Clássicos da Arquitetura: Casa Ilhabela / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

Clássicos da Arquitetura: Casa Ilhabela / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

© Pedro Vannucchi© Pedro Vannucchi© Pedro Vannucchi© Pedro Vannucchi+ 31

Ilhabela, Brasil
  • Construção:Anselmo Turazzi
  • Cidade:Ilhabela
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é composta por três diferentes blocos - social/banheiros/dormitórios - sendo que cada um deles está assentado em um nível diferente do terreno (em aclive). O bloco social é o maior e é o único deles dividido em dois níveis. É formado por uma porção aberta, com uma grande varanda; e uma porção interna, com salas e cozinha. Os dois diferentes níveis desse bloco estão integrados por duas escadas paralelas (uma interna e outra externa), e as duas diferentes porções (aberta e fechada) estão ligadas por patamares. Desta forma, os espaços funcionam bem quando integrados (se as portas venezianas estão abertas) ou separadamente (se as portas venezianas estão fechadas).

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
Elevações
Elevações
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O percurso pela escada externa leva ao segundo bloco, dos banheiros. Cada banheiro está de um lado da circulação e ambos contam com pia externa, possibilitando um fluxo de uso mais acessível, desejado em uma casa de praia. Nesse volume dos banheiros já se fazem presentes os elementos vazados, com tijolos sobrepostos formando diferentes desenhos, que auxiliam na ventilação e no conforto geral da casa. O percurso da escada-corredor termina no último bloco, em um corredor transversal, que faz a distribuição para os quatro dormitórios; mais uma vez os elementos vazados estão presentes - iluminando e ventilando o corredor dos dormitórios. Os quatro dormitórios são distribuídos paralelamente e abrem portas-janelas para uma varanda nos fundos do terreno.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Funcional, ventilada, com amplas varandas (que são o coração da casa) e fazendo uso de materiais simples - esse projeto teve grande influência da Casa Lagoinha, do arquiteto Carlos Millan, frequentada à época pelo arquiteto Gianfranco Vannucchi.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Clássicos da Arquitetura: Casa Ilhabela / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados" 27 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934909/classicos-da-arquitetura-casa-ilhabela-konigsberger-vannucchi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.