Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira
© Gustavo Xavier

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaRefúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, VigaRefúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de InterioresRefúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Madeira, FlorestaRefúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  134
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACT 3D, Adobe, Arcelor Mittal, AutoDesk, Balcony, Coral, Ozônio, Preall, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Júnior Piacesi
  • Equipe De Projeto: Flávia Lopes, Thales Pimenta, Letícia Pimenta, Raissa Tavares, Lucas Valois
  • Clientes: Casa Cor Minas 2019
  • Engenharia: Clarissa Pinto, Andreza Duarte
  • Colaboradores: SV2 Engenharia, A.deArte, São Romão Móveis, Líder Interiores, Movelaria Olga, Elisa Atheniense, Trousseau, Deca.
  • Cidade: Mangabeiras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Gustavo Xavier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Simplicidade e minimalismo. Esse é o conceito que permeia o espaço assinado pelo Arquiteto Júnior Piacesi na 25ª edição da CasaCor Minas. Inspirado na arquitetura simplista do Japão e de outros lugares do mundo, aliado à cultura em ascensão de detox digital, para pensar no Refúgio. Acredita-se que contato com a natureza e a leveza através da arquitetura transformam vidas. Por isso, tanto o ambiente interno quanto externo respira minimalismo e a brisa da floresta de eucaliptos que se faz ao redor da casa.

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Gustavo Xavier
Planta
Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Gustavo Xavier

Na busca de referências do espaço, o arquiteto planejou diferentes propostas para atender a quem procura por conexão com a alma, a natureza e a praticidade. Em 134m², sendo 57m² de área interna, o refúgio é projetado sobre estruturas metálicas e envolto por uma floresta de eucaliptos, suspenso a seis metros do chão e com acesso através de uma rampa que leva o visitante para o ambiente através de um caminho dentre as árvores. Foi possível adequar a arquitetura à contemporaneidade, deixando um marcante traço autoral.

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Gustavo Xavier

O Refúgio é revestido externamente por espelhos, como elemento de envidraçamento que mimetiza a construção, dando a sensação de multiplicação da floresta; vidro, que conecta o interior com a natureza do entorno; e uma tela tensionada microclimática, que além de sustentável, possibilita um fechamento em curva sem perder a transparência. Vidro, aço, concreto, couro e seixos compõem o portfólio de materiais utilizados, criando uma harmoniosa atmosfera de ligação da casa com a natureza.

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Floresta
© Gustavo Xavier

Foi pensado em um ambiente que pudesse ser construído a qualquer momento por qualquer pessoa. O espaço reduzido e bem planejado permite o baixo custo de execução do espaço, além da escolha metálica que agiliza o processo e o torna mais sustentável, com um menor volume de entulho. Acessível, com grandes aberturas e circulação ampla, possibilita que qualquer pessoa possa utilizar o espaço com pequenas alterações. O design e a arquitetura são aliados neste projeto, que conta com uma arquitetura desenhada pensando em cada detalhe e funcionalidade.

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, Cama, Janela
© Jomar Bragança
Isométrica
Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Gustavo Xavier

"O intuito foi, realmente, trazer conceito e lifestyle que
abraçassem a natureza, dando luz a um universo menos
digital e mais tranquilo. Um verdadeiro refúgio"
Junior Piacesi

Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Floresta
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio / Piacesi Arquitetos Associados" 04 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934862/refugio-piacesi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.