Mario Cucinella Architects projeta oásis verde no centro de Tirana

Mario Cucinella Architects projeta oásis verde no centro de Tirana

O projeto de Mario Cucinella Architects (MC A) para o Ekspozita Building, um oásis urbano no centro de Tirana, na Albânia, foi aprovado pelas autoridades e será construído. Composto por espaços comerciais, residenciais e de uso público, o edifício de 93 metros de altura tem conclusão prevista para 2023.

Mario Cucinella Architects projeta oásis verde no centro de Tirana - Mais Imagens+ 7

Cortesia de Mario Cucinella Architects

O edifício assume uma forma pouco comum, com uma subtração, ou átrio aberto, semi-circular repleto de vegetação. Buscando solucionar a falta de espaços verdes de acesso público no centro da cidade, MC A concebeu o edifício como um oásis cercado por massa construída.

Cortesia de Mario Cucinella Architects

“A vegetação generosa nos pavimentos residenciais superiores reforça a sensação de um oásis verde, ao passo que as varandas voltadas para dentro oferecem a sensação de proteção contra a movimentada cidade”. Para gerar mais espaços públicos, o projeto subtrai os vértices do volume. O pátio verde se abre, então, para uma das principais avenidas de Tirana. Com 24 pavimentos, o térreo do edifício ocupa apenas 44% da área do terreno e abriga uma creche, um jardim de infância e estabelecimentos comerciais.

Cortesia de Mario Cucinella Architects

À medida que o edifício se eleva, também se retrai, definindo plantas menores, mais adequadas para uso residencial. Um 'entalhe' na fachada posterior do edifício cria uma rota diagonal, dividindo o térreo e oferecendo permeabilidade ao local. - Mario Cucinella Architects

Cortesia de Mario Cucinella Architects

Adequado ao clima úmido, o edifício conta com estratégias de sombreamento que minimizam o calor nos interiores durante o verão, ao passo que os grandes terraços dos apartamentos atuam como reguladores solares passivos. Com isso, o edifício deverá exigir 30% menos energia do que outros empreendimentos de área semelhante.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Mario Cucinella Architects projeta oásis verde no centro de Tirana" [MC A Creates Mixed-Use Statement Building with Green Oasis in Tirana, Albania] 21 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934113/mario-cucinella-architects-projeta-oasis-verde-no-centro-de-tirana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.