Framlab propõe um sistema modular de fazendas urbanas para Nova Iorque

Concebido pelo Framlab, um estúdio de arquitetura e design com sede em Bergen (Noruega) e Nova Iorque, o Glasir é um sistema modular de agricultura urbana. A estrutura comunitária funcionaria através de um sistema aeropônico para a produção de legumes e vegetais em plena centro da cidade de Nova Iorque.

Framlab propõe um sistema modular de fazendas urbanas para Nova Iorque - Mais Imagens+ 15

Cortesia de Framlab

Fundada pelo arquiteto norueguês Andreas Tjeldflaat, o Framlab busca promover a resiliência social e ambiental através do design. Segundo os próprios arquitetos, o sistema “combina a flexibilidade da modularidade com a eficiência dos sistemas de crescimento aeropônico, oferecendo estruturas para a produção de alimentos que poderiam abastecer os moradores do bairro com produtos locais e acessíveis ao longo do ano.”

Cortesia de Framlab

A agricultura é a base da nossa civilização. Atualmente ela se transformou em uma indústria extensiva e extremamente dependente de água e de espaço físico, contribuindo para o desmatamento e a destruição da biodiversidade do nosso planeta. “Com a expectativa de que a população mundial continue a crescer, a agricultura, como a conhecemos hoje, precisaria quase do dobro do espaço que ocupa atualmente para atender a essa população.” Apresentando soluções inovadoras através do design, o Framlab desenvolveu o Glasir, “uma árvore majestosa, descrita na mitologia nórdica como a criatura mais bonita entre os deuses e os homens”. Apropriando-se da estrutura visual de uma árvore, o Framlab criou um modelo modular “caracterizado por um tronco que suporta uma série de módulos que, como os galhos de uma árvore, acolhem às cápsulas aeropônicas.”

Cortesia de Framlab

Inúmeros estudos e publicações recentes confirmam que as plantas são organismos modulares, os quais crescem através da repetição de unidades estruturais modulares. Inspirado pela natureza das árvores, o Glasir consiste em uma estrutura de dez módulos: cinco módulos de crescimento, três módulos de produção e dois módulos de acesso. Por meio de interfaces padronizadas, “todos os módulos podem se conectar, permitindo que o sistema seja montado em um número infinito de configurações, proporcionando espaços para a produção de verduras e legumes em centros urbanos, ao mesmo tempo que se transforma em uma nova tipologia de mobiliário-estrutura urbana.

Cortesia de Framlab

A estrutura modular do Glasir que pode ser montada em qualquer local, sem restrição pois depende de um sistema aeropônico, que é o cultivo de plantas e vegetais em ambientes com vapor de água, prescindindo de solo. Eficiente em termos de consumo de água e altamente flexível, o sistema também permite que as raízes das plantas absorvam níveis muito mais altos de minerais e vitaminas. Além disso, a inteligência artificial e uma série de sensores ambientais ajudariam os Glasires a otimizar recursos.

Cortesia de Framlab

Por fim, a proposta desenvolvida pelo Framlab ofereceria produtos locais e acessíveis, promovendo uma maior resiliência aos bairros urbanos densamente construídos. Sua presença em ambientes urbanos como a cidade de Nova Iorque, desempenharia um importante papel na conscientização da população em relação a importância de produzir alimentos localmente.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Framlab propõe um sistema modular de fazendas urbanas para Nova Iorque" [Framlab Imagines Modular Vertical Urban Farms on the Streets of Brooklyn] 28 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934276/framlab-propoe-um-sistema-modular-de-fazendas-urbanas-para-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.