Casa na Rua Ceuta / ARQLAB

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Iluminação, Fachada, JanelaCasa na Rua Ceuta / ARQLAB - Fachada, Vidro, VigaCasa na Rua Ceuta / ARQLAB - Cama, Janela, DormitórioCasa na Rua Ceuta / ARQLAB - Fachada, CorrimãoCasa na Rua Ceuta / ARQLAB - Mais Imagens+ 26

Jardim Luzitania, Brasil
  • Arquitetos: ARQLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aport, AutoDesk, Cement Design, Femab, Gasômetro Muller, Mabtech, Marcenaria VIP, Portogran, REKA, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Sérgio Luiz Salles Souza
  • Equipe De Projeto: Priscila da Silva Segala Barbosa, Ivan Portero da Silva / Etapa de estudo preliminar: André Ciampi, Raphael Chiste B.A. de Souza
  • Paisagismo: Passe Ar Verde
  • Projeto De Estrutura: Edatec Engenharia
  • Projeto De Instalações Elétricas E Hidráulicas: JPD
  • Sondagem: Engestrauss
  • Cidade: Jardim Luzitania
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta de reformar a pequena e velha casa existente no lote à Rua de Ceuta, foi substituída pelo desejo de reorganizar a vida familiar de modo menos fragmentado, sem tantos cômodos individualizados e sem o arranjo convencional com corpo principal e edícula.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Mesa, Janela, Cadeira
© Nelson Kon

O clima acolhedor da antiga casinha manteve-se, em grande medida, pelo pátio aberto na sua área central. Para ele se volta a totalidade dos ambientes domésticos, beneficiados com a luminosidade que toma volume e atravessa as quatro fachadas de pele de vidro. O pátio, mesmo interno, faz com que toda a casa desfrute do convívio exterior, num passeio espiralado que parte da entrada social, percorre o vazio por dentro e por fora até a cobertura, também área de convívio familiar.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Fachada
© Nelson Kon
Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Imagem 26 de 31
Planta - Pavimento Térreo
Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Vidro, Fachada
© Nelson Kon

A estrutura vence os dez metros da extensão transversal do terreno num único vão. Apoia-se, portanto, apenas nas duas divisas laterais de modo a liberar o arranjo das plantas. Optou-se por um sistema industrializado, e bastante preciso, de pele de vidro na caixilharia do pátio, com paginação de proporção vertical que confere a este vazio central aparência maior do que é de fato.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Escada, Corrimão
© Nelson Kon

Desde a entrada é possível avistar o pátio interno, integrado com a garagem, igualmente vedada com a pele de vidro. Nela, duas superfícies opacas e pintadas de vermelho - o fechamento da dependência de serviço, de um lado, e uma das divisas do lote, do outro - reforçam a perspectiva que direciona o olhar para o centro, a partir do qual, por sua vez, pode-se ver até o fundo do terreno.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Fachada, Vidro, Viga
© Nelson Kon

O esquema funcional é simples: no piso térreo, uma faixa disposta na divisa esquerda acomoda os abrigos e serviços de lavanderia e cozinha. Na divisa oposta, está o hall de entrada que se estende por uma galeria de acesso à sala e, paralela a esta, a escada de acesso ao pavimento superior. A sala se abre para o jardim ao fundo, sudeste. O piso superior tem duas suítes voltadas para o recuo ao fundo e a suíte principal mediando, com vistas para a rua e o pátio. Os dez metros de janela para a rua, face noroeste, estão protegidos por um quebra-sol móvel em madeira ripada. A galeria de acesso aos quartos tem saída para a escada externa de acesso à cobertura, desenhada como um terraço de convívio, extensão da área íntima e, eventualmente, da área social da casa. Um terraço de dimensões expandidas, com área de céu pleno e vistas por sobre as copas das árvores em direção ao Parque do Ibirapuera.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Fachada, Corrimão
© Nelson Kon

A expressão geral pretende-se concisa – paredes brancas, pisos e portas de madeira e toda a caixilharia preta totalizam as cores internas da casa – sendo a luz abundante e a transparência, incidentes pelo pátio, as protagonistas.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Cama, Dormitório, Janela
© Nelson Kon
Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Imagem 30 de 31
Corte B
Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Janela
© Nelson Kon

É uma casa com poucas paredes e de uma integração visual propícia ao convívio e à dinâmica de uma família muito unida. Em síntese: um pátio com um lar que o circunda.

Casa na Rua Ceuta / ARQLAB - Fachada, Janela
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa na Rua Ceuta / ARQLAB" 01 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934357/casa-na-rua-ceuta-arqlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.