Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio

Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores, MadeiraReforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, VigaReforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaReforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de InterioresReforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Tallfusta
  • Arquiteto Responsável: Carles Enrich Giménez
  • Clientes: Servei de Patrimoni Arquitectònic Local (Diputació de Barcelona) e Puig-reig Town Council
  • Engenharia: MASAad
  • Paisagismo: Carles Enrich Studio
  • área Construída Torre: 40 m2
  • área Construída Entorno: 160 m2
  • Cidade: Puigreig
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sul do município de Puig-reig, são erguidos os restos do castelo de Mérola, datados do final do século XIII e catalogados como patrimônio. De acordo com as evidências e devido aos terremotos que ocorreram na Catalunha no século XV, apenas uma das duas faces da torre de defesa permanece, originalmente de planta retangular de 5 x 3,8m e altura de 14,8m. O destacamento de uma parte de sua coroação em 2016 coloca a cidade de Puig-reig em alerta. O alto risco de demolição, com a consequente perda do monumento, requer uma intervenção que garanta a preservação dos restos mortais e recupere a edificação, promovendo uma nova atração para possíveis visitantes.

Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goula
Planta Geral
Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga
© Adrià Goula

Para atingir os objetivos, são propostas duas linhas de ação básicas: por um lado, a consolidação dos restos que sobreviveram e, por outro, o reforço da estrutura medieval. Este reforço é configurado por meio de uma estrutura de madeira com 18 perfis de seção quadrada de 14cm que seguem o perímetro da parede de pedra e, como andaimes, permitem estabilizar estruturalmente a tela existente, recuperar a volumetria original e restaurar sua função como ponto de observação e defesa do território. A nova estrutura resolve as condições de reforço funcional e estabelece uma relação de diálogo com o muro de pedra pré-existente, mostrando a intervenção em relação à construção original.

Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Exterior, Madeira
© Adrià Goula
Axonométrica
Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

A fundação perdida é recuperada com concreto de cal e as duas estruturas são atadas usando perfis de madeira ancorados na parte de pedra em 14 pontos. A inserção de uma escada interna permite o acesso aos 3 níveis originais de circulação, facilitando a manutenção futura do monumento. A subida ao nível superior da torre recupera um ponto de vista inacessível desde o século XV. Finalmente, as pedras encontradas na escavação arqueológica são reutilizadas para delimitar a intervenção e mostrar o material de demolição original.

Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Adrià Goula
Corte 1
Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio - Fotografia de Exterior, Madeira
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:08692 Puigreig, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Torre de Merola / Carles Enrich Studio" [Recuperación de la Torre de Merola / Carles Enrich Studio] 11 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935058/reforma-da-torre-de-merola-carles-enrich-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.