Residência Costa Esmeralda / Centro Cero

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Vista AéreaResidência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de ExteriorResidência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, MadeiraResidência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência Costa Esmeralda / Centro Cero - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Centro Cero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Medina
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  De las Misiones, ITAR, Master Gas, Punto y Toma
  • Arquitetos Responsáveis: Carolina Antolini, Leonardo Valtuille
  • Equipe De Projeto: Carolina Antolini, Leonardo Valtuille, María Fernanda Mieres, Ariana Malena Miranda e Hernan Mateo
  • Clientes: Hernan Mateo, Luciana Lens
  • Engenharia: Juan Pablo Busti
  • Paisagismo: Hernan Mateo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior
© Diego Medina

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no Partido da Costa, província de Buenos Aires, no bairro Senderos IV, na Costa Esmeralda, um condomínio privativo desenvolvido entre a Rota 11 e a costa marítima de Buenos Aires. A casa é implantada em um terreno com uma ligeira inclinação ascendente e cercado por uma densa floresta de pinheiros.

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Madeira
© Diego Medina
Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Madeira
© Diego Medina

Ao contrário dos demais projetos construídos pelo escritório na Costa Esmeralda, esta é uma casa de uso permanente, projetada para aproveitar a vida cotidiana, com um espaço de ateliê solicitado pelos moradores.

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Concreto
© Diego Medina
Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Vidro, Concreto
© Diego Medina

Vidro, concreto e madeira são os principais materiais que lhe conferem uma estética contemporânea e despojada. O concreto aparente resolve a estrutura e o invólucro, gerando continuidade, solidez e baixa manutenção do material. Em direção ao pátio, as colunas são perfis metálicos, promovendo a continuidade visual em conjunto com as grandes janelas. As divisões interiores são de alvenaria, as portas vão do chão ao teto e os móveis são definidos para trazer calidez ao todo.

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Diego Medina
Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Diego Medina

Projetada em um único nível, a casa se abre em forma de "U" com um pátio central que permite a entrada de luz do norte ao integrar a floresta. Dessa forma, a área social, as circulações e o ateliê se voltam para este pátio com grandes janelas. A proposta, nesse sentido, era preencher os espaços interiores com luz natural, sem obstáculos visuais em direção à floresta, enquanto no perímetro as aberturas são pontuais, reforçando a permeabilidade em direção ao pátio.

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Madeira
© Diego Medina
Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Concreto
© Diego Medina

A galeria semi-coberta e o acesso, por sua vez, são criados como subtrações do volume, integrando a planta como espaços intermediários de transição. Ao sul, o espaço intermediário passa a ser iluminado e integrado ao interior pela continuidade da laje de concreto e da grande janela de acesso. Ao norte, torna-se uma galeria, continuando o visual pela janela e pela laje, filtrando a relação da sala de jantar com o parque.

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Jardim, Concreto
© Diego Medina

Enquanto isso, o ambiente semi-coberto e o principal são transformados em um espaço único. Em épocas de altas temperaturas, as esquadrias se abrem completamente, integrando o pátio interno, transformando a área social em uma grande área semi-coberta que inclui cozinha, sala de jantar, sala de estar e churrasqueira.

Residência Costa Esmeralda / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Diego Medina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Costa Esmeralda / Centro Cero" [Casa Costa Esmeralda / Centro Cero] 11 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934982/residencia-costa-esmeralda-centro-cero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.