MAC Niterói é eleito uma das 10 obras mais influentes dos últimos 50 anos

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, uma das mais relevantes obras do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, foi apontado como uma das dez obras mais influentes das últimas cinco décadas.

MAC Niterói é eleito uma das 10 obras mais influentes dos últimos 50 anos - Mais Imagens+ 6

O Instituto de Gerenciamento de Projetos – ou Project Management Institute (PMI) – uma organização global sediada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, elegeu os 50 projetos mais influentes do mundo em diversas categorias. Além da lista geral, a organização, presente em mais de 160 países, selecionou ainda os 10 mais impactantes e inspiradoras em algumas áreas, como a arquitetura, a biologia, a governança, entre outros.

Veja quais foram os selecionados e porque foram considerados referências de arquitetura a impactar outras obras ao redor do mundo.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Foto: Wagner Kiyoshi/ Pixabay

A estrutura concebida pelo brasileiro Oscar Niemeyer para o museu que foi escolhida como o 10ª projeto de arquitetura mais influentes dos últimos 50 anos é uma das obras que carrega a assinatura dos formatos curvos frequentemente empregadas pelo arquiteto. O museu da cidade carioca foi inaugurado em 1996 e se tornou um marco arquitetônico da cidade, onde continua consolidado como atração turística também pelo seu formato de disco e pela estrutura externa no formato de olho.

The Shard

The Shard. © Ben Marshall

O edifício mais alto da União Europeia é um ícone de arquitetura da capital inglesa. Inspirados nas torres das muitas igrejas de Londres, o The Shard empregou métodos pioneiros de engenharia, entre eles a construção inversa, do topo para a base, uma vez que a base do prédio foi escavada quando seu núcleo já estava em construção.

Apple Park

Apple Campus. Foto de Carles Rabada, via Unsplash

O que esperar da sede de uma empresa que se tornou referência em tecnologia e inovação no mundo inteiro? Não à toa a “casa” da Apple entra para a lista das grandes referências arquitetônicas da atualidade, com seu formato circular que lembra o de uma nave espacial. Um dos prédios mais caros do mundo, o Apple Park custou 4 bilhões de dólares (quase 15 bilhões de reais) e incluiu características como as janelas customizadas criadas para serem as maiores folhas de vidro curvas do mundo e o uso de energia renovável em 100% do espaço.

Shanghai Tower

Shanghai Tower. Foto de Yiran Ding, via Unsplash

O prédio mais alto da China e o segundo mais alto do mundo, a Shanghai Tower é considerado uma estrutura brilhante por suas características sustentáveis, um dos aspectos nos quais mais se destaca. Com turbinas que ajudam a redirecionar as forças do vento, a torre tem uma estrutura curva que ajuda a garantir a estabilidade que a torre de 632 metros e 128 andares demanda.

Museu Zeitz de Arte Contemporânea Africana

Museu de Arte Contemporânea Zeitz na Africa. Imagem © Iwan Baan

Concebido por um dos mais conceituados estúdios de arquitetura da atualidade, o Heatherwick Studio, a estrutura que abriga o museu Zeitz, na Cidade do Cabo, explora técnicas inovadoras de corte de concreto em sua edificação, ao mesmo tempo em que respeita a estrutura tradicional do prédio que ocupava o espaço anteriormente.

Petronas Twin Towers

Petronas Twin Towers. Foto de Omar Elsharawy, via Unsplash

Consideradas um símbolo do papel que a Malásia assumiu na economia global nos últimos anos, as chamadas Torres Gêmeas Petronas são um marco na paisagem urbana da capital do país. Sede local de empresas com a IBM, a Microsoft, a Reuters, a Al-Jazeera e a Bloomberg, os arranha-céus têm ainda uma famosa passarela entre as duas torres de 88 andares e 452 metros de altura, inauguradas em 1998.

Centro Georges Pompidou

Centro Georges Pompidou. Foto de stevecadman, via VisualHunt.com / CC BY-SA

Renzo Piano e Richard Rogers são os dois grandes nomes responsáveis pela assinatura do Centre Pompidou. Desde sua inauguração, em 1977, a estrutura pioneira construída em Paris tem atraído centenas de milhões de visitantes, que buscam acompanhar não apenas as atrações internas, mas também a estrutura imponente e inovadora. Desenhado como um diagrama espacial em evolução, o prédio tem dez andares com 7500 m² cada, com uma estrutura gigantesca que inclui cinemas, salas para exposições temporárias  e permanentes, teatro, área para performance, uma biblioteca para leitura e uma para pesquisa. Com toneladas de aço e vidro em sua estrutura, o edifício é pioneiro especialmente no que diz respeito à flexibilidade, uma vez que as salas são versáteis e de fácil liberação de espaço.

Museu Guggenheim Bilbao

Museu Guggenheim Bilbao. Foto de Willian Justen de Vasconcellos, via Unsplash

Mais do que um museu, o Guggenheim Bilbao foi uma verdadeira marca no desenvolvimento econômico e industrial da cidade de Bilbao, na Espanha. Com projeto do arquiteto canadense Frank Gehry, a construção foi tão impactante que gerou o chamado “Efeito Bilbao”, que se refere ao efeito de revitalização urbana criado quando uma grande obra arquitetônica destinada à arte e à cultura ajuda a ressignificar uma região. Já se passaram quase 25 anos desde a inauguração do Guggenheim Bilbao, mas a obra continua sendo uma referência e um dos destinos mais visitados na Espanha.

Sydney Opera House

Sydney Opera House. Foto de Tom Hill, via Unsplash

Um dos mais recentes locais considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco e atualmente o ponto turístico mais visitado da Austrália, Casa de Ópera de Sidney é uma das obras mais emblemáticas da arquitetura na atualidade. Com alguns problemas durante a sua construção que atrasaram a entrega da obra e considerado uma construção com extremo sobrepreço, ainda assim a Opera House se tornou referência de arquitetura, por se destacar nos quesitos de criatividade e inovação no projeto. Assinado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, se tornou referência pelo desenho das “conchas” que formam o teto e a influência acústica e estética que exerceram sobre obras que vieram nas décadas seguintes à sua inauguração, em 1973.

Burj Khalifa

Burj Khalifa. Foto de Roman Logov, via Unsplash

O projeto mais influente da arquitetura não poderia deixar de ser um arranha-céu de Dubai, nos Emirados Árabes unidos. Símbolo da arquitetura contemporânea do Oriente Médio, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 163 andares. Inaugurado em janeiro de 2004, o edifício é referência não apenas pelo seu formato, mas também pelo sofisticado sistema de estabilidade, que garante sua firmeza ainda que os ventos estejam a velocidades altíssimas em Dubai.

Via Haus.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Luciane Belin. "MAC Niterói é eleito uma das 10 obras mais influentes dos últimos 50 anos" 28 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934537/mac-niteroi-e-eleito-uma-das-10-obras-mais-influentes-dos-ultimos-50-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.