Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes

Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Aido, PátioResidência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraResidência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoResidência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos Responsáveis : Josep Ma. Alventosa, Marc Alventosa, Xavier Morell
  • Arquitetos Técnicos: Marga Bernadó, Joan Ma. Subias
  • Design De Interiores: Lluis Trilla
  • Cálculo Estrutural: Masala consultors
  • Promotor: Predisib S.L.
  • Construtora : Predisib S.L.
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Vidro
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é baseado na construção de uma casa no condomínio La Cerdera, Lleida. Um lugar onde predominam grandes lotes (mínimo de 2000m2), com construções compostas por térreo + 1 que, apesar de seu grande tamanho, não possuem um projeto que lhes permitam apropriar-se de seu próprio jardim. O objetivo da nossa proposta, portanto, foi projetar uma casa no térreo que possa estender o terreno e, ao mesmo tempo, domesticar o espaço exterior a partir de uma série de telhados distribuídos de ponta a ponta no jardim.

Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Eugeni Pons
Planta
Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Eugeni Pons

Para atingir esses objetivos, as diferentes alas do projeto criam um pátio central a partir do qual toda a proposta é organizada. Essas alas autônomas são resolvidas com telhados de zinco e grandes fachadas envidraçadas, gerando uma composição que permite definir o pátio interno e enquadrar os principais jardins do local (jardim sul e jardim norte). Ao mesmo tempo, criamos uma sequência de transparências que vinculam todas as atividades internas a praticamente todo o jardim externo. A organização em diferentes alas também nos permitiu diferenciar duas áreas noturnas, conforme os clientes solicitavam (zona nuclear da família - zona dos avós). Essas duas alas autônomas são relacionadas entre si a partir do pátio interno e da ala diurna que as une (cozinha, sala de jantar e sala de estar).

Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Eugeni Pons
Elevações Interiores
Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Eugeni Pons

A materialização do projeto foi realizada a partir de uma construção a seco, com treliças metálicas, painéis sanduíche de ótimo desempenho térmico e acabamento em zinco com ardósia nos telhados e nas janelas. Por outro lado, na base da fachada até a altura das janelas, foi trabalhado com pedra natural de quartzito. É um acabamento que nos ajuda a gerar uma sensação de solidez para toda a proposta. O sistema de construção utilizado permitiu reduzir o período de execução para 10 meses e, ao mesmo tempo, vincular o acabamento de zinco dos telhados e parte da fachada às construções típicas do condomínio. Muitas delas com uma cobertura de ardósia tradicional.

Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Concreto
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MJ / Alventosa Morell Arquitectes " [Casa MJ / Alventosa Morell Arquitectes ] 20 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934041/residencia-mj-alventosa-morell-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.