Resgatando o passado dos antigos canais que atravessavam o centro de Tainan, um pequeno curso d'água foi incorporado ao projeto, serpenteando pela praça em meio a uma série de pequenos jardins. Operando de forma integrada ao sistema de captação de água da chuva, o espelho d'água que atravessa a praça flutuará de acordo com o nível das chuvas e das marés, funcionando como uma bacia de retenção durante os meses mais chuvosos e colaborando com o resfriamento evaporativo durante os meses mais quentes e secos do ano. O novo espaço público do centro de Tainan conta ainda com uma série de playgrounds para crianças, salas de reuniões e um pequeno palco para a realização de eventos comunitários. Por outro lado, alguns poucos elementos estruturais do antigo edifício foram mantidos, transformando-se em esculturas urbanas que podem ser apropriadas pelos visitantes das mais diversas maneiras.

Primavera de Tainan / MVRDV - Imagem 6 de 26
© Daria Scagliola
Primavera de Tainan / MVRDV - Imagem 20 de 26
Praça - Planta
Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola
Primavera de Tainan / MVRDV - Imagem 21 de 26
Praça - Planta Subsolo
Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola

Além disso, parte da estrutura do segundo pavimento do estacionamento também foi mantida e pode ser vista através de uma abertura de vidro no chão da praça, revelando as camadas do tempo que contam e preservam a história do lugar. Essa abordagem, ao invés de negar parte do passado, procura respeitar as decisões – nem sempre acertadas – que fazem parte do contínuo processo de transformação das nossas cidades. O curso d'água que permeia a praça é animado por estruturas e pilares do antigo shopping center, testemunhos de um tempo que não volta mais mas que ainda assim, continua presente para relembrar a história daquilo que já foi um dia. 

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Daria Scagliola

Um dos principais compromissos assumidos pelo MVRDV no desenvolvimento do projeto para a Primavera de Tainan era trazer a vegetação para o centro da cidade. Deste modo, tanto a praça pública quanto a rua de acesso receberam uma série de jardins que deverão se transformar em bolsões verdes no futuro, incorporando espécies nativas de vegetação, arbustos e árvores. A densidade destas áreas verdes varia em resposta à fachada do edifício, proporcionando mais ou menos espaços livres de acordo com os fluxos de circulação e acessos às lojas. Recém inaugurado, o projeto da Primavera de Tainan levará mais ou menos dois ou três anos para chegar à seu estado de maturidade, quando a vegetação ainda tímida, se transformará em um exuberante e vibrante jardim urbano.

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola

A Primavera de Tainan é um lugar onde as pessoas podem mergulhar na história do lugar. Um espaço onde as crianças podem brincar de descobrir as ruinas do passado de sua cidade – isso não é fantástico?” Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola
Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola

“Inspirados pela história de Tainan, buscamos resgatar tanto a memória dos canais que banhavam a cidade quanto trazer de volta a vegetação tropical para um lugar de onde ela nunca deveria ter sido excluída. Tainan é hoje uma cidade completamente cinza e desprovida de áreas verdes. Com a construção de novos parque e praças, pouco à pouco a paisagem tropical – característica destas latitudes – voltará a fazer parte desta cidade. A reintrodução de espécies nativas no ambiente urbano era um dos principais elemento definidos no plano diretor para a área. Procuramos introduzir o maior numero possível de espécies nativas para fazer com que Tainan volte a se parecer mais como ela era. Nós, do MVRDV, acreditamos que isso será muito benéfico para à cidade e seus habitantes.”

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Daria Scagliola

Além da nova praça pública, toda a extensão da vida principal que atravessa o centro de Tainan foi reurbanizada e aberta ao público no final do ano passado, trazendo vida nova a uma das mais vibrantes cidades de Taiwan. O tráfego de veículos na região foi restringido à apenas uma faixa de rolagem em cada direção. Enquanto isso, o asfalto foi substituído por um novo pavimento semi-permeável pontuado por uma série de pequenos jardins e bolsões verdes. Além disso, o projeto também propôs uma solução aos poços de ventilação que brotam a cada tanto no nível da rua. Embora esses elementos de infraestrutura pública não pudessem ser removidos, sua presença no espaço público foi minimizada, os arquitetos convidaram uma série de artistas locais para transformar estas estruturas em totens e painéis de arte urbana.

Primavera de Tainan / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Daria Scagliola

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Distrito Centro-Oeste, Cidade de Tainan, Taiwan (RC)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Primavera de Tainan / MVRDV" [Tainan Spring / MVRDV] 11 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935385/primavera-de-tainan-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.