Hospital Adamant / Seine Design

Hospital Adamant / Seine Design

Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Exterior, OrlaHospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Interiores, MadeiraHospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Interiores, Sala de EstarHospital Adamant / Seine Design - Fotografia de ExteriorHospital Adamant / Seine Design - Mais Imagens+ 8

Paris, França
  • Arquitetos: Seine Design
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, E.R.M.H.E.S
  • Arquiteto Responsável: Seine Design
  • Clientes: Hopital Esquirol, Paris
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Exterior, Orla
© SERGIO GRAZIA

Descrição enviada pela equipe de projeto. ADAMANT, um hospital psiquiátrico embalado pelo rio. Em pleno centro de Paris, longe dos habituais centros de tratamento, este edifícios oferece aos pacientes um espaço que se aparenta mais com ateliers de artistas do que a um hospital. Uma grande casa embalada pelo rio.

Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Interiores, Madeira
© SERGIO GRAZIA

O programa oficial consistia na criação de um conjunto de "ateliers de terapia" e espaços para a equipe de saúde. Um hospital psiquiátrico, apenas durante o dia, com o objetivo de limitar tanto quanto possível os longos períodos de hospitalização dos pacientes.

Com base num programa de ateliers concentrados em expressões artísticas (cerâmica, música, desenho, vitrais etc.), a ideia foi de oferecer um espaço em que os pacientes desejassem ficar e retornar - condição necessária para sua reintegração.

Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Exterior
© SERGIO GRAZIA

De construir um edifício com o máximo de significado possível e de o usar como um objeto de troca. Dentro, as paredes de aço (estrutural e aparente) foram deixadas intactas para mostrar as linhas e anotações dos soldadores. Durante a fase de construção, trabalhadores, pacientes e equipe médica se reuniram para discutir os métodos de construção e a evolução do edifício. Deixando visíveis estas marcas, registando a sua presença nos espaços e, assim, criando uma continuidade da ocupação.

Planta
Planta

Edifício meteorológico

Tentou-se desenhar um edifício que exalte os eventos quotidianos mais banais, tornando-os notáveis. Chuva, sol ou vento tornam-se festividades dentro do edifício, e vividos com particular intensidade. A chuva pode atravessar o centro do hospital, os reflexos do rio são transformados em jogos de sombras e luzes atrás dos painéis de fachada e a passagem dos barcos e movimento do vento engendram um balançar continuo e suave.

Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© SERGIO GRAZIA

A abertura do edifício na cidade e no rio

Pousado no rio, o "ADAMANT" mantém um relação privilegiada com o local. As passarelas exteriores dispostas entre o cais e nas margens do rio, combinadas com a transparência das rotundas, expressam uma forte abertura do edifício, abrindo perspectivas generosas do meio à sua volta. Quanto ao trabalho de fachada, este consiste num aspecto uniforme de madeira, todo modular, com painéis móveis entre a trama dos alçados. Ambientes interiores e exteriores podem assim variar consoante a hora do dia, controlando a luz dos espaços. A inclinação das ripas de madeira permite igualmente que os reflexos da água entrem nos espaços interiores.

Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Interiores, Viga
© SERGIO GRAZIA

Domesticidade vs Instituição: da escala à simetria

A qualidade dos espaços é um fator essencial do tratamento dos pacientes porque participa do incentivo de querer vir e regressar ao hospital. Essa qualidade expressa-se aqui numa escolha de um tratamento doméstico dos espaços acompanhado por um trabalho meticuloso da escala destes. Os espaços são essencialmente revestidos e trabalhados com materiais naturais, como o aço (estrutural e aparente) e a madeira. O tratamento otimizado da luz a bordo reforça esse componente. Sendo um hospital, o trabalho sobre a simetria do edifício visa materializar sua dimensão institucional, no sentido em que expressa a sua abertura a todos.

Hospital Adamant / Seine Design - Fotografia de Exterior
© SERGIO GRAZIA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Port de la Rapée, 75012 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Adamant / Seine Design" [Adamant Hospital / Seine Design] 15 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934272/hospital-adamant-seine-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.